sexta-feira, 29 de abril de 2005

Three Misconceptions about the Laws of War

Encontrei este texto interessantíssimo sobre as interpretações erradas que têm sido feitas das leis internacionais da guerra.

Este texto está enquadrado no sítio Crimes of War Project

Three Misconceptions about the Laws of War

quinta-feira, 28 de abril de 2005

Emails ameaçadores

Enviaram-me este artigo e reconheço alguma verdade no que é afirmado. Segundo um estudo feito em Londres, as mensagens constantes de correio electónico, SMSs e chamadas telefónicas têm como efeito secundário reduzir efectivamente o QI dos seus utilizadores. Isto resulta de uma diminuição na capacidade de concentração das pessoas que interrompem o que estão a fazer para ler e responder às mensagens que vão recebendo ao longo do dia. Os investigadores vão ao ponto de afirmar que este efeito sobre o QI é superior ao da cannabis e que o correio electrónico tem um efeito viciante.

Pela minha parte tenho sentido nos últimos anos uma diminuição na minha capacidade de concentração e de memória. É claro, que também pode ser Alzheimer. Por acaso este blogue também não ajuda muito à minha capacidade de concentração uma vez que estou sempre a pensar em coisas sobre as quais escrever.

A propósito, deixa cá ver se recebi alguma coisa no endereço de casa...

Guardian Unlimited | The Guardian | Emails 'pose threat to IQ': "Respondents' minds were all over the place as they faced new questions and challenges every time an email dropped into their inbox.
Productivity at work was damaged and the effect on staff who could not resist trying to juggle new messages with existing work was the equivalent, over a day, to the loss of a night's sleep."

quarta-feira, 27 de abril de 2005

Típico dos amaricanos

Os Norte-Americanos querem por força e à pressa introduzir dados biométricos nos passaportes. Isto seria interessante se não houvesse uma série de problemas associados à questão. Para começar exigem que os passaportes emitidos pela União Europeia a partir de 2005 contenham também esses dados biométricos, sem os quais passam a exigir visto aos cidadãos europeus e sendo que actualmente não é necessário. A União Europeia pediu uma prorrogação deste prazo porque existem uma série de questões éticas, técnicas e de segurança envolvidas e que ainda precisam de ser debatidas, resolvidas e aprofundadas.

A meu ver acho que os americanos deviam fazer o que bem entendem, se bem que possam estar a colocar os seus próprios cidadãos em risco ao tomarem medidas precipitadas. Se quiserem coltar a exigir visto aos cidadãos europeus, pois que o façam. O que é importante é que a UE aplique as mesmas medidas aos cidadãos norte-americanos. Assim passamos todos a ter mais chatice e o governo americano fica satisfeito e com uma falsa percepção de segurança.

New Scientist Technology - ID row bad news for transatlantic travellers: "Though the International Civil Aviation Organization (ICAO) has introduced global standards governing biometric passport chips, there
are fears that the machines designed to read them are not yet reliable. But the main issue in dispute is how biometric passports should work."

terça-feira, 26 de abril de 2005

Morreu DeLorean



Morreu John Delorean, criador do DMC-12, carro que foi imortalizado na trilogia "Back to the Future". Achei a notícia curiosa, primeiro porque embora a imagem do DMC-12 me tenha ficado gravado para sempre, a verdade é que o DeLorean é como que um protótipo que tivesse sido criado de encomenda para os filmes. Nunca antes do primeiro filme tinha visto tal carro e nunca fora dos filmes alguma vez o voltei a ver. A outra curiosidade é a história por trás da empresa falhada, que construiu apenas 8.900 unidades do DMC-12 e que envolve acusações de fraude e de tráfico de droga. Podem ler um pouquinho sobre o assunto aqui.

BBC NEWS | UK | Northern Ireland | Failed car maker DeLorean dies: "The former American car maker John DeLorean has died aged 80."

