sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

O futuro em quatro cenários

Encontrei uma notícia na BBC sobre um estudo em que é afirmado que os grandes construtores de automóveis estão a arrastar os pés no que diz respeito à aplicação de combustíveis alternativos aos automóveis. O que eu achei interessante no estudo foi a identificação de 4 cenários possíveis do que poderá vir a ser a vida daqui a 50 anos:

  • Movimento Perpétuo - a procura por meios de transporte continua elevada graças continuação da globalização. Os carros serão mais rápidos mas também mais ecológicos, o transporte aéreo continuará a ter alguma popularidade mas será caro

  • Colónias urbanas - o ambiente é uma das maiores prioridades do Governo. A utilização de automóveis é cara e limitada. Os transportes públicos são muito utilizados mas as áreas rurais são penalizadas.

  • Comércio tribal - a crise energética deu origem a desemprego em massa. As viagens de longa distância são um luxo que poucos podem pagar. Para a maioria das pessoas o Mundo reduziu-se a pequenas comunidades.

  • Boas intenções - Duras medidas governamentais restrigem as emissões de carbono. O número de viagens desce mas o mercado não foi capaz de oferecer alternativas energéticas.


O primeiro cenário parece ainda ser o melhorzinho, mas mesmo assim dá a ideia de uma certa claustrofobia no futuro. É melhor fazerem as vossas viagens agora, que daqui a uns anos pode já não ser possível.

BBC NEWS | UK | UK Politics | Car firms 'blocking green fuel'

3 comentários:

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

É verdade, o bom do "Mad Max". Não é um panorama agradável, não senhor.

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Ia escrever uma resposta mais longa, mas acho que merece um texto completo no blogue. Por isso proponho-me numa das próximas entradas fazer um exercício sobre a dependência do petróleo e das implicações da sua escassez.

Carlota disse...

Há snowboard no lote 5... :)

Seguidores