quinta-feira, 17 de março de 2005

Iraniano executado pelo rapto e morte de duas dezenas de rapazes

Esta notícia do Público é horrível a vários níveis. Em primeiro lugar porque 21 rapazes entre os 8 e os 15 anos foram torturados, violados e mortos. A revolta que se sente quand se lê algo assim é esmagadora. Como é que pode haver alguém capaz de fazer tal coisa a miúdos? É fácil pensar que o que este homem merece é um destino igual, é ser espancado e torturado para que sofra o que aquelas crianças sofreram. É fácil pensar que é justo o desejo de vingança dos país destas crianças. E seria impossível argumentar com estes pais que a pena de morte não é a solução. Mas se por um lado a pena de morte é apenas uma forma de vingança, ainda que aplicada pelo Estado também me custa a aceitar que a pena máxima em Portugal, que neste momento penso ser de 25 anos de prisão pudesse ser considerada justa num caso destes. Será razoável pensar que esta pessoa que deve ser claramente doente deveria ser sujeita a tratamento psiquiátrico e um dia poderia voltar a ser um membro útil à Sociedade? E a Sociedade poderia correr o risco de libertar alguém que assassinou de forma selvática 21 rapazes? Ou um caso destes deve ser considerado irremediavelmente perdido e sujeito a internamento psiquiátrico perpétuo? Se um indivíduo é considerado irrecuperável será legítimo ao Estado terminar a sua vida? Tinha de ouvir muitos argumentos e pensar muito neste assunto.

É dito que durante a execução da pena que incluiu 100 vergastadas, o homicida manteve-se sempre calmo e em silêncio. Depois foi enforcado numa grua estando 20 minutos a contorcer-se. Tudo isto é de uma miséria e decadência extrema.

3 comentários:

diariodebordo disse...

De facto essa noticia é daquelas que nos põem bem dispostos, sim sr! =/ Eu sou contra a pena de morte seja em que caso for... Para mim a prisao perpetua é o melhor que se pode fazer. Não sei se se esse homem fosse internado e depois devolvido à sociedade teria alguma mais valia... porque se ele ficasse mesmo «normal» não seria um grande trauma ter d viver c as memorias do k ele tinha feito?!? N sei, dá que pensar... De quqlquer maneira acho que aquilo do «olho por olho, dente por dente» não se aplica muito bem aqui... porque a verdade é que quando se morre deixa-se de sentir, para 1gajo desses deixar d sentir deve ser 1alivio, e nao é isso que se quer, pois nao?!? bjinhux****

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Eu por princípio também sou contra a pena de morte. Mas principalmente porque existe a possibilidade, que eu acho inaceitável, de se executar um inocente.

diariodebordo disse...

sabes que nao tinha sequer pensado nisso quando escrevi o meu coment aqui?... e acho que tens razao, porque casos como esse já aconteceram... é triste e revoltante... ****bjinhux*****

Seguidores