DN Online: Igreja rompe com Governo de Díli

Após uma luta para libertar Timor Leste do regime genocída Indonésio e implantar um sistema democrático, com custos incalculáveis em termos de sofrimento humano, eis que chegamos a um ponto perfeitamente absurdo, onde a Igreja Católica timorense tenta não só influenciar o Governo de forma inaceitável num estado democrático, como ainda vai mais longe, exigindo a remoção do Primeiro-Ministro e do seu Executivo. Parece óbvio que os bispos timorenses não apreenderam completamente o princípio da separação entre o Estado e a Igreja.

A crise começou quando o Governo decidiu tornar opcional o ensino da religião nas escolas timorenses. A meu ver esta medida peca por defeito, uma vez que o ensino da religião não deve caber de forma alguma nas escolas públicas, devendo as diversas religiões garantir uma forma de os seus fiéis terem acesso a esse tipo de ensino.

Os representantes da Igreja Timorense parecem não perceber ainda que esta desestabilização só pode servir outros interesses que não os do próprio país e da sua população.

Esta situação é verdadeitamente vergonhosa.

DN Online: Igreja rompe com Governo de D?li

P.S.: Isto sim, é algo verdadeiramente importante.

quarta-feira, 20 de abril de 2005

Jornal do Mundo (Blogue)

Acabei de conhecer um blogue divertidíssimo chamado "Jornal do Mundo". É um jornal de pseudo-notícias absurdas onde se podem encontrar algumas pérolas como "Noruega inicia processo de adesão à União Africana", " Bento XVI" e " Luís Nobre Guedes apoia Paulo Portas".

Jornal do Mundo

Como é que se quer chamar?

"A partir de hoje chamem-me Margarida XXXIV"

Não era muito mais giro que Bento XVI?

DN Online: O ideólogo que chegou a Papa

sexta-feira, 15 de abril de 2005

Beleza esmagadora



Já tinha mostrado este apontador, mas de vez em quando dá vontade de partilhar estas fotografias maravilhosas. Esta imagem mostra uma bolha cósmica de gases e poeiras com 70 anos-luz de diâmetro e designada por RCW 79. A fotografia mostra uma colorização artificial da luz infra-vermelha, luz essa que foi emitida há 17 mil anos, ou seja, esta bolha cósmica encontra-se a 17 mil anos-luz da Terra, na constelação Centauro.

Astronomy Picture of the Day: " RCW 79: Stars in a Bubble"

terça-feira, 12 de abril de 2005

Petit... deixa-te estar caladinho, ok?



Face à polémica que as minhas declarações geraram, decidi tomar posição em nome da minha honra e do meu brio profissional. Essas declarações foram proferidas a quente, após um jogo no qual a minha equipa tudo fez para vencer, acabando por perder mesmo no final."

Petit num comunicado de imprensa

Confesso que tenho mau perder. E que sou benfiquista, embora esta última não seja defeito... digo eu. Mas quando arranjo desculpas para as derrotas tento arranjar umas inteligentes. Normalmente o árbitro faz um mau juízo, muitas vezes até bastante suspeito, que pode ser utilizado para justificar as derrotas. Agora o problema do Petit não sei se é ser parvo se é tentar ser original. Não se pode pôr as culpas de uma derrota no facto de a outra equipa ter jogado bem e com garra. Se ao menos ele os acusasse de se terem dopado. Mas não, acusou alguém de ter oferecido incentivos ao jogadores do Rio Ave. Petit, acorda! Isso só é crime quando eles são pagos para perder!!! Duh...

