domingo, 29 de setembro de 2013

Produção de energia a partir de águas residuais

Ouvi isto em vários dos podcasts que sigo e achei maravilhoso. Actualmente já é possível produzir electricidade a partir de águas residuais, sejam elas domésticas ou industriais. Isto é conseguido através de baterias microbianas.

De acordo com a introdução do artigo científico [Xing Xie et al., Microbial battery for efficient energy recovery], "micróbios num ânodo oxidam matérias orgânicas dissolvidas, libertando electrões para um circuito externo, a partir do qual a energia pode ser extraída.Os electrões entram então num eléctrodo de estado sólido que mantém esse estado enquanto os electrões se acumulam dentro deste. O eléctrodo de estado sólido é retirado periodicamente da bateria, oxidado e re-instalado para uma produção de energia sustentada. Não é introduzido oxigénio molecular na bateria e são evitadas membranas de permuta de iões permitindo eficiências elevadas na recuperação de energia."

O principal obstáculo à utilização generalizada desta tecnologia prende-se com a utilização de prata no fabrico da bateria, o que encarece a sua produção. Um dos principais objectivos da utilização desta tecnologia seria a redução ou eliminação das necessidades de produção de energia para tratamento de águas residuais, podendo eventualmente vir a ser possível que seja possível produzir mais electricidade do que a que é consumida por este tratamento. Isto seriam muito boas notícias principalmente para países em vias de desenvolvimento em que os custos de tratamento de águas residuais são muitas vezes proibitivos.

Seguidores