Este país é uma trampa, por milhões de razões, sendo a que vou referir certamente uma das menos importantes. Mas é a que me está a enervar neste momento, por isso...
As pessoas que gostam de banda desenhada já analisaram bem como funciona o nosso país em termos de publicações de banda desenhada? É ou não é uma tristeza? Passo a descrever para quem não sabe.
Este país, não sei se por ser minúsculo, se por ser um país de gente pobre o com outras prioridades que não comprar BD, é um deserto em termos de publicações de BD. As grandes escolas de BD de qualidade, isto é, BD com boas histórias e bom traço, são basicamente três: a escola Norte-Americana, a escola Franco-Belga e a Japonesa. Depois existem outras fontes de BD, como o Brasil, mas que não me seduzem e vivem muito à custa do humor em formato tira de jornal como "Os Skrotinhos".
A BD norte-americana vive essencialmente à custa de dois tipos diferentes. Por um lado a BD de super-heróis, sendo as principais editoras a DC Comics e a Marvel, e por outro as BD humorísticas estilo tira de jornal como o Calvin. A DC e a Marvel primam mais pela quantidade que pela qualidade. Têm publicações mensais, que já coleccionei quando era miúdo e têm publicações mais esporádicas e mais cuidadas em formato de história completa. Em Portugal as edições Marvel e DC são publicadas com a mesma periodicidade que nos EUA e os fãs deste tipo de BD vão-se safando.
A escola japonesa na forma dos Manga tem pouca publicação em português mas a Fnac importa alguma Manga em francês e penso que existe uma ou outra loja especializada que também se dedica à importação deste tipo de BD.
Finalmente, a escola franco-belga, a minha preferida, historicamente tem bastantes albuns publicados em português, mas a cadência de publicação é muito reduzida. E vê-se um fenómeno tremendamente irritante que é publicarem um ou dois albuns de uma colecção e depois ter de se esperar tempos infindáveis por novos albuns. Tenho umas quatro colecções começadas mas que não avançam. E a coisa é tanto mais irritante quanto a Fnac importa as versões francesas, o que demonstra que os albuns estão a sair mas que as editoras portuguesas não os publicam. Se eu lesse em francês estava feliz da vida. Comprava os originais e borrifava-me para as versões portuguesas. Infelizmente não é o caso, por isso tenho de me resignar ao prolongado calendário das editoras portuguesas. Alternativamente podia tentar comprar as edições traduzidas para inglês, mas se adicionarmos os portes de correio, os preços são proibitivos.
Outro dos problemas que existe para quem gosta de BD é a fraqueza dos sítios na net dos editores.
A Meribérica-Liber, uma das editoras mais importantes do país, tem há anos e anos apenas uma página inicial em construção que não diz absolutamente nada. Antes ainda tinha uma daqueles sinais das obras agora é simplesmente uma página em branco. Há uns tempos correram informações de que esta editora estava perto da falência.
A Editorial Verbo tem a obra completa do Tintin e pouco mais de jeito, mas pelo menos dá para listar a colecção toda.
Depois temos a BookTree que editou uns albuns interessantes. O sítio desta editora é esteticamente muito pobre e falta-lhe um plano das próximas publicações. Mas pelo menos parece listar todos os albuns já publicados e oferece boa informação sobre estes.
A editora que tem o melhor sítio em Portugal é a Devir que actualmente publica a Marvel em português e daí talvez o seu sucesso mas que tem muito mais BD, incluindo brasileira e franco-belga.
Mas se quiserem ver como é que é um sítio a sério podem espreitar a Les Humanoides Associes editora francesa por exemplo da série "O Incal" e "A Casta dos Meta-Barões", ambas (lentamente) publicadas pela Meribérica-Liber. Só para terem uma ideia, o último album desta última série publicado em Portugal é o número 3 e foi publicado em 2000. Em França a Humanoides publicou o número 8 em 2004.
Entretanto encontrei um sítio sobre a BD em Portugal que embora seja muito fraco em termos gráficos tem muito informação e constitui uma boa base de pesquisa: BD Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário