quarta-feira, 2 de março de 2005

Força Europa!!!



Acabei de descobrir que existe uma "competição" comercial entre a Europa e os EUA para construir um foguetão capaz de pôr satélites de 10 toneladas em órbita. No passado dia 12 de Fevereiro, o foguetão Ariane 5 Heavy foi lançado com sucesso colocando um conjunto de satélites em órbita. Passa assim à frente da Boeing que falhou parcialmente o lançamento do seu foguetão Delta 4 Heavy. Os seus motores pararam antes de tempo e os satélites que transportava foram colocados numa órbita mais baixa que o pretendido. A vantagem destes novos foguetões é que conseguem transportar dois satélites de comunicações em vez de apenas um, baixando os custos por lançamento.

Força Europa!!!

New Scientist News - Ariane 5 Heavy rocket noses ahead: "In the race to develop a heavy-lifting rocket, Europe has nosed ahead with the successful launch on 12 February of its Ariane 5 Heavy
booster. This follows the disastrous first attempt two years ago, when the rocket veered off course and had to be destroyed."

5 comentários:

diariodebordo disse...

bem, devo confessar que foguetões e órbitas não são o meu forte... No entanto e para não ficares desiludido vou dizer qualquer coisa... lol acho muito bem, Europa é que é!!, e os europeus rulam muito e... eu curtia ter um foguetãozinho... lol ;) oh, não te zangues, hoje passei o dia a rir e já xtou a aparvalhar... **bjinhux**

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Estás à vontade, ainda bem que tiveste um dia divertido

diariodebordo disse...

=) espero que o teu também tenha sido fixe!! =) tenho tido alguns problemas, mas até me estou a sentir bem... mais vale rir do que chorar!! não é o que se diz? =) bjoxx***

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

O meu dia? Bah! Bem, mais ou menos. Consegui contactar uma amiga da tal viagem Aventura 92 de que te falei. Já não a via há uns... sei lá, uns 12 anos.

diariodebordo disse...

é sempre bom rever amigos... =) as vezes... lol ***

Seguidores