sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Teve de ser



Tive de aderir à "palavra de verificação" para impedir comentários introduzidos de forma automática. Agora é necessário introduzir as letras que se encontram numa imagem distorcida para fazer comentários no meu blogue. Felizmente que o Blogger acrescentou essa funcionalidade. Isto deve impedir comentários automáticos por uns tempos.

Captcha - Wikipedia, the free encyclopedia

3 comentários:

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

As letras estão distorcidas precisamente para dificultar o reconhecimento automático por parte de algum sistema informático utilizado por spammers. Podes ler a explicação mais detalhada no apontador no fim do texto, mas a ideia em poucas palavras é a seguinte:

Um fulano chamado Alan Turing, importantíssimo para a Ciência da Computação, inventou algo que foi designado pelo Teste de Turing e que pretendia avaliar se uma máquina tinha a capacidade de enganar um humano fazendo-se passar ela própria por um humano. O teste consistia numa conversa em linguagem natural (sob a forma escrita) entre um juiz humano e um interlocutor que poderia ser humano ou máquina. Se a máquina conseguisse enganar o juiz por mais que um determinado período de tempo passava o teste de Turing.

As letras distorcidas são criadas por uma aplicação informática com o objectivo de decidir se quem tenta escrever o comentário é um humano ou se é um robot utilizado por spammers para propagar algum tipo de mensagem em massa. A leitura das letras distorcidas é uma tarefa simples para uma pessoa mas complicada para um computador. A imagem com as letras distorcidas é designada por captcha, que é a sigla de "completely automated public Turing test to tell computers and humans apart".

girl disse...

vais, sem dúvida, eliminar os comentários dos estrábicos ;)

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Olha, não tinha pensado nisso. E eu que sou contra a exclusão das minorias :-)

Seguidores