sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

Lá debateram



Vi ontem parte do debate entre estes dois cromos. Certamente que existem coisas mais dignas de nota, mas duas chamaram-me a atenção.

A primeira foi a maneira como Sócrates rebateu a acusação feita por Santana de que durante o Governo Guterres tinham sido admitidos um número grande de novos funcionários na Administração Pública. A resposta de Sócrates foi que na realidade esses funcionários já estavam na Administração Pública. O que se passou foi que esses funcionários estavam a recibos verdes e com contratos a prazo em situação ilegal. Faz sentido.

A outra questão foi a solução de Santana Lopes para resolver o excesso de funcionários na Adm. Pública. Segundo Santana, o problema não é que os funcionários sejam demasiados, mas sim que o peso dos seus salários em função do PIB seja excessivo. Portanto a solução seria aumentar o PIB para que esses custos passem a representar uma percentagem menor do PIB. Ora a mim isto parece-me imbecil. Talvez tenha ouvido mal. Aparentemente a solução para o problema é aumentar a riqueza do país para poder pagar aos funcionários em excesso. É verdade que aumentar o PIB é um bom objectivo, mas o que se pretende é tornar a Administração Pública tão leve e eficiente quanto possível. Mesmo que por absurdo o país se tornasse no equivalente a um multi-milionário, continuava a ser imperioso aumentar a eficiência da Administração Pública. Eu pela minha parte não tenho nenhum interesse em ver o dinheiro dos meus impostos ser mal gasto.

Só com a redução do peso da Administração Pública e com o aumento da eficácia na fuga ao fisco é que será possível baixar os impostos dos contribuintes.

Debate entre Sócrates e Santana criticado pela esquerda e ignorado pela direita (PUBLICO.PT - Última Hora)

Sem comentários:

Seguidores