This blog's purpose is to help me consolidate my thoughts about science, politics and social issues, whatever. Past entries all in Portuguese, current ones either in English or Portuguese. Depends on context.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Não há p'rái uma ilha deserta?
Às vezes ponho-me a pensar se ainda existirão pequenas ilhas desertas capazes de sustentar uma pessoa até ao fim dos seus dias. Teria de ter água limpa, animais, peixes e frutos. Não esquecendo uma boa ligação à net, claro... Não, agora a sério. Por vezes sonho com uma estadia forçada numa ilha deserta. Um dia a dia dedicado à sobrevivência, à criação de um abrigo, à exploração do ambiente circundante, à construção de ferramentas, armas de caça, ao fabrico de roupas e utensílios para cozinhar, etc. Quanto mais exótica for a ilha, maiores os riscos. Animais perigosos, doenças, frutos venenosos e tempestades são riscos associados a uma situação de sobrevivência numa ilha que podem tornar a vida muito complicada. E pequenas coisas ainda mais simples podem significar o fim. Por exemplo, um corte infectado, uma reacção alérgica. O filme "O Náufrago" (Cast Away de Robert Zemeckis) ilustra bem a situação quando Chuck Noland (Tom Hanks) se vê obrigado a arrancar um dente com ferramentas cirúrgicas de precisão (um patim de patinar no gelo e um calhau da praia). Mas de todos os riscos não sei se a solidão não será o maior. Será que a ausência de contacto humano levaria qualquer pessoa à loucura? Será que numa situação destas uma depressão pode sobrepor-se ao instinto de sobrevivência? Será que um náufrago pode pura e simplesmente desistir de viver, parando de se alimentar até a morte chegar?
Chuck Noland minimizou a solidão imaginando Wilson, um companheiro fictício materializado com a ajuda de uma bola de voleibol que um dia acabaria por se furar. Chuck chegou mesmo a discutir violentamente com Wilson e a cortar relações com ele. Algo de que rapidamente se arrependeu.
Voltando aos pormenores práticos, o fogo não é essencial, mas ajuda muito. A comida cozinhada é mais segura, permite ferver água e aumenta a segurança contra animais selvagens. Mas fazer fogo nem sempre é tarefa fácil.
Um náufrago estaria perante muitos desafios, mas será que conseguiria chegar a velho?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário