quarta-feira, 1 de junho de 2005

Tabaco de mascar



Ouvi hoje na rádio a notícia de que entrou hoje em vigor na Suécia a proibição de fumar em locais públicos de diversão. Isso não me parece nada de extraordinário para um país como a Suécia, só me espanta ter levado tanto tempo. O que desconhecia por completo e realmente me espantou, foi a explicação para o facto de se esperar um grande apoio à medida. Note-se que o facto de o apoio ser grande não é o que me espanta. O que me espanta realmente é que esse apoio se deva a um hábito dos suecos, que na europa só é partilhado com os noruegueses, e que consiste em mascar uma pasta à base de tabaco, água e sal e a que chamam snus. Muitas suecos que desistiram de fumar passaram numa fase intermédia pela utilização do snus ou adoptaram-na em definitivo. Pelos vistos, tendo os fumadores uma alternativa que não causa incómodo a ninguém, não vão contestar a proibição.

Mas a ideia de os suecos, de quem se tem uma ideia tão civilizada, terem um hábito que tem tão má imagem, parece-me paradoxal. A imagem que tenho da prática de mascar tabaco foi construida pelos western modernos em que se vê cowboys com ar de quem não se lava há já vários meses, com dentes estragados e barba por fazer, a cuspir algo de cor indescritível para um escarradouro a dois metros de distância, que ao acertar-lhe o faz deslocar-se 15 centímetros com o impacto.

Tenho uma certa dificuldade em conciliar esta imagem com a que tenho dos suecos.

History of snuff (snus)

Sem comentários:

Seguidores