This blog's purpose is to help me consolidate my thoughts about science, politics and social issues, whatever. Past entries all in Portuguese, current ones either in English or Portuguese. Depends on context.
sexta-feira, 16 de setembro de 2005
Teve de ser
Tive de aderir à "palavra de verificação" para impedir comentários introduzidos de forma automática. Agora é necessário introduzir as letras que se encontram numa imagem distorcida para fazer comentários no meu blogue. Felizmente que o Blogger acrescentou essa funcionalidade. Isto deve impedir comentários automáticos por uns tempos.
Captcha - Wikipedia, the free encyclopedia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
As letras estão distorcidas precisamente para dificultar o reconhecimento automático por parte de algum sistema informático utilizado por spammers. Podes ler a explicação mais detalhada no apontador no fim do texto, mas a ideia em poucas palavras é a seguinte:
Um fulano chamado Alan Turing, importantíssimo para a Ciência da Computação, inventou algo que foi designado pelo Teste de Turing e que pretendia avaliar se uma máquina tinha a capacidade de enganar um humano fazendo-se passar ela própria por um humano. O teste consistia numa conversa em linguagem natural (sob a forma escrita) entre um juiz humano e um interlocutor que poderia ser humano ou máquina. Se a máquina conseguisse enganar o juiz por mais que um determinado período de tempo passava o teste de Turing.
As letras distorcidas são criadas por uma aplicação informática com o objectivo de decidir se quem tenta escrever o comentário é um humano ou se é um robot utilizado por spammers para propagar algum tipo de mensagem em massa. A leitura das letras distorcidas é uma tarefa simples para uma pessoa mas complicada para um computador. A imagem com as letras distorcidas é designada por captcha, que é a sigla de "completely automated public Turing test to tell computers and humans apart".
vais, sem dúvida, eliminar os comentários dos estrábicos ;)
Olha, não tinha pensado nisso. E eu que sou contra a exclusão das minorias :-)
Enviar um comentário