segunda-feira, 26 de junho de 2006

Portugal é campeão mundial de futebol robótico

No Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA ainda agora passámos os oitavos de final. Mas o campeonato de Futebol Robótico já acabou e conseguimos um primeiro e um segundo lugares. É uma boa vitória, mas sinto que ainda falta muito para que esta versão robotico-informática seja realmente uma simulação do que se passa no futebol real. Por exemplo, no futebol robótico não há cartões amarelos ou vermelhos, entradas duras, agressões com o jogo parado, etc. Para que este desporto possa um dia vir a ser de massas os investigadores terão de apimentar um pouco mais as interacções dos robots.

PortugalDiário - A informação actualizada ao minuto: as últimas notícias do país e do mundo.

P.S.: Nisso os robots e as mulheres são muito parecidos. Nos jogos de futebol feminino há muito pouca porrada.

quarta-feira, 21 de junho de 2006

Países visitados

Numa visita ao blogue da Vermelhinha encontrei este sítio onde se pode gerar um mapa mundo com todos os países visitados. Bestial. Nunca me tinha dado ao trabalho de contar mas parece que já visitei 17 países (16 se excluirmos Portugal), ou seja, 7% dos países. Não tá mal.

Só fico chateado por nunca ter visitado a Ásia, mas ainda tenho tempo.



create your own visited countries map
or vertaling Duits Nederlands

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Segway em Portugal


Hurra!!!

Já é possível alugar ou comprar Segways em Portugal. Ainda é um bocado caro, mas quem quiser experimentar este maravilhoso conceito de locomoção já o pode fazer mais ou menos por todo o país. Bom, talvez não por todo o país, mas também não é só em Lisboa e no Porto. Em Oeiras alugam o modelo mais básico por 180 €/dia aos dias de semana. Fim-de-semana e feriados é mais caro.

Segway Portugal
AWS - SEGWAY (Oeiras)

terça-feira, 6 de junho de 2006

666

Há p'rái uns energúmenos a dizer que hoje é o Dia da Besta, porque hoje é 6 de Junho de 2006 (6/6/6). O racional por trás desta afirmação é de uma imbecilidade a toda a prova. Primeiro porque já houve um dia que que seria muito mais fácil defender poder ser o Dia da Besta. O dia 6 de Junho do ano 6 da Graça do Senhor, pois claro. E que eu saiba não aconteceu nada de especial. Isto é, devem ter acontecido as maiores barbaridades, mas imagino que não tenham sido muito diferentes das dos dias 5 e 7 de Junho do mesmo ano.

É claro que para se poder dizer que hoje é o Dia da Besta é preciso usar a representação d/m/a, que ninguém usa. O mais parecido que se usa é d/m/aa, e nesse caso teríamos 6606, o que não é o Número da Besta. Mas se quisermos ser aldrabões, excluindo o dia de hoje já houve 200 potenciais Dias da Besta. Basta contabilizar todos os anos terminados em 6 e ignorar os restantes números. Ou seja, o ano 6, 16, 26, etcetera até 1996 (podem confiar em mim, são 200 dias, simulei no Excel. Também dava para chegar lá fazendo as contas mas não me apeteceu).

Olhem, sabem que mais? Amanhã falamos.

Bah!

P.S.: Palhaços!

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Concepção Inteligente

A Concepção Inteligente (Inteligent Design (ID)) é uma corrente pseudo-científica e neo-Creacionista que defende que a Teoria da Evolução é um disparate e que a realidade é que Deus criou tudo o que conhecemos. É claro que pela minha parte considero que esse movimento não passa de uma manobra politico-religiosa para tentar forçar o ensino da Criação nas escolas norte-americanas.

Portanto foi com grande surpresa e choque que me ocorreu uma ideia que sustenta a hipótese de uma concepção inteligente, pelo menos no que diz respeito ao corpo humano. Um dos princípios da ID é a designada "complexidade irredutível" (Irreducible complexity). Segundo este princípio, um sistema irredutivelmente complexo é aquele que não poderia funcionar se fosse mais simples do que na realidade é. Se percebi bem a ideia, se por exemplo o corpo humano funciona hoje como funciona e aceitarmos que não poderia funcionar igualmente se fosse mais simples, então isso constitui prova de que não é possível que o corpo humano tenha evoluído de uma versão mais simples. Caso contrário a versão inicial nunca teria funcionado. Isto a mim, e na minha infinita ignorância, parece-me um argumento completamente imbecil, porque obviamente o organismo mais simples dos nossos antepassados não desempenhava as mesmas funções da mesma forma. Mas pronto, eles lá acham que é um argumento válido.

