quarta-feira, 30 de março de 2005

Reinventar o pneu



A Michelin criou um novo conceito de pneu, o "Tweel". Na realidade e em rigor este novo tipo de roda não poderá mais ser chamado de pneu(mático) pela simples razão de que não tem ar lá dentro. A utilização deste tipo de roda pouparia o trabalho de controlar a pressão dos pneus e aumentaria a segurança uma vez que nunca rebentaria em plena condução. Quando vi isto pela primeira vez não percebi como é que se faria nos casos em que há variação na quantidade de carga. Actualmente quando levamos o carro carregado, para férias, por exemplo, tem de se encher mais os pneus. Isto porque o pneu com mais carga fica deformado pondo uma maior superfície da parte lateral em contacto com o chão. Para repor a forma inicial aumenta-se a pressão do pneu. Mas olhando para o "Tweel" percebe-se logo que esse problema não existe porque não há superfície lateral. Como na roda de uma carroça. Segundo afirma a Michelin, o "Tweel" tem cinco vezes mais rigidez lateral, o que resulta numa resposta muito mais rápida em relação a um pneu convencional.

A unica desvantagem parece ser o facto de um carro com este tipo de roda ficar com um ar um pouco ridículo e frágil.



Deve ser uma questão de hábito

Actualmente este tipo de roda já é utilizado em Bobcats, aqueles tratorzinhos que agora se vêem nas obras e vai ser adoptado por dois novos tipos de veículos inventados por Michael Kamen, o inventor do Segway. No entanto o "Tweel" parece ainda estar em fase de investigação porque a Michelin quer aplicá-lo numa fase inicial apenas a veículos de baixa velocidade.

Ainda faltarão uns anos até os nossos carrinhos poderem utilizar esta promissora inovação.

Michelin | Press Release: MICHELIN LETS THE AIR OUT OF FUTURE TIRE INNOVATION

Sem comentários:

Seguidores