quarta-feira, 2 de março de 2005

Força India!!!



A India tem um programa espacial altamente desenvolvido. A sua capacidade de colocação de cargas em órbita geo-estacionária (36.000 kms) ainda é limitada a 2 toneladas. O programa espacial enfrenta dificuldades em relação à importação de tecnologia devido às sanções impostas à India pelos EUA e Europa em resposta à detonação da sua primeira bomba nuclear em 1974. Segundo um responsável pelo programa espacial da India, a terceira geração do seu foguetão Geosynchronous Launch Vehicle (GSLV) que ainda se encontra em fase de planeamento, permitirá à India oferecer a colocação de satélites comerciais a metade do preço dos serviços prestados pelos EUA, França e Rússia.

O programa espacial indiano inclui uma missão não-tripulada à Lua que fará o mapeamento tridimensional da superfície com uma resolução entre 5 e 10 metros.

Uma das principais orientações deste programa espacial é responder às necessidades da sociedade, fornecendo dados sobre colheitas, informações meteorológicas, entre outras.

Força India!!!

Muito mais informação, aqui New Scientist Features - India special: Space programme presses ahead

4 comentários:

diariodebordo disse...

agora não posso dizer bem, não curto a india... é la muito longe, tem sismos e fazem exorcismos demais p'ro meu gosto =/ lol... eu disse que hoje tava a aparvalhar... lol desculpa!!!!! =) bbjjjjooooxxx****

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Olha que a India deve ser um país interessantíssimo. É verdade que têm imensos problemas e muita pobreza, mas os EUA também. E se fossemos todos iguais o mundo era um lugar muito mais aborrecido. Quanto a essa história dos exorcismos desconheço

diariodebordo disse...

olha que a história dos exorcismos é verdade!!! =/ eu até curto os eua... mais precisamente nova iorque, é assim o melhor lugar do mundo a seguir a Belém e Oeiras... lol =) ***bjinhux***

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Eu também gosto dos EUA. Fiz a minha viagem de finalistas na Costa Oeste e foi fantástico. E fiquei agradavelmente surpreendido com os norte-americanos. Todos aqueles com quem interagimos eram simpáticos, prestáveis e até mesmo voluntariosos. Um amigo meu tinha um sítio na net muito bem feito com o percurso da viagem mas infelizmente já não está disponível.

Do que eu não gosto é da política externa deles e a nível interno também não estou muito de acordo com alguns aspectos da organização social deles. Mas também não vivo lá, não é?

Seguidores