sexta-feira, 15 de julho de 2005

BBC NEWS | Health | Prayer 'no aid to heart patients'

Um estudo médico conduzido nos EUA chegou à conclusão de que a reza não influenciava a o resultado (sucesso, ou morte) ou recuperação de pacientes submetidos a intervenção cirúrgica ao coração. O objectivo do estudo não era perceber se Deus ajudava ou não os pacientes, mas sim perceber se o bem estar e estado de espírito positivo causado ao paciente por ter alguém a rezar por ele, o ajudaria. De acordo com os resultados, a reza não qualquer influência. No entanto uma combinação de música, imagens e estimulação táctil trouxe alguns benefícios, se bem que estatísticamente pouco relevantes.

Como já disse aqui várias vezes sou agnóstico, mas não me custava acreditar que a fé de uma pessoa a ajudasse a superar uma doença. É que aquilo em que a pessoa acredita não tem necessariamente de ser verdade, basta que a pessoa acredite que é. Da mesma forma que o estado de espírito e postura de uma pessoa em determinada fase da sua vida podem influenciar o desfecho de uma situação de vida ou morte. Com o meu avô materno aconteceu isso. A minha avó tinha morrido uns dois anos antes, quando o meu avó teve uma complicação cardíaca com oitenta e poucos anos. Ele estava inconsciente quando foi para o hospital e já não voltou a recuperar. Mas o que os médicos disseram era que tinham tentado tudo mas ele pura e simplesmente já não queria continuar a viver. Outras pessoas em situações semelhantes acabam por conseguir recuperar.

BBC NEWS | Health | Prayer 'no aid to heart patients': "Praying for patients undergoing heart operations does not improve their outcomes, a US study suggests."

Sem comentários:

Seguidores