Nota 1: Este texto foi originalmente escrito como comentário no blogue Ai o Camandro, entrada "Dicionário do Camandro")

Nota 2: Às vezes até tento ser honesto e reconheço que a outra equipa até jogou melhor. Mas mesmo quando tento ser honesto tenho tendência a considerar que os outros até nem jogaram nada de especial, a minha equipa é que jogou extraordinariamente mal. Mas atenção, não sou como o Miguel Sousa Tavares que acha sempre que os jogadores do FêCêPê são uns meninos de coro, que nunca cometem faltas nem agressões. Quando é falta, é falta!

segunda-feira, 11 de abril de 2005

Mudanças no Bloguinho

Resolvi alterar o máximo de entradas visíveis para 30 dias. A razão desta alteração é que o blogue estava a ficar muito lento quer a carregar quer a gravar novos textos. Custou-me um pouco fazer isto porque para mim os arquivos são mesmo arquivos mortos. Ninguém vai ao arquivo. Isso quer dizer que os meus textos, de que eu tanto gosto, passam a ter 30 dias para ser lidos e depois circulam para o arquivo onde nunca mais serão lidos por ninguém. O que na realidade não é muito diferente do que acontece actualmente em que quase ninguém os lê independentemente do tempo que estão disponíveis.

Browserus Fantasticus



O programa de navegação que uso, o Firefox, é de facto fantástico. Para além de de raiz ser já muito bom, tem uma capacidade de expansão das suas funcionalidades que é excelente. Uma das últimas alterações que fiz e que é extremamente simples foi acrescentar dois novos motores de busca. O Firefox tem uma funcionalidade extremamente útil e que é a de ser possível fazer uma pesquisa num dos vários motores de pesquisa existentes logo a partir da barra de ferramentas. A vantagem óbvia é que não é preciso ir primeiro à página do motor de pesquisa para depois se escrever os parâmetros da pesquisa e executá-la. Mas esta funcionalidade é tão versátil que é possível acrescentar novos motores de pesquisa. Assim acrescentei a Wikipedia e o IMDB, duas fontes de informação que utilizo regularmente.

E ainda há pessoas que utilizam o M$ Internet Explorer...

Turismo sexual

Na entrada da Wikipedia sobre a Islândia fazem referência a uma característica curiosa da demografia deste país. Devido ao facto de este país ser muito longínquo, isolado e certamente por ser um país com condições duras, a imigração é extremamente reduzida. Como consequência, a diversidade genética dos cidadãos deste país é muito pequena. Ora como é sabido, a longo prazo isto leva a problemas de origem genética. Não sei até que ponto esses problemas se manifestam numa população de 293.291 habitantes, mas mais tarde ou mais cedo este problema vai ter de ser atacado. Por isso já estou a imaginar um novo tipo de turismo sexual, promovido pelo governo da Islândia. Eles oferecem a viagem e a estadia a cidadãos do sexo masculino e estes concordam em serem sujeitos a testes a doenças sexualmente transmissíveis e a doenças de transmissão genética. Se passarem os testes têm de fecundar uma mulher islandesa por dia. É um trabalho duro, mas que muitos homens fariam com o coração aberto, um espírito solidário, uma postura caridosa e a satisfação de ajudarem um país a evitar sérios problemas de saúde a longo prazo.

Iceland - Wikipedia, the free encyclopedia: "The isolated location of Iceland has resulted in limited immigration and limited genetic inflow in its human population over hundreds of years. The resulting genetic similarity is being exploited today for genetic studies."

Ai que tenho as costas tão quentinhas

Não há dúvida que ter os amigos certos dá muito jeito. Veja-se o caso de Fátima Felgueiras. Conhecer o juiz conselheiro Joaquim Almeida Lopes parece ter-lhe dado um jeitaço.

DN Online: Juiz prometeu ajudar Felgueiras

sexta-feira, 8 de abril de 2005

Olha mãe, sem hastes



Este maluco resolveu fazer uns óculos que ficam presos a um piercing na cana do nariz. A ideia parece-me extraordinariamente arriscada, especialmente tendo em conta que até dorme com eles. E toma banho.

Pierced Eyeglasses

Mourinho e as tácticas de guerrilha

Mourinho soma e segue.

Embora não lhe tenham sido retirados os dois jogos de suspensão impostos pela UEFA, ficou provado que as acusações que fez a Rijkaard de ter pressionado o árbitro sueco durante o Barcelona - Chelsea eram verdadeiras. E apesar da suspensão ainda conseguiu orientar a sua equipa no jogo contra o Bayern Munique, utilizando um telemóvel e um dos membros da equipa técnica e levando o Chelsea a mais uma vitória.

