domingo, 29 de setembro de 2013

Produção de energia a partir de águas residuais

Ouvi isto em vários dos podcasts que sigo e achei maravilhoso. Actualmente já é possível produzir electricidade a partir de águas residuais, sejam elas domésticas ou industriais. Isto é conseguido através de baterias microbianas.

De acordo com a introdução do artigo científico [Xing Xie et al., Microbial battery for efficient energy recovery], "micróbios num ânodo oxidam matérias orgânicas dissolvidas, libertando electrões para um circuito externo, a partir do qual a energia pode ser extraída.Os electrões entram então num eléctrodo de estado sólido que mantém esse estado enquanto os electrões se acumulam dentro deste. O eléctrodo de estado sólido é retirado periodicamente da bateria, oxidado e re-instalado para uma produção de energia sustentada. Não é introduzido oxigénio molecular na bateria e são evitadas membranas de permuta de iões permitindo eficiências elevadas na recuperação de energia."

O principal obstáculo à utilização generalizada desta tecnologia prende-se com a utilização de prata no fabrico da bateria, o que encarece a sua produção. Um dos principais objectivos da utilização desta tecnologia seria a redução ou eliminação das necessidades de produção de energia para tratamento de águas residuais, podendo eventualmente vir a ser possível que seja possível produzir mais electricidade do que a que é consumida por este tratamento. Isto seriam muito boas notícias principalmente para países em vias de desenvolvimento em que os custos de tratamento de águas residuais são muitas vezes proibitivos.

Sem comentários:

Seguidores