segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

PSD quer alterar regras da reforma (TSF Online)

PSD quer alterar regras da reforma (TSF Online)

Segundo esta notícia da TSF Online, o PSD propõe que os funcionários da Administração Pública que venham a ser contratados no futuro e que pretendam continuar a trabalhar para além dos 65 anos, idade a partir da qual se deviam reformar, o possam fazer a troco de um prémio na reforma. Não posso dizer que seja contra esta proposta. Parece-me importante que quem quer continuar a trabalhar o possa fazer e que seja reconpensado por isso. Mas também devia ser dito que uma das vantagens que essa política traz é para o sistema de Segurança Social. É que quanto mais perto da idade da esperança média de vida, maiores as probabilidades de uma pessoa morrer. Logo, não só as pessoas que aderissem estariam a contribuir durante mais anos para os fundos da SS, como ainda aumentariam as hipóteses de morrerem sem chegarem a receber pensão de reforma, poupando assim os fundos da SS. Se não morrerem antes de se reformarem sempre recebem menos anos do que se reformassem logo aos 65 anos. Mas pronto, tendo em conta que se adivinham sérios problemas para manter o sistema de segurança social devido ao aumento da esperança média de vida e à redução da natalidade e consequente diminuição de contribuintes activos, acho que a ideia é boa. É que há pessoas que não se sabem entreter e que sem trabalho se sentem perdidas.

Eu pela minha parte reformava-me já. O que não me faltam são ideias para me entreter.

Sem comentários:

Seguidores