O Pentágono emitiu um relatório relativo à situação militar da China, apontando nomeadamente um crescimento no investimento em armamento destinado primariamente à reconquista de Taiwan. Mas também afirmam que o armamento adquirido pode indiciar uma futura postura agressiva da China em relação a outras potências. Se de facto a China tivesse intenções de invadir Taiwan e reclamar de vez aquele território então fazia sentido que se precavesse contra os EUA que sempre apoiaram a manutenção do actual estado de coisas entre a China e Taiwan. Mas parece pouco credível que a China tivesse outras intenções mais imperialistas que excedessem a conquista desta ilha.
É curioso verificar que os EUA apontam como censurável os gastos com a defesa chinesa que poderão ascender a 90 mil milhões de dólares, quando eles próprios gastam cerca de 400 mil milhões.
"O problema são os outros"
BBC NEWS | Asia-Pacific | US reports China missile build-up: "China has increased the number of short-range ballistic missiles on its coast opposite Taiwan, the US has said."
Sem comentários:
Enviar um comentário