terça-feira, 1 de março de 2005

Líbano: EUA e França apelam à retirada das tropas sírias

Li há uns anos um livro com o título "Mossad" escrito por um ex-operacional. O assunto do livro é óbvio, mas para além de falar da agência de serviços secretos israelitas pintava também um quadro do Médio-Oriente ao longo de um certo período. Segundo ele contava, os sectores do Líbano controlados pelas tropas Sírias eram vistos pelos seus habitantes como zonas mais seguras e em que existia uma certa ordem, em comparação que era o caos das zonas não-controladas. No entanto parece que a situação actual já não se compadece com a permanência das tropas Sírias. Eu não sou um perito na situação do Médio Oriente, muito pelo contrário, mas as constantes alegações de que a Síria apoia o terrorismo e os recentes acontecimentos, nomeadamente atentados terroristas que parecem ser direccionados contra activistas anti-Síria, levam-me a crer que esta declaração conjunta dos EUA e França faz todo o sentido.

Se juntarmos esta notícia aos recentes desenvolvimentos na situação israelo-palestina acho que há razões para ter esperança num posicionamento sério dos EUA em relação a toda esta questão. Por muito que não se goste da política externa dos EUA, e eu não gosto, parece-me inegável que sem uma posição dos EUA as coisas nunca andarão no sentido correcto.

PUBLICO.PT: "Líbano: EUA e França apelam à retirada das tropas sírias"

5 comentários:

diariodebordo disse...

a única cena que me irrita é os EUA mandarem no mundo... porque raio têm eles de tomar todas as decisões?!? Eu sei que são uma superpotência ou o raio que o parta lol mas é irritante... parvos... =/ Desculpa, estou a dar a guerra fria a História Contemporânea e ando uma bequinha passada com guerras e cenas assim lol. ;) Isto agora não tem nada a ver, mas viste aquelas imagens daquela torre em Madrid quando se incendiou? Viste as duas pessoas naquela janela?? weird... assustador... sei lá, lembrei-me disto... jinhux gandx***

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Eles mandam no mundo porque têm poder para isso e adoptaram uma postura de beneficiar o seu país a todo o custo. Um pouco como o repetente na escola que gama o dinheiro dos miudos mais novos no recreio.

Não vi as imagens da torre em Madrid.

Estás a tirar que curso?

diariodebordo disse...

Comunicação Social, na Católica. Já tou no 3º ano!! =D a ver se passo p'ro 4º.. =/ lol**bjoxx**

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Então quando fores grande queres ser jornalista? :-)

diariodebordo disse...

eu ja sou grande!!! nao, ok, sou pequena... 1,60 não é muito... lol epah... nao sei, tou um bocado confusa... podia ir trabalhar p'ro CCB em exposiçoes e isso, o meu curso também dá p'ra isso e eu adoro o CCB, mas só há 3vagas... ou então radio era muito fixe... =) já imaginaste?!? eheh, eu a atrofiar na BestRock =p lolol havia de ser bonito...***jinhuX**

Seguidores