quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Eurobiliões

Numa resposta ao texto anterior o Pedro perguntava retoricamente quando haveria um Eurobiliões. Eu diria que ainda falta um pouco. Especialmente se estivermos a falar de um verdadeiro Eurobiliões, com biliões à europeia. Vamos fazer umas contas para ficarmos com uma ideia do que é que estamos a falar.

Ora vejamos, na semana passada foram feitas 26.933.597 apostas, resultando em € 139.503.881,00 para prémios. Isto dá cerca de € 5,17 por aposta. Para atingirmos um nível de biliões, vá lá, sendo conservadores, € 1.000.000.000.000 e utilizando o mesmo rácio que na semana passada, seria necessário atingir as 193.067.000.000 (193 mil milhões!!!) de apostas. Como actualmente a população humana está ligeiramente abaixo dos 6,5 mil milhões de pessoas, isso obrigaria a que cada pessoa à face da Terra fizesse pelo menos 30 apostas no tal Eurobiliões. Isto inclui os recém-nascidos e os que estão prestes a morrer. Toda a gente. Ora 30 apostas, a 2 € cada aposta dá € 60 por pessoa. Tendo em conta que em 2001 cerca de 21% da população mundial se encontrava em situação de extrema pobreza, ou seja, vivia com menos de 1 dólar americano por dia, parece-me pouco viável nas próximas décadas.


Para chegar ao número de pessoas que seriam necessárias para sustentar um Eurobiliões era preciso saber a população total de pessoas nos países que jogam no actual Euromilhões. Depois calculava-se o rácio entre essa população e o número de apostas e extrapolava-se o número de apostadores para uma situação de 1 aposta por pessoa.. Infelizmente agora não tenho tempo para procurar essa informação.

De qualquer maneira um Eurobiliões é muito à frente. Eu sou uma pessoa com necessidades frugais e quaisquer 20, vá lá, 25 milhões de euros chegavam-me perfeitamente.

1 comentário:

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

"Puxa pá! O que fui eu dizer... Agora compreendo para que serve a matemática."

Esta é a matemática mais simples possível. Eu gostava era de ter conseguido aprender a outra mais complexa, os integrais e as outras coisas muito complicadas que me tentaram ensinar no IST.

"De qualquer forma, mesmo apostando ?.60,00 o prémio sempre era vantajoso..."

Eh pá, mas os € 60 não eram garantia de que ganhavas. É apenas um valor de referência para o que seria preciso que cada pessoa à face da Terra pagasse para podermos ter um Eurobiliões (neste caso era mais o Eurobilião).

Seguidores