sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Vão por muito mau caminho

Um amigo enviou-me um artigo do Guardian Unlimited que fala de algo curioso que está acontecer nos dias de hoje. Os EUA estão a usar campos de prisioneiros em países do antigo bloco soviético para deter indefinidamente suspeitos de terrorismo por períodos indeterminados e sem qualquer contacto com o exterior, na maior parte das vezes em condições desumanas. Mas o melhor do artigo é a referência a um pedido ao Congresso feito por Dick Chenney, Vice-Presidente dos EUA e Peter Gross, director da CIA, para isentar a agência das leis que proibem o tratamento desumano e cruel de prisioneiros. Esta gente quer poder fazer tudo o que lhes der na gana a qualquer pessoa que os olhe de lado. Se não for terrorista, azar.

Isto representa uma ameaça à Democracia tão grande quanto o terrorismo.

"EU to investigate secret CIA jails

Staff and agencies
Thursday November 3, 2005

The European commission is to investigate claims the CIA is holding al-Qaida captives at Soviet era compounds in eastern Europe.

The detention centres are part of a global internment network that includes Guantánamo Bay, Cuba and the Bagram air base in Afghanistan, according to the Washington Post.
(continuar a ler)"

in Guardian Unlimited

Sem comentários:

Seguidores