terça-feira, 26 de julho de 2005

Prisão perpétua

Sempre fui da opinião que a pena de morte não devia existir, por uma série de factores que não vou apresentar agora. Já em relação à prisão perpétua não tenho a mesma perspectiva. A prisão perpétua é sempre reversível caso surjam novas provas que ilibem o condenado, coisa que não acontece com a pena capital. Depois de executada...

Eu acho que temos de admitir que há pessoas que cometeram crimes horríves e que pura e simplesmente não são recuperáveis para a sociedade. E se postas em liberdade continuam a representar uma ameaça inaceitável.

É claro que isto pode dar origem a problemas práticos, como o excesso de ocupação das cadeias, a possibilidade de cairmos no extremo de considerarmos demasiados casos como sendo irrecuperáveis e outros certamente. Mas por princípio não vejo nenhuma objecção filosófica suficientemente forte que me leve a excluir a existência da pena de prisão perpétua.

BBC NEWS | Europe | Van Gogh killer jailed for life:
"Van Gogh killer jailed for life
Mohammed Bouyeri
Bouyeri was arrested shortly after Van Gogh's killing
A Dutch court has sentenced a 27-year-old radical Islamist to life in prison for the November murder of controversial film-maker Theo van Gogh."

Sem comentários:

Seguidores