Os Norte-Americanos querem por força e à pressa introduzir dados biométricos nos passaportes. Isto seria interessante se não houvesse uma série de problemas associados à questão. Para começar exigem que os passaportes emitidos pela União Europeia a partir de 2005 contenham também esses dados biométricos, sem os quais passam a exigir visto aos cidadãos europeus e sendo que actualmente não é necessário. A União Europeia pediu uma prorrogação deste prazo porque existem uma série de questões éticas, técnicas e de segurança envolvidas e que ainda precisam de ser debatidas, resolvidas e aprofundadas.
A meu ver acho que os americanos deviam fazer o que bem entendem, se bem que possam estar a colocar os seus próprios cidadãos em risco ao tomarem medidas precipitadas. Se quiserem coltar a exigir visto aos cidadãos europeus, pois que o façam. O que é importante é que a UE aplique as mesmas medidas aos cidadãos norte-americanos. Assim passamos todos a ter mais chatice e o governo americano fica satisfeito e com uma falsa percepção de segurança.
New Scientist Technology - ID row bad news for transatlantic travellers: "Though the International Civil Aviation Organization (ICAO) has introduced global standards governing biometric passport chips, there
are fears that the machines designed to read them are not yet reliable. But the main issue in dispute is how biometric passports should work."
Sem comentários:
Enviar um comentário