quinta-feira, 28 de abril de 2005

Emails ameaçadores

Enviaram-me este artigo e reconheço alguma verdade no que é afirmado. Segundo um estudo feito em Londres, as mensagens constantes de correio electónico, SMSs e chamadas telefónicas têm como efeito secundário reduzir efectivamente o QI dos seus utilizadores. Isto resulta de uma diminuição na capacidade de concentração das pessoas que interrompem o que estão a fazer para ler e responder às mensagens que vão recebendo ao longo do dia. Os investigadores vão ao ponto de afirmar que este efeito sobre o QI é superior ao da cannabis e que o correio electrónico tem um efeito viciante.

Pela minha parte tenho sentido nos últimos anos uma diminuição na minha capacidade de concentração e de memória. É claro, que também pode ser Alzheimer. Por acaso este blogue também não ajuda muito à minha capacidade de concentração uma vez que estou sempre a pensar em coisas sobre as quais escrever.

A propósito, deixa cá ver se recebi alguma coisa no endereço de casa...

Guardian Unlimited | The Guardian | Emails 'pose threat to IQ': "Respondents' minds were all over the place as they faced new questions and challenges every time an email dropped into their inbox.
Productivity at work was damaged and the effect on staff who could not resist trying to juggle new messages with existing work was the equivalent, over a day, to the loss of a night's sleep."

Sem comentários:

Seguidores