quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Asteróide pode atingir a Terra em 2029

Vinha esta notícia ontem no Público. Já não é a primeira vez que se houve falar neste assunto, mas desta vez o asteróide está classificado com nível 4 na escala de Torino, uma escala de 0 a 10 que classifica o perigo que representam os objectos celestes para a Terra. Aparentemente, de acordo com os estudos disponíveis do movimento do asteróide, existe 1 possibilidade em 60 de este vir a atingir a Terra em 2029. Ora isto torna as coisas um pouco desconfortáveis, especialmente se tivermos em conta que as probabilidades de ganhar o Totoloto são bem mais modestas, mais precisamente 1 em 13.983.816, o que não impede que quase todas as semanas alguém ganhe o primeiro prémio.

Mas uma coisa que era referida na notícia e que me pareceu extremamente interessante. Existe uma organização chamada "Foudation B612" que se dedica ao objectivo "significantly alter the orbit of an asteroid by 2015". Ainda não tive tempo para explorar mas parece-me que será interessante. Na página de abertura diz que podemos ajudar. Será mais um projecto de computação distribuída?

2 comentários:

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Oi X. Sinceramente não me lembro como fui parar ao teu blogue. Talvez através do botão "Next Blog". Ou teria sido através de alguma pesquisa. Certamente que não através da pesquisa por vagina. Como já expliquei, a minha pesquisa teria sido ligeiramente diferente.

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Ahhh, bom, obrigado pelo elogio...mas a notícia sempre deu no Público que tem uma certa divulgação :-)

Seguidores