quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Finito

Este blogue terminou. Descobri que já não era tão anónimo quanto eu desejaria, pelo que está na altura de procurar outras paragens.

Fico um pouco triste porque este blogue constrói a minha identidade blogueana. Com mais de 300 textos (parece não existir nenhuma maneira expedita de saber quantos ao certo) a minha própria memória e maneira de pensar estão de certa forma aqui representadas. E porque já tenho mais de 5.800 visitas neste e vai levar muito tempo a atingir tal valor no novo. Por outro lado, na prática só tinha um leitor assíduo e mais importante, que discutia os meus textos. O que me leva a pensar que estes contadores de visitas são um pouco irrelevantes, porque não contam o que realmente interessa. No meu próximo blogue vou investir um pouco no sentido de arranjar um contador mais realista.

Nesta despedida cheguei à conclusão de que existem apontadores para este blogue em 3 outros blogues, o que não deixa de ser interessante. Aparentemente as autoras dos blogues Insular, Lote 5 – 1º Dto. e O Meu Anel acharam que o meu blogue era suficientemente interessante para o incluírem nas suas listas.

E pronto, é isso. Vou montar a tenda noutro lado.

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

P'lamor de Deus!!!

A CBS achou que seria boa ideia dividir os concorrentes do seu reality show "Survivor", por tribos étnicas. O que isto quer dizer é que na fase de grupos vamos ter uma tribo de brancos a concorrer contra uma tribo de negros, uma tribo de asiáticos e uma tribo de hispânicos. Em termos de audiências isto deve resultar, mas sempre quero ver o resultado desta linda ideia na paz social dos EUA. Sugiro que na série a seguir façam o programa com tribos religiosas.

BBC NEWS | Entertainment | Protests over Survivor 'tribes': "Protests over Survivor 'tribes'
Survivor contestants
A lawyer, police officer and guitarist are among the 'castaways'
Officials in New York are campaigning to stop the broadcast of a new series of reality show Survivor which divides contestants into ethnic 'tribes'."

quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Diz o Presidente da Síria

"This means creating a state of enmity between Syria and Lebanon.

First, it robs Lebanon of its sovereignty. No single state in the entire world would tolerate deploying foreign troops on its border posts unless there is a state of war with the other state...

The second point is that it signals a hostile stance towards Syria. Naturally, it will create problems between Syria and Lebanon."

E para além disso também dificulta imenso a entrega de armas ao Hezbollah

BBC NEWS | Middle East | Syria warns over UN peacekeepers

terça-feira, 22 de agosto de 2006

E não se podem exterminá-los?

A Coreia do Norte é um verdadeiro paiol de dinamite fora de prazo a babar nitroglicerina numa área de grande instabilidade sísmica. Este país é um verdadeiro buraco negro. Quase nada se sabe sobre o que se passa dentro dele. Apenas se sabe que é liderado por um maníaco seriamente afectado pelo síndroma do homem baixo, com um penteado assustador e que detém a bomba nuclear e misseis capazes de atingir a Coreia do Sul (ok, não é grande coisa, quase que a podiam atirar à mão), Japão, China e a Rússia. É um país tecnologigamente estagnado, sem qualquer tipo de liberdade de imprensa, com uma economia em frangalhos, onde se estima que existam mais de 200.000 presos políticos e em que desde 1990 terão morrido cerca de 2 milhões de pessoas por causa da fome. De resto pouco mais se sabe. Têm medo dos islmitas radicais? Têm medo do Irão? Pelo menos desses ainda se sabe alguma coisa.

BBC NEWS | Asia-Pacific | N Korea condemns US-South drills: "N Korea condemns US-South drills South Korean special warfare command's soldiers, weapons at the ready, ride on inflatable boats during a sea infiltration drill in Taean, west of Seoul, 17 Aug 2006.
US and South Korean troops hold joint exercises every year North Korea has threatened to take pre-emptive action in response to US-South Korean military drills currently taking place in the region."

Perfil da Coreia do Norte

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

San Fernán

Guerra contra o terrorismo

Esta expressão parece-me extremamente enganadora. Quem fala em guerra contra o terrorismo parece querer dar a entender que é uma guerra como as outras, que um dia poderá vir a ser ganha e que depois podemos ir todos para casa, lambem-se as feridas, lamentam-se os feridos, os estropiados e os mortos e entra-se num período de esperança e prosperidade com o desejo utópico de que não volte a acontecer. Mas a guerra contra o terrorismo não é mais que uma variação da luta contra o crime. Alguma vez alguém conseguiu derrotar o crime? Conhecem algum sítio onde este não exista em alguma das suas formas? O terrorismo - o terror - é uma ferramenta que organizações de carácter religioso e/ou político utilizam para conseguir atingir os seus fins. Enquanto existirem organizações desta natureza que aceitem o princípio de que os fins justificam os meios, existirá terrorismo.

E o resto é conversa.

Dormitório espacial

Como já descrevi num artigo antigo, a exposição prolongada (semanas, meses) a micro-gravidade causa alterações pouco desejáveis no organismo. Por outro lado, vi uma entrevista a uma astronauta norte-americana em que ela contava algo que eu já desconfiava: o Espaço é o melhor sítio do Universo para dormir. Não há posições desconfortáveis, até porque o corpo humano quando em repouso e na ausência de gravidade assume sempre a mesma posição. É uma posição semelhante à que adoptamos quando estamos de barriga para baixo a flutuar na água sem nos mexermos. As costas tendem a arquear e os braços ficam ligeiramente para a frente. Ao pensar nestes dois aspectos da micro-gravidade lembrei-me que uma hipótese para um futuro não muito longínquo seria que as pessoas trabalhassem na Terra mas tivessem as suas habitações no Espaço. Trabalhar no Espaço é um pouco complicado porque nada se comporta como estamos habituados. O simples facto de pousar uma coisa em cima de uma mesa não faz sentido porque sem gravidade essa coisa não fica pousada, fica a flutuar e pode simplesmente ir-se embora. Como é que as pessoas teriam um secretária? A não ser que esta estivesse coberta de velcro e da mesma foram que todos os objectos. É claro que ter as habitações no espaço também teria os seus problemas. Como é que se cozinhava? Teria de ser tudo no microondas ou no forno. Tachos e frigideiras esqueçam, a comida estaria constantemente a flutuar pela cozinha. Trabalhar com fluídos como azeite e leite seria um pesadelo. Para além disso, para manter a forma física e não sofrer de osteoporose e de perda muscular, as pessoas teriam de passar a maior parte do tempo na Terra, ainda não se arranjou uma maneira de evitar esses efeitos secundários da ausência de gravidade. Acho que não há solução, a única hipótese seria usar o espaço como dormitório e local para a prática de sexo (embora essa também deva ser complicada).

Seguidores