This blog's purpose is to help me consolidate my thoughts about science, politics and social issues, whatever. Past entries all in Portuguese, current ones either in English or Portuguese. Depends on context.
quarta-feira, 30 de março de 2005
Reinventar o pneu
A Michelin criou um novo conceito de pneu, o "Tweel". Na realidade e em rigor este novo tipo de roda não poderá mais ser chamado de pneu(mático) pela simples razão de que não tem ar lá dentro. A utilização deste tipo de roda pouparia o trabalho de controlar a pressão dos pneus e aumentaria a segurança uma vez que nunca rebentaria em plena condução. Quando vi isto pela primeira vez não percebi como é que se faria nos casos em que há variação na quantidade de carga. Actualmente quando levamos o carro carregado, para férias, por exemplo, tem de se encher mais os pneus. Isto porque o pneu com mais carga fica deformado pondo uma maior superfície da parte lateral em contacto com o chão. Para repor a forma inicial aumenta-se a pressão do pneu. Mas olhando para o "Tweel" percebe-se logo que esse problema não existe porque não há superfície lateral. Como na roda de uma carroça. Segundo afirma a Michelin, o "Tweel" tem cinco vezes mais rigidez lateral, o que resulta numa resposta muito mais rápida em relação a um pneu convencional.
A unica desvantagem parece ser o facto de um carro com este tipo de roda ficar com um ar um pouco ridículo e frágil.
Deve ser uma questão de hábito
Actualmente este tipo de roda já é utilizado em Bobcats, aqueles tratorzinhos que agora se vêem nas obras e vai ser adoptado por dois novos tipos de veículos inventados por Michael Kamen, o inventor do Segway. No entanto o "Tweel" parece ainda estar em fase de investigação porque a Michelin quer aplicá-lo numa fase inicial apenas a veículos de baixa velocidade.
Ainda faltarão uns anos até os nossos carrinhos poderem utilizar esta promissora inovação.
Michelin | Press Release: MICHELIN LETS THE AIR OUT OF FUTURE TIRE INNOVATION
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