O homem é aquela máquina.

DN Online: Rijkaard pressionou mesmo Anders Frisk

RollingStone.com: The Long Emergency

Através de um outro blogue encontrei este artigo de um tal James Howard Kunstler que constrói um retrato muito assustador do futuro com base no argumento de que a economia do petróleo chegou a um pico. Ou seja, segundo Kunstler, 2005 será o ano em que se extrairá o máximo de petróleo que alguma vez se extraiu e daí para a frente a quantidade de petróleo disponível diminuirá de acordo com uma curva elíptica. A acrescentar a esse facto há ainda a característica do petróleo que estará disponível no futuro. Até agora a indústria de extracção de petróleo têm estado a extrair o petróleo mais barato, mais fácil de extrair. Mas com o passar do tempo e com a exploração das reservas conhecidas de petróleo, o petróleo disponível vai sendo cada vez mais difícil de obter, ou porque é preciso perfurar mais fundo, ou porque é de menor qualidade ou porque se encontra misturado com areias. Tudo isto encarece o processo de extracção e como consequência encarece o petróleo e os seus derivados.

Ora Isto é bastante aborrecido porque toda a nossa economia se baseia no petróleo. O nosso modo de vida depende da facilidade de acesso à energia e a esmagadora maioria da energia consumida é sobre a forma de derivados de petróleo. Isto será tanto mais grave quanto se tem verificado um crescimento constante nas necessidades de energia. Ou seja, não só não vai ser possível extrair tanto petróleo como no passado, como a procura de petróleo vai aumentar. Somando 2 + 2 vamos chegar a um resultado que não é 4 mas sim um número muito maior e do qual não vamos gostar nada.

Talvez fosse então boa ideia começar a fazer uma transição para outras formas de energia. O problema é que ainda não existe nenhuma forma de produção de energia que possa dar uma resposta às quantidades de energia exigidas pelo nosso modo de vida. A energia hidroeléctrica já está bastante explorada, a solar não parece ser solução para grandes centros de consumo e a eólica ainda não está suficientemente disseminada e também tem os seus problemas. Estas três fontes de energia juntas representam actualmente uma fatia muito pequena do total das necessidades. Para além disso, pelo menos em Portugal, os Governos têm-se mostrado bastante míopes no que diz respeito ao incentivo à adopção destes tipos de energia. Restam a energia nuclear (fissão) e as células de combustível. A fusão nuclear nunca conseguiu provar ser mais que uma miragem.

As células de combustível funcionam a hidrogénio, mas o hidrogénio representa um conjunto de problemas por si só. E pelo que dizem os entendidos, estaremos ainda a pelo menos 25 anos de os resolver. Esses problemas prendem-se com a produção, distribuição e armazenamento do hidrogénio. Como o hidrogénio não está disponível na natureza de forma livre, é necessário produzi-lo. A sua produção pode ser através de hidrólise, ou seja, a separação da água em hidrogénio e oxigénio utilizando a electricidade. Mas para isso é preciso produzir a electricidade primeiro. É possível ainda extrair o hidrogénio através do gás natural, mas este sofre de problemas idênticos aos do petróleo. Os problemas de distribuição do hidrogénio prendem-se com o facto de o hidrogénio ocupar um volume muito superior ao equivalente em petróleo para a mesma quantidade de energia. O que quer dizer que em vez de um camião de gasolina seriam precisos muitos mais camiões de hidrogénio para transportar a mesma quantidade de energia. Finalmente o próprio armazenamento de hidrogénio é problemático uma vez que este tem tendência a escapar dos depósitos. Isto é especialmente grave se tivermos em conta que o hidrogénio é altamente explosivo. Quanto à energia nuclear, para além dos problemas conhecidos com o armazenamento do urânio depois de utilizado e do potencial para este ser utilizado em armas nucleares, ainda existe o problema de o próprio urânio não ser infinito. Para além destes problemas ainda temos de considerar que a quantidade de centrais nucleares necessárias para produzir a quantidade de energia que nos é fornecida actualmente pelo petróleo, levaria um tempo e investimento considerável.

