terça-feira, 23 de maio de 2006

Se. O Caos e a Incerteza

Um dos factores que mais caracterizam a nossa sociedade dos dias de hoje é a quantidade de informação que temos disponível e ao alcance das nossas mãos. No entanto e apesar do manancial de informação de que dispomos continuamos a viver num mundo de incerteza. Apesar de sermos capazes de datar com precisão uma relíquia com milhares de anos encontrada em escavações arqueológicas, apesar de termos já deslindado todo o genoma humano, continuamos perante a incerteza em coisas tão actuais como um conjunto de crimes de pedofilia praticados durante anos a fio e sobre dezenas de crianças. Perante o nosso sistema judicial que se baseia na premissa de que um acusado é inocente até prova em contrário, e que, justiça lhe seja feita, é a única premissa aceitável, o mais que podemos fazer é observar o desenrolar dos processos judiciais e no fim aceitar a sentença que deles resultar. Uma vez que ainda não encontrámos melhor sistema, não podemos fazer mais que viver perante a incerteza que nos proporciona o conhecimento das fraquezas do sistema em vigor. Se o acusado for considerado culpado, mais não podemos fazer que esperar que ele realmente o seja. E se for inocentado é esperar com mais força ainda que a decisão esteja correcta. Mas é bem sabido que culpados foram já inocentados e inocentes condenados. Sendo claro que destas duas é a segunda a mais extraordinária e inaceitável. Mas esta incerteza reina em muitos outros quadrantes da nossa existência. Por exemplo, relativamente ao estado da economia. É impossível prever com grau de certeza razoável como se irá comportar a economia no futuro. E é também impossível analisar com credibilidade as causas e as responsabilidades do mau estado da economia de hoje. Será que se os nossos governantes tivessem sido outros, Portugal poderia estar hoje melhor do que está? Será que se as decisões tivessem sido diferentes a situação seria outra? A verdade, e para mim está é uma verdade incontornável e irrefutável, a verdade dizia eu, é que nunca saberemos. É uma tese minha que na história não há "ses". Por mais cenários que possamos traçar, a verdade é que nunca será possível determinar com um grau mínimo de razoabilidade o que se teria passado se algo tivesse sido diferente. As hipóteses são tremendas, incontáveis, imensuráveis. O Mundo, o sistema solar, a galáxia e a própria Existência, todos interagem com graus diferentes de proximidade, todos giram num caos de possibilidades. Cada ínfima partícula de nós, do ar que nos rodeia e respiramos, do chão que pisamos, cada neurónio dos nossos cérebros, se combinam de uma forma que não podemos prever e influenciam cada uma das nossas acções. As nossas experiências passadas, as decisões das pessoas que nos rodeiam, cada obstáculo que se nos apresenta, tudo molda o nosso futuro de maneira imprevisível. A cada momento poderíamos dizer Alea jacta est, os dados estão lançados, nada está nas nossas mãos.

4 comentários:

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Nada disso. Apenas constato as limitações do nosso conhecimento. Na realidade tinha escrito este texto há umas semanas mas por alguma razão tinha-me esquecido de o publicar.

Ronie Araujo disse...

Sábias palavras....

estou montando uma história de rpg e suas palavras me inspiraram demais...

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Eu já tinha encerrado este blogue, mas é sempre bom receber comentários positivos.

Boa sorte para a história de rpg. Já agora tinha curiosidade em saber de que forma é que este texto ia influenciá-la.

Ronie Araujo disse...

Que legal, achei que nunca ninguém iria ler esse comentário, mas então, eu estava pensando em montar uma história bem caótica, mas precisava de leituras sobre o assunto para me inspirar, e ao pesquisar no google achei o seu texto, sobre o caos e a incerteza, dizendo aquelas lindas palavras sobre coisas interessantes que me ajudaram e muito a desenvolver o enredo da aventura que eu menos previsível que eu já criei toda minha vida, pois eu elaborei muito bem um enredo, mas que pode tomar qualquer rumo possível, dependo de vários fatores que eu tornei como determinantes, acho que é só, obrigado mais uma vez e até mais...

Seguidores