quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estrumpfes estalinistas

Segundo Antoine Buéno, as histórias de Peyo sobre os minúsculos seres azuis que nomeou de Estrumpfes (Schtroumpfs no original) são a descrição de uma sociedade estalinista. Esta leitura política dos estrumfes é uma delícia. Valeu uma boa gargalhada. Vou já recuperar os meus livros dos estrumpfes e não me posso esquecer de fazer este enquadramento quando contar as histórias aos meus filhos. Quem diria que esta série podia ser utilizada como introdução à política. Só há uma coisa que me faz confusão. Se o Papá Estrumpfe é a representação de Estaline, quem será a personagem histórica correspondente ao Gargamel, o mau da fita? Torna-se particularmente confuso porque Estaline foi uma besta abominável, mas nas histórias de Peyo, era o Gargamel quem ocupava o seu tempo a tentar destruir a povoação de seres azuis, recorrendo aos mais mirabolantes esquemas. Para o retrato histórico ser mais preciso seria necessário que, volta e meia, o Papá Estrumpfe levasse a cabo umas quantas purgas no aparelho político, deportações para locais remotos e gelados, eliminação física dos seus opositores e invasão de regiões vizinhas. E não me parece que a estrumpfina lhe escapasse...

in Público

Sem comentários:

Seguidores