Curiosamente, esta situação em que nos encontramos é o resultado de termos tido à nossa disposição uma forma de energia de tão fácil acesso. Se não tivéssemos tido acesso ao petróleo teríamos tido de investir mais nas energias renováveis para produzir electricidade ou energia mecânica. Isto implicaria certamente que a curva de evolução tecnológica teria sido consideravelmente mais modesta e a sociedade de hoje não seria nem de perto nem de longe tão tecnologicamente avançada como é. Mas por outro lado este crescimento tecnológico teria sido sustentável. E mais tarde ou mais cedo chegaríamos a uma fonte de energia barata e pouco poluente, ponto a partir do qual seria possível chegar a uma curva de evolução tecnológica idêntica à que tivemos no século XX, mas desta vez sustentável.

A ver vamos.

RollingStone.com: The Long Emergency : Politics"Most immediately we face the end of the cheap-fossil-fuel era. It is no exaggeration to state that reliable supplies of cheap oil and natural gas underlie everything we identify as the necessities of modern life -- not to mention all of its comforts and luxuries: central heating, air conditioning, cars, airplanes, electric lights, inexpensive clothing, recorded music, movies, hip-replacement surgery, national defense -- you name it."

Yahoo! News - Border Militia Divides Arizona Residents

Um amigo enviou-me esta notícia. Aparentemente gerou-se um movimento miliciano para proteger as fronteiras dos EUA contra as violações diárias por parte de mexicanos que entram ilegalmente nos EUA para arranjar trabalho. Vêm homens armados de outros estados dos EUA para se juntarem a estas milícias que patrulham as fronteiras.

É preciso pôr esta notícia em perspectiva. Para quem passou a infância toda a ver filmes de índios e cobóis, com aquele sentimento de orgulho patriótico, de defesa da nação, de conquista da última fronteira, a hipótese de vir a ser ele próprio um cobói a sério, com chapéu à cobói e arma à cintura, para manter as fronteiras protegidas dos maus que vêm do México, temos de commpreender que deve ser um apelo irresistível. Eu próprio, se tivesse férias agora, era capaz de me ir juntar a estes simpáticos Minutemen, para brincar um pouco aos cobóis... ai não, espera lá, eram capazes de me meter na equipa dos maus...

Yahoo! News - Border Militia Divides Arizona Residents: "The sight of volunteers from across the United States
treading the sidewalks with pistols riding on their hip, raises no eyebrows in the one-time silver mining town."

quinta-feira, 7 de abril de 2005

Sangue!!!!

Isto ainda promete ser divertido. O Carmona já tinha adaptado a cadeira ao rabo dele e volta agora este desterrado do Governo estragar-lhe o arranjo. Não pode ser nada. E pimba, dá uma entrevista em que se coloca como em melhores condições para se candidatar à câmara de Lisboa e ainda acusa Santana de passar o tempo a dar show off.

Do outro lado está Santana que vive da política e se deve sentir extremamente ofendido por lhe tentarem tirar o único ganha-pão que ainda tem. Especialmente agora que se arredou da corrida para as presidenciais (irra!) para dar lugar a Cavaco. Aparentemente, a entrevista que Carmona deu caiu muito mal entre os santanistas e, imagina-se, ao próprio Santana. Santana Lopes, que depois de ter passado 4 meses a trabalhar contra Portugal e a levar facadas, sempre nas costas mas vindas de todas as direcções, pensava em voltar para o conforto da Câmara de Lisboa para lamber as feridas. Mas ao que parece ainda não é altura de guardar o mercurio-cromo.