Mas como tinha referido, ocorreu-me hoje ao dar sangue que pelo menos uma opção relativamente ao corpo humano parece indicar ter sido pensada para cumprir uma função específica que não poderá ser justificada por um processo evolutivo e de selecção natural, porque pura e simplesmente representa um perigo para qualquer pessoa. Estou a falar das veias à flor da pele, como é o caso das que temos nos braços e são utilizadas para dar sangue. Uma veia exposta representa um perigo porque se for rasgada num ataque resultará numa perda massiva de sangue . Portanto, se houvesse antepassados dos humanos que tivessem menos veias e artérias expostas, estariam em condições de sobreviver mais facilmente a ataques de animais selvagens ou de elementos de grupos rivais. Portanto é aceitável considerar os nossos antepassados nestas condições se tivessem reproduzido com mais sucesso, propagando os genes que dão origem a veias menos expostas. E ninguém poderá argumentar que as veias eram necessárias para fazer transfusões de sangue entre australopitecus. Nem parece haver nenhuma justificação evolutiva para esta característica de algumas veias. Mas hoje são necessárias para fazer transfusões e as hemodiálises e todas as outras coisas para as quais dá jeito ter as veias à vista. O que nos poderia levar a pensar que alguém com uma visão mais informada das necessidades dos humanos do futuro (o nosso tempo actual) tivesse achado que viríamos a beneficiar desta característica e que por essa razão nos teria concebido desta forma.

P.S.: Porra, nem acredito no tempo que perdi a escrever esta parvoíce

Mundial 2006 - más notícias para Portugal

Aparentemente a FIFA comunicou aos árbitros (in no uncertain terms) que se não pusessem em práticas as directivas da FIFA no que diz respeito a:
  • cotoveladas

  • entradas perigosas (ai o Petit e o Costinha)

  • puxar camisolas

  • perdas de tempo

  • mergulhar para o chão (ai jesus, estamos feitos!)

  • utilização de jóias

  • problemas nas barreiras

  • atitude em relação à equipa de arbitragem (pelo menos o João Pinto já não joga)


As coisas foram postas em termos muito claros. Se os árbitros não castigarem adequadamente as situações dentro destes oito tipos, podem ir preparando as malas porque dificilmente arbitram um segundo jogo.

Estamos perdidos!!!

BBC SPORT | Football | World Cup 2006 | Failing World Cup refs face axe: "Failing World Cup refs face axe
By Owen Phillips

Keith Hackett
Hackett says referees will know where they stand in Germany
Referees' chief Keith Hackett says officials who fail to implement Fifa's eight-point hit-list will be ruthlessly dealt with at this summer's World Cup."

Assim é que é!

Esta malta na Palestina é que sabe resolver os problemas. Ai a televisão é tendenciosa em favor da Fatah? O pessoal do Hamas juntou-se, foram lá a partiram aquela merda toda a tiro de metralhadora! Pelo menos ninguém se aleijou.

BBC NEWS | Middle East | Hamas gunmen storm Gaza TV studio: "Hamas gunmen storm Gaza TV studio
Breaking news graphic
Armed supporters of the Palestinian governing party Hamas have stormed a TV office in Gaza, complaining of bias towards the rival Fatah party."

Dádiva de sangue



E pronto, lá dei sangue mais uma vez. Detesto dar sangue. Não me faz impressão nenhuma ver a agulha a espetar, mas enerva-me estar ali a sentir a agulha no braço. Nunca me apetece activar a circulação abrindo e fechando o punho. E como tenho a tensão baixa leva imenso tempo a encher a trampa do saco. E ainda por cima não nos deixam fechar os olhos porque se o fazemos não sabem se estamos a dormir ou a desmaiar. Só me apetecia tirar a agulha do braço e fugir a correr.

Instituto Português do Sangue

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Terá Moore metido a pata na poça?


Michael Moore, o controverso realizador norte-americano, foi processado por um veterano de guerra do Iraque que perdeu ambos os braços num acidente no Iraque, por "alegadamente" Moore ter usado imagens suas no filme Farnenheit 9/11 sem sua autorização e descontextualizadas. Como estamos a falar dos EUA, trata-se de um processo de 85 milhões de dólares. Como é que eles chegam a estes valores?

BBC NEWS | Entertainment | Director Moore sued by US soldier:

"Moore's film won the Palme D'Or in 2004
A US war veteran is suing film-maker Michael Moore for $85m (£45m), alleging TV clips of him were used without his consent in documentary Fahrenheit 9/11."

Seguidores