terça-feira, 21 de março de 2006

Adeus cadeirinhas

Estavam todos nervosos, era o primeiro dia de snowboard da época. A ressaca de meses sem pôr os pés numa prancha era tal que a perspectiva de começar a descer a montanha dentro de 15 minutos lhes dava nervoso miudinho. As conversas sobre o estado da neve e quedas ridículas que tinham dado em férias anteriores tinham acabado após o primeiro vislumbre dos novos meios mecânicos que os levariam ao topo da montanha. Aliás, os novos meios mecânicos eram eles próprios razão para algum nervosismo. Eram novidade absoluta a nível mundial e prometiam revolucionar a prática dos desportos de neve e a própria paisagem. Esta estância estava a levar a cabo um teste piloto. Se os resultados fossem de acordo com o esperado seria o fim das telecabinas e cadeirinhas suspensas em cabos. Estes novos meios mecânicos eram pequenos helicópteros não tripulados com capacidade para 8 pessoas. Levavam os esquiadores ao topo da montanha num terço do tempo das telecabinas mais rápidas e eram controlados por um sistema computorizado instalado numa torre de controlo. Ao contrário das telecabinas e cadeirinhas não era necessário entrar ou sair com o veículo em movimento. Os utentes faziam fila junto a um conjunto de portas pertencentes ao terminal que abriam em simultâneo com as portas das cabinas. Após a entrada de um máximo de oito utentes os dois conjuntos de portas fechavam-se e a cabina era elevada até encaixar na carcaça do helicóptero que a esperava no topo do terminal.

Esta carcaça era composta por um nariz necessário para efeitos de aerodinâmica e para alojar os componentes electrónicos, pelo rotor principal e por uma cauda com um pequeno rotor estabilizador.

Após confirmação electrónica de que a cabine estava bem encaixada, o conjunto levantava voo rapidamente. Enquanto esperavam pela cabina uma mangueira enchia o depósito de metanol que seria utilizado pelas células de combustível para gerar a electricidade necessária ao motor do aparelho. Estes pequenos helicópteros eléctricos eram consideravelmente mais silenciosos que os antigos helicópteros de turbina. Eram também perfeitamente não poluentes, emitindo apenas água como resultado da produção de electricidade.

À chegada o helicóptero aterrava automaticamente e a cabine descia de novo abrindo as portas do lado oposto para a saída dos esquiadores. Com estes novos meios mecânicos ganhavam os utilizadores que perdiam menos tempo a chegar ao topo e ganhava a paisagem uma vez que desapareceriam os postes, cabos e cabines suspensas.

How fuel cells work

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