DN Online: Santana irritado com Carmona

País da tanga

Não está certo. A Espanha tem um conjunto absurdo de estâncias de Ski. Tem os Pirinéus Catalães, os Pirinéus Aragoneses, a cordilheira do Cantábrico, o Sistema Central, o Sistema Ibérico e o Sistema Penibético. Isto tudo somado dá 37 estâncias de neve.

Nós temos a trampa de Serra da Estrela :-(


mundoski.com

quarta-feira, 6 de abril de 2005

Afinal o homem era um querido

Afinal e apesar de ter passado uma vida inteira a abusar sexualmente dos miúdos da Casa Pia, toda a gente gostava muito dele. Talvez o vissem como um modelo a seguir...?

Catalina Pestana diz que Carlos Silvino era muito estimado por técnicos e alunos (PUBLICO.PT)

O homem a quem parece que aconteceu não sei o quê

Eu sei que este suquete não é novidade nenhuma e que está reproduzido por todo o lado, mas a verdade é que eu considero este texto absolutamente genial e que tive uma grande dificuldade em encontrá-lo na net. Por isso, para lhe prestar homenagem e para não ter de voltar a procurá-lo decidi colocá-lo no meu blogue. Assim sei sempre onde está. Obrigado, Gatos.

O homem a quem parece que aconteceu não sei o quê

Meu amigo, isto o que aconteceu foi muito simples, meu amigo. O que aconteceu é que eu chego aqui e sou logo confrontado com certas e determinadas situações! Hã?... E eu digo: "Então mas como é que é?" e os gajos: "Ah, e tal...!" E eu: "Ah e tal não!, Ah e tal não!" Então venho lá de baixo e dizem-me que "não sei quê", chego cá acima e afinal parece que não! Em que é que ficamos? E os gajos: "Ah, não sei que mais, e o camandro..." E eu: "Mau, queres ver que a gente tem de se chatear?"
Isto não pode ser! Eu sou um gajo que tá aqui a trabalhar, eu quero trabalhar, hã?, e sou... e dizem-me, como eu aqui ouvi, dizem-me: "Ah, não sei quê..." Mas que é isto? Que é isto?
Isto não se faz! Porque eu sou um gajo que se... dou-me bem com toda a gente, sim senhor, dou-me bem, por mim tá tudo bem, e fazem-me isto! E há gajos que andam para aí e fazem trinta por uma linha e depois... passa tudo... incólume, que é coisa que eu não percebo!
É que eu assim não venho... deixo de vir aqui, vou fazer a minha vida para outros sítios, sítios onde inclusivamente malta me diz "Eh pá, e tal, sim senhor!" É para lá que eu vou, deixo de vir aqui, pá, hã?
Porque quando eu vejo que há aí palhaços, pá, que falam falam, falam falam, falam falam, pá, e eu não os vejo a fazer nada, pá, fico chateado, concerteza que fico chateado, pá!
'Tá a perceber?

Ah...

RAP in "Gato Fedorento", Sic Radical

DN - Última Hora - EUA admitem a morte de 24 prisioneiros

Não é bem deste tema que quero falar. Quando li esta notícia reparei que faziam referência a uma coronel do exército Norte-Americano chamada Pamela Hart. Já nem consegui ler o resto da notícia como deve ser. Veio-me à memória umas fotografias que vi na Playboy quando era miúdo, da actriz Victoria Principal, que fazia de Pamela Ewing na série Dallas. Tinha umas mamas lindíssimas com uma auréolas e uns bicos descomunais. Ah, Victoria, Victoria...

