Um amigo enviou-me um artigo do Guardian Unlimited que fala de algo curioso que está acontecer nos dias de hoje. Os EUA estão a usar campos de prisioneiros em países do antigo bloco soviético para deter indefinidamente suspeitos de terrorismo por períodos indeterminados e sem qualquer contacto com o exterior, na maior parte das vezes em condições desumanas. Mas o melhor do artigo é a referência a um pedido ao Congresso feito por Dick Chenney, Vice-Presidente dos EUA e Peter Gross, director da CIA, para isentar a agência das leis que proibem o tratamento desumano e cruel de prisioneiros. Esta gente quer poder fazer tudo o que lhes der na gana a qualquer pessoa que os olhe de lado. Se não for terrorista, azar.
Isto representa uma ameaça à Democracia tão grande quanto o terrorismo.
"EU to investigate secret CIA jails
Staff and agencies
Thursday November 3, 2005
The European commission is to investigate claims the CIA is holding al-Qaida captives at Soviet era compounds in eastern Europe.
The detention centres are part of a global internment network that includes Guantánamo Bay, Cuba and the Bagram air base in Afghanistan, according to the Washington Post. (continuar a ler)"
in Guardian Unlimited
Sem comentários:
Enviar um comentário