quarta-feira, 5 de julho de 2006

Espião italiano detido em ligação com os voos da CIA

Um responsável dos serviços de informação italianos foi detido em Itália. Alegadamento terá estado envolvido no processo ilegal de extradição de um suspeito de terrorismo para o Egipto para interrogatório que teria envolvido tortura.

Vejo duas coisas interessantes nesta notícia. A primeira é que em Itália a mudança de Governo parece indicar também uma mudança real na postura relativamente à chamada "Guerra contra o terrorismo". Aparentemente o Governo de Prodi está menos disposto em embarcar na onda Bushiana do desrespeito pelos Direitos Humanos. Seria muito mais fácil não terem detido ninguém e dado apenas indicações internas para não serem permitidos mais voos e sessar esse tipo de colaboração. O facto de terem detido já uma pessoa e terem mais 22 mandados de captura é um bom indicador da posição do governo.

A segunda coisa interessante que a notícia refere é a já esperada não colaboralação do Governo Norte-Americano relativamente aos mandados de captura emitidos pelas autoridades italianas. É só mais um elemento que demonstra a falta de respeito dos EUA relativamente aos mecanismos legais internacionais.

BBC NEWS | Europe | Italy spy held over 'CIA kidnap': "Italy spy held over 'CIA kidnap'
US military base in Aviano, northern Italy
Mr Hassan says he was flown to Germany and then to Egypt
A top Italian intelligence officer has been arrested in connection with the alleged CIA kidnapping of a terror suspect from a Milan street in 2003."

Sem comentários:

Seguidores