Descobri por acaso que existe uma nova (ou pelo menos desconhecida para mim) técnica de cozinha, a cozinha a vácuo. Se bem percebi, este tipo de cozinha consiste em guardar os ingredientes em embalagens de vácuo e cozinhá-los a baixas temperaturas. É suposto preservar melhor o sabor e as qualidades dos alimentos. Gostava de experimentar. Só é necessário um aparelho que permita criar vácuo nas embalagens, o resto dos utensílios é idêntico. Ou seja, não é necessário nenhuma câmara de vácuo altamente sofisticada e um fato de astronauta. Mas uma coisa que me faz espécie é o custo acrescido das embalagens de vácuo. A não ser que sejam reutilizáveis.
Os métodos principais para cozinhar a comida a vácuo parecem ser o vapor e o banho-maria. Ou então não é nada disto e eu não percebi nada do assunto.
LOEUL et PIRIOT - Les gammes Plats Cuisin?s pour les Professionnels: "Put briefly, vacuum cooking looks much like an updating of cooking en papillotte, or in parcels. The products are packed under vacuum in trays or soft sachets and are cooked at low temperature (below 100ºC) inside the same packaging. This allows cooking to be adapted to each dish appropriately and to preserve the flavours and textures of the ingredients. The products can then be kept between 0º and 3º C."
Sem comentários:
Enviar um comentário