This blog's purpose is to help me consolidate my thoughts about science, politics and social issues, whatever. Past entries all in Portuguese, current ones either in English or Portuguese. Depends on context.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005
Lá debateram
Vi ontem parte do debate entre estes dois cromos. Certamente que existem coisas mais dignas de nota, mas duas chamaram-me a atenção.
A primeira foi a maneira como Sócrates rebateu a acusação feita por Santana de que durante o Governo Guterres tinham sido admitidos um número grande de novos funcionários na Administração Pública. A resposta de Sócrates foi que na realidade esses funcionários já estavam na Administração Pública. O que se passou foi que esses funcionários estavam a recibos verdes e com contratos a prazo em situação ilegal. Faz sentido.
A outra questão foi a solução de Santana Lopes para resolver o excesso de funcionários na Adm. Pública. Segundo Santana, o problema não é que os funcionários sejam demasiados, mas sim que o peso dos seus salários em função do PIB seja excessivo. Portanto a solução seria aumentar o PIB para que esses custos passem a representar uma percentagem menor do PIB. Ora a mim isto parece-me imbecil. Talvez tenha ouvido mal. Aparentemente a solução para o problema é aumentar a riqueza do país para poder pagar aos funcionários em excesso. É verdade que aumentar o PIB é um bom objectivo, mas o que se pretende é tornar a Administração Pública tão leve e eficiente quanto possível. Mesmo que por absurdo o país se tornasse no equivalente a um multi-milionário, continuava a ser imperioso aumentar a eficiência da Administração Pública. Eu pela minha parte não tenho nenhum interesse em ver o dinheiro dos meus impostos ser mal gasto.
Só com a redução do peso da Administração Pública e com o aumento da eficácia na fuga ao fisco é que será possível baixar os impostos dos contribuintes.
Debate entre Sócrates e Santana criticado pela esquerda e ignorado pela direita (PUBLICO.PT - Última Hora)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário