This blog's purpose is to help me consolidate my thoughts about science, politics and social issues, whatever. Past entries all in Portuguese, current ones either in English or Portuguese. Depends on context.
quarta-feira, 2 de março de 2005
Força India!!!
A India tem um programa espacial altamente desenvolvido. A sua capacidade de colocação de cargas em órbita geo-estacionária (36.000 kms) ainda é limitada a 2 toneladas. O programa espacial enfrenta dificuldades em relação à importação de tecnologia devido às sanções impostas à India pelos EUA e Europa em resposta à detonação da sua primeira bomba nuclear em 1974. Segundo um responsável pelo programa espacial da India, a terceira geração do seu foguetão Geosynchronous Launch Vehicle (GSLV) que ainda se encontra em fase de planeamento, permitirá à India oferecer a colocação de satélites comerciais a metade do preço dos serviços prestados pelos EUA, França e Rússia.
O programa espacial indiano inclui uma missão não-tripulada à Lua que fará o mapeamento tridimensional da superfície com uma resolução entre 5 e 10 metros.
Uma das principais orientações deste programa espacial é responder às necessidades da sociedade, fornecendo dados sobre colheitas, informações meteorológicas, entre outras.
Força India!!!
Muito mais informação, aqui New Scientist Features - India special: Space programme presses ahead
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
agora não posso dizer bem, não curto a india... é la muito longe, tem sismos e fazem exorcismos demais p'ro meu gosto =/ lol... eu disse que hoje tava a aparvalhar... lol desculpa!!!!! =) bbjjjjooooxxx****
Olha que a India deve ser um país interessantíssimo. É verdade que têm imensos problemas e muita pobreza, mas os EUA também. E se fossemos todos iguais o mundo era um lugar muito mais aborrecido. Quanto a essa história dos exorcismos desconheço
olha que a história dos exorcismos é verdade!!! =/ eu até curto os eua... mais precisamente nova iorque, é assim o melhor lugar do mundo a seguir a Belém e Oeiras... lol =) ***bjinhux***
Eu também gosto dos EUA. Fiz a minha viagem de finalistas na Costa Oeste e foi fantástico. E fiquei agradavelmente surpreendido com os norte-americanos. Todos aqueles com quem interagimos eram simpáticos, prestáveis e até mesmo voluntariosos. Um amigo meu tinha um sítio na net muito bem feito com o percurso da viagem mas infelizmente já não está disponível.
Do que eu não gosto é da política externa deles e a nível interno também não estou muito de acordo com alguns aspectos da organização social deles. Mas também não vivo lá, não é?
Enviar um comentário