segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Vitória!!!

É claro que não estou a falar do Benfica, que foi a desgraça que se viu. Eu e a minha mulher conseguimos uma vitória verdadeiramente importante lá para casa, que foi fazer pão comestível. Pode parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que só à 3ª (ou foi à 4ª?) tentativa é que conseguimos. Das outras vezes o pão nunca chegou a cozer porque também nunca chegou a levedar como deve ser. No fim ficava uma massa crua com crosta e por mais tempo que deixássemos no forno ficava sempre igualmente intragável. Nós temos de fazer pão em casa porque o nosso filho é alérgico ao gluten e não pode comer nada com trigo, aveia, cevada, centeio, etc., porque contêm todos gluten. Logo temos de comprar farinha e fermento especiais. Acho que das outras vezes fizemos uma série de erros e por isso é que a massa não levedou. Por exemplo, acho que pus água quente demais na farinha com fermento, o que segundo li não é muito saudável para o processo de levedura. Depois não atinámos com o sítio onde pôr a massa a levedar. Parece que deve ficar abafada e num sítio a uma temperatura amena (30º?). Mas desta vez decidi pôr a forma dentro de uma bolsa térmica semi-rígida que fecha com fecho de correr e pus lá dentro um pano com água que aqueci no microondas. Foi remédio santo. Levedou tanto que quando abrimos novamente a bolsa, a massa tinha crescido mais do dobro, tinha saído da forma para dentro da bolsa e tivemos que deitar uma parte fora. Mas depois de ir ao forno ficou muito bom. Só não fica muito barato, que isto de farinhas e fermentos sem gluten já se está a ver.

2 comentários:

Carlota disse...

E que tal uma máquina de fazer pão?
Eu tenho uma da Moulinex há três anos. É maravilhosa. Ponho lá dentro água, farinha, sal e fermento. Ela amassa e coze. Tenho pão freco numa hora.
Dá uma espreitadela em http://www.touslesprix.com/comparer/fiche42045.asp
Beijola e bom apetite!

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Eu por acaso tenho uma máquina de fazer pão. Mas nunca conseguimos obter nenhum resultado de jeito, talvez por causa do fermento. Mas mesmo que conseguíssemos fazer com que o pão cozesse como deve ser, aquele buraco que fica no meio parece-me um bocado chato. E eu ainda usei a máquina, há que faça tudo à mão. De qualquer maneira obrigado pela dica.

Seguidores