quarta-feira, 19 de abril de 2006

Battlestar Galactica



Um amigo meu compra séries americanas e tem a amabilidade de mas emprestar. Entre estas séries encontra-se a nova versão da Battlestar Galactica, uma série que fez as minhas delícias quando eu era ainda um jovem rapaz, penso que já nos anos 80 (século passado, portanto).






Para além desta série tem-me emprestado várias séries do universo Star Trek, nomeadamente a série Deep Space 9 que também estou a ver actualmente. Mas a Galactica que nos EUA foi a responsável por pôr o canal SciFi no panorama das guerras de audiência e por destronar o franchising Start Trek, é de facto uma lufada de ar fresco. É verdade que ainda gosto da DS9, mas penso que o franchising Star Trek acaba por ser vítima do seu sucesso. Parece-me que ao racionalizar ao máximo os recursos disponíveis para as diferentes séries, acabaram por cair no síndrome da gaiola dourada. Ou seja, todas as séries se passam dentro do mesmo decor, transmitindo uma sensação de conforto e quentinho (that warm and fuzzy feeling) mas que ao mesmo tempo se torna um pouco asfixiante e claustrofóbica.



Mas voltando à Galactica, a série é certamente dos remakes melhor conseguidos da história da TV. A volta que deram às personagens não se ficou pelas mudanças de sexo. Estas passaram a ter profundidade e a ser verdadeiramente interessantes. Se fizermos um esforço para nos recordarmos das personagens da série original rapidamente chegamos à conclusão de que não passavam de personagens simpáticas e completamente bi-dimensionais. Aliás, toda a série original era para as audiências pouco exigentes do horário de domingo à tarde. De resto tudo na nova série parece ser melhor. Se excluirmos os efeitos especiais, que teriam obrigatoriamente de ser melhores, os argumentos dos episódios são claramente mais adultos, e nem sequer me estou a referir à recorrência do sexo na série. Os novos Cylon, agora com forma humana (ainda que na segunda volta da série original esse elemento já tivesse sido utilizado), é que serão talvez excessivamente evoluídos e penso que muito ainda terá de ser explicado se tivermos em conta por exemplo que já têm preocupações teológicas e até têm uma religião mais avançada que os humanos que ainda acreditam em múltiplos deuses.

É uma série é de facto excelente, sobretudo para apreciadores de Ficção Científica.

1 comentário:

Personalidade Bloguinho Portuga disse...

Se visses a nova ias pensar o mesmo que eu: na altura era muito pouco exigente.

Seguidores