sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Paciência de chinês

Estive de férias a primeira quinzena de Agosto, de maneira que esta semana tenho tido uma certa dificuldade em concentrar-me, especialmente porque tenho de estudar um conjunto de documentos que não são propriamente muito estimulantes.



Por alguma razão lembrei-me de um documentário que vi há uns anos sobre a revolução comunista na China. Quando a revolução rebentou, as embaixadas dos EUA foram evacuadas e a documentação destruída com recurso a shredders, aquelas máquinas que cortam papel em tirinhas muito pequeninas, precisamente para que não possam ser lidos à posteriori, e das quais não sei o nome em português. Infelizmente os americanos subestimaram a perseverança e vontade dos chineses em ler aqueles documentos, que conseguiram reconstituir grande parte dos documentos como se fossem puzzles. Se alguém alguma vez precisasse de um exemplo de dedicação, paciência e perseverança, acho que este deve ser dos melhores.

Sem comentários:

Seguidores