terça-feira, 15 de março de 2005

Computação distribuída

Acho muito interessante este conceito que já tem alguns anos. De uma forma simples, a computação distribuída permite resolver problemas muito complexos dividindo o espaço da solução. Esses subconjuntos do espaço da solução são distribuídos por diversos computadores permitindo que a solução correcta seja encontrada de forma muito mais rápida. Este conceito foi extendido para utilizar computadores através da internet permitindo obter um poder computacional gigantesto, logo resolvendo em alguns meses problemas que num único computador ou nos computadores de uma única instituição levariam dezenas de anos a resolver.

Os projectos mais conhecidos são o SETI@Home que ainda decorre e que procura emissões de rádio de origem extra-terrestre e um projecto para quebrar a algoritmo de encriptação RC5 de 56 bits. Mas existem muitos outros, nomeadamente um para fazer simulações de modelos meteorológicos para os próximos 50 anos.

Estou a escolher um projecto que me diga alguma coisa para pôr a uso o meu computador quando não o estou a utilizar.

Distributed Computing

Sem comentários:

Seguidores