sexta-feira, 7 de julho de 2006

Faça desporto e beba muita água

A semana passada fiz umas análises de controlo e hoje fui mostrar os resultados ao médico. Aparentemente estou bastante saudável, tenho só uma tendenciazinha para o colesterol. O meu ritmo cardíaco também podia ser um bocadinho mais pausado, mas nada de alarmante. O médico disse que o meu coração no nível que estava indicava um coração que não estava muito bem para quem faz desporto ou, alternativamente, um coração bastante bem para quem não faz desporto. Feliz ou infelizmente trata-se do segundo caso. E porque é que eu não faço desporto, é por causa de falta de tempo? Na realidade não. É mais uma questão de falta de organização. Com o miúdo é preciso organizar a vida familiar de maneira a que quer eu quer a minha mulher possamos fazer desporto. Na realidade não é nada de extremamente complicado, basta alternarmos os dias em que cada um faz o seu desporto. Mas existe uma inércia qualquer que nos impede de avançar para uma solução. No meu caso que desportos podia fazer? Desportos de equipa é complicado. O típico jogo de futebol de amigos não só é difícil de organizar nesta fase da vida, como seguramente não excede 1 jogo por semana. Para que o exercício sirva de alguma coisa é preciso uma regularidade de 3 vezes por semana no mínimo. Que mais desportos poderia fazer? Correr? Uma seca. Surf? Só se estivesse desempregado. Leva montes de tempo e é muito dependente das condições meteorológicas. Natação? Uma seca. BTT? Olha, era uma ideia. E pensando bem, a corrida também podia ser. Acho que para mim, a diferença entre um destes desportos ser divertido ou uma seca prende-se unicamente com o factor competição. Quando eu fazia natação notei alterações muito positivas no meu corpo mas a verdade é que era extremamente aborrecido. Nadava sozinho e não tinha pontos de referência que me dessem metas. Acho que para conseguir manter o interesse na corrida e BTT vou ter de comprar um pedómetro e um computador para a bicicleta (já para não falar da bicicleta), estabelecer um percurso e depois entrar num ciclo de melhoria dos tempos. Ou aumento das distâncias.

Mas tenho é de fazer desporto... e beber muita água.

P.S.: Textozinho interessante, hein?

Sem comentários:

Seguidores