DN - Última Hora - EUA admitem a morte de 24 prisioneiros

Rezem por ele

Palavra que não percebo esta coisa de se rezar por alguém. Rezar por alguém penso que significa interceder por essa pessoa junto de Deus. Mas isso não me parece que faça sentido porque Deus é omnisciente. Isto quer dizer que tem conhecimento de tudo, pelo que não faz sentido chamar-lhe a atenção para seja o que for. Nomeadamente para as necessidades ou estado de uma determinada pessoa. Portanto, se Deus tudo sabe, então a reza apenas poderia servir para Lhe mudar a opinião sobre o que fazer em relação à pessoa. Mas isso também não faz sentido porque, sendo Deus ominisciente, certamente que levou em linha de conta todos os pontos de vista possíveis, logo a sua decisão, a haver lugar a uma, estaria tomada desde sempre. Finalmente a reza poderia servir para demonstrar a Deus a devoção de quem reza. Mas isso, não só seria já do conhecimento de Deus, como não faz sentido que Deus faça depender as suas acções em relação a uma pessoa, da devoção de outra. Isso não seria justo. O que é que aconteceria a quem vive sozinho e não tem quem reze por si? Tenho a certeza de que Deus não implementou um sistema injusto.

É claro que todo este raciocínio só é válido se Deus existir.

Portanto a função da reza não é ajudar alguém, porque essa ajuda, assumindo que de vez em quando é prestada, já estava decidida. A função da reza é outra. É que o facto de uma pessoa rezar dá-lhe o conforto de fazer algo por alguém que ama quando na realidade não há nada que possa fazer. Estas práticas religiosas têm sempre uma razão de ser. Mas essas razões nunca são as apresentadas.

terça-feira, 5 de abril de 2005

Pena de morte em 2004



Este artigo do Público fala do relatório da Amnistia Internacional sobre a Pena de Morte no ano de 2004. O relatório é a habitual listagem do número de execuções em cada país, a que já estamos mais ou menos habituados. Realce para o número de execuções na China, nada menos que 3.400 executados num universo de 3.797, ou seja, 9 em cada dez pessoas executadas oficialmemte no ano passado foram-no na China. Outro facto de realce mas que não é novidade é a execução por práticas sexuais no Irão. O caso referido é de uma rapariga de 16 anos. Estas coisas revoltam, mas o que me chamou de facto a atenção foi a notícia de que 5 países aboliram o ano passado a Pena de Morte. Isso não teria nada de extraordinário se um dos países não fosse...

...a Grécia!!!

PUBLICO.PT: "Cinco países - Butão, Grécia, Samoa, Senegal e Turquia - aboliram a pena de morte ao londo do ano de 2004, aumentando o número total dos Estados abolicionistas para 120. (O documento da AI não refere ainda a eliminação da pena capital no México, aprovada pelo Senado há cerca de duas semanas)."

Não percebo...



Acabei de ver um filme que me deixou muito mal disposto sobre a indústria de peles e o modo como as peles são tiradas aos bichos, no caso uma raposa branca. O bicho ainda estava vivo! Acho isto perfeitamente inadmissível. Não consigo acreditar que não exista um processo rápido e indolor de matar o animal antes de o esfolar. É claro que matar os animais de uma forma mais humana não resolve os problemas todos. Para além da forma desumana como esses animais são esfolados há a questão de serem mantidos toda a sua vida em cativeiro e sem espaço para se mexerem. Ou seja, os animais são sujeitos a várias formas de crueldade desde o dia em que nascem até finalmente morrerem.

E ainda há a questão moral do desperdício que é estar a criar um animal para lhe tirar a pele e deixar o resto a apodrecer.

O vídeo faz parte de uma campanha contra a essa prática e contra a Fátima Lopes que segundo afirmam defende a indústria das peles. Não percebo se ela não tem conhecimento das práticas envolvidas nesta indústria e se acha que as acusações de crueldade são falsas ou se está ao corrente e mesmo assim acha muito bem.

ANIMAL - Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal

sexta-feira, 1 de abril de 2005

Oh não, estou nú!!!

Já toda a gente teve aquele sonho em que fica todo nú no meio da rua. Os psicólogos ou os psiquiatras sabem os porquês disto, está relacionado com sentimentos de insegurança, ou coisa assim. Mas de repente lembrei-me de uma coisa. Será que aquelas pessoas que praticam nudismo com regularidade, incluindo campos de nudismo (acho que cá não há), têm pesadelos em que aparecem vestidos no meio da rua?

Seguidores