segunda-feira, 10 de julho de 2006

Grazie, Italia!

Obrigado Itália!!! A Itália fez o que nós não conseguimos fazer e pôs os franceses no seu devido lugar... aparentemente o segundo. E a França voltou a marcar apenas por penalti. Ao que parece é a única maneira que sabem de marcar (vamos ignorar os outros que eles marcaram sem ser por penalti, não são relevantes para este texto).

Mas fiquei com pena por o Zidane ter sido expulso no seu último jogo pela selecção. E por vermelho directo. É algo que não se adequa nada à imagem que tinha dele. Embora tenha de admitir que nunca li grande coisa sobre ele. Quanto à França acho que vai ter de engolir todo o seu orgulho e bater a bola baixinho nos próximos tempos. Especialmente aquele porcalhão do Domenech!

BBC NEWS | Europe | Italian joy at World Cup victory

1 comentário:

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Pois é, aparentemente eu tinha uma ideia demasiado idílica do Zizou. Pelo que vi ontem nas notícias, as agressões foram acontecendo ao longo da sua carreira, eu é que não fazia ideia. Mas continuo a não conseguir conciliar esses factos com a imagem física dele. Ele transmite uma imagem de tranquilidade que pelos vistos não corresponde à sua personalidade. Ou talvez seja uma daquelas pessoas que até é calma mas que quando explode convém mesmo sair da frente. Mas apesar de tudo continuo com a ideia de que a imagem que deixa do seu último jogo não fará jus à sua verdadeira personalidade. Quando Figo e Zidane se cumprimentaram no fim do jogo que nos pôs de fora da final vi carinho, amizade e respeito. E não me pareceu que fossem apenas para a fotografia. E pelo que tenho encontrado na net Zidane é considerado uma pessoa calma e humilde. Até li algures que promove a tolerância entre as religiões, o que para mim tem um valor imensurável, sobretudo quando feito por alguém com a dimensão mediática dele.

Nada disto desculpa a agressão que até considero mais grave devido à influência que ele tem sobre os jovens. Mas também não consigo, aliás recuso-me, a apagar a imagem que tinha dele apenas com base no último acto da sua carreira futebolística.

A verdade é que as pessoas são complexas e todos nós fazemos coisas de que nos arrependemos. Alguém tem dúvidas de que o maior castigo para Zidane será recordar-se o resto da sua vida de que acabou a sua carreira daquela forma?

Seguidores