terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Moss usou cocaína?

E depois?

Alguém me explica isto? Alguém conhece a lei inglesa relativa a este assunto? Por que carga de água é que a mulher tem de ir prestar declarações à polícia?

Enviei uma mensagem à polícia metropolitana de Londres a perguntar isto, pode ser que tenham um tempinho para responder

BBC NEWS | UK | Police quiz Moss over 'drug use'

sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

O futuro em quatro cenários

Encontrei uma notícia na BBC sobre um estudo em que é afirmado que os grandes construtores de automóveis estão a arrastar os pés no que diz respeito à aplicação de combustíveis alternativos aos automóveis. O que eu achei interessante no estudo foi a identificação de 4 cenários possíveis do que poderá vir a ser a vida daqui a 50 anos:

  • Movimento Perpétuo - a procura por meios de transporte continua elevada graças continuação da globalização. Os carros serão mais rápidos mas também mais ecológicos, o transporte aéreo continuará a ter alguma popularidade mas será caro

  • Colónias urbanas - o ambiente é uma das maiores prioridades do Governo. A utilização de automóveis é cara e limitada. Os transportes públicos são muito utilizados mas as áreas rurais são penalizadas.

  • Comércio tribal - a crise energética deu origem a desemprego em massa. As viagens de longa distância são um luxo que poucos podem pagar. Para a maioria das pessoas o Mundo reduziu-se a pequenas comunidades.

  • Boas intenções - Duras medidas governamentais restrigem as emissões de carbono. O número de viagens desce mas o mercado não foi capaz de oferecer alternativas energéticas.


O primeiro cenário parece ainda ser o melhorzinho, mas mesmo assim dá a ideia de uma certa claustrofobia no futuro. É melhor fazerem as vossas viagens agora, que daqui a uns anos pode já não ser possível.

BBC NEWS | UK | UK Politics | Car firms 'blocking green fuel'

O Código de Da Vinci vai a julgamento

Vai ser feito um julgamento simulado em Vinci, Itália, para rebater os "factos" descritos no famoso livro de Dan Brown. Acho impressionante o poder da escrita deste homem, que para além de 10 outros livros escritos para rebater o seu, ainda consegue levar a um julgamento com peritos de arte e historiadores. E à revolta da Igreja. Benzó Deus.

BBC NEWS | Entertainment | The Da Vinci Code put 'on trial': "Art experts and historians are staging what has been described as a mock trial to examine the claims made in hit novel The Da Vinci Code."

quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Concorrência à Sony (livro electrónico)

leitor de livros electrónicos Iliad
Clique para ver mais


A iRex Technologies está a trabalhar num leitor de livros electrónicos semelhante ao Sony Reader, mas com algumas melhorias. A tecnologia do ecrã é a mesma, baseia-se no ecrã de tinta electrónica da eInk, mas o aparelho permite ainda escrever notas e sublinhar texto. Tal como num PDA, o ecrã é sensível ao toque, mas com o preciosismo de ter 256 níveis de pressão, sendo possível de uma maneira intuitiva escrever mais ou menos carregado. Para além disso terá a capacidade para obter conteúdo através de internet sem fios. Será ainda possível ligar uma daquelas chaves USB com conteúdo digital. Actualmente permite ler documentos nos formatos PDF, XHTML, texto, MP3, mas prometem que virá a suportar mais formatos. O único senão, que dá para prever pelas características, é que deve ser muuuuito caro.

Características (PDF)

Sony Reader já tem preço


Clique para ver maior

Pelo que li neste artigo, o novo livro electrónico da Sony vai custar cerca de 359 USD, o que ao câmbio de hoje da cerca de 287 €. É caro, mas é o preço da novidade.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Dias perfeitos

Recebi uma mensagem, obviamente escrita por uma mulher, comparando o dia ideal de um homem com o de uma mulher. A ideia é sempre mais ou menos a mesma, ou seja, demonstrar que as mulheres são uns seres delicados e sensíveis, enquanto que os homens são uns alarves. Ora leiam com atenção:

Um dia perfeito para uma mulher:




08:15Desperta com abraços e beijinhos.
08:30Na balança, pesa 1 Kg menos do que ontem.
08:45Pequeno-almoço na cama, sumo de laranja e croissants.
09:15Banho de imersão com uma fragrância exótica.
10:00Ligeira sessão no clube com o seu simpático, treinador pessoal musculado e gay
10:30Tratamento facial, manicure, shampoo, cabelo.
12:00Almoço com a melhor amiga numa esplanada.
12:45Repara, de longe, que a mulher do ex-namorado engordou 20Kgs.
13:00Compras com amigas, arranja algo especial para si mesma.
15:00Sesta.
16:00Recebe em casa uma dúzia de rosas, mandadas por um admirador secreto.
16:15Ligeira sessão no clube, seguida de massagem.
17:30Escolha da roupa para jantar.
19:00Jantar romântico à luz das velas, com dança.
20:00Surpreendida por uma jóia à sobremesa, como prova de amor.
21:30Duche quente, sozinha.
22:00Faz amor prolongadamente, com uma suave música de fundo.
23:00Carícias, segredos e beijinhos de "foi tão bom".
23:15Adormece nos braços dele, fortes e gentis.


Um dia perfeito para um macho :


06:00Despertador.
06:15Br...ch....
06:30Cagada massiva enquanto lê as páginas de desporto do jornal.
07:00Pequeno-almoço. Bife, ovos, torradas, café.
07:30Chega a limousine.
07:452 Gin tónicos no caminho para o aeroporto.
08:15Jacto privado para Faro, Algarve.
09:30Limousine para o golfe da Quinta do Lago.
09:45Joga os primeiros 9 buracos, acaba com 2 abaixo do par.
11:45Almoço. 2 dúzias de ostras ao natural. 3 CINTRAS.
12:30Joga os 9 buracos finais, acaba com 4 abaixo do par.
14:15Limousine de volta ao aeroporto. 2 Jack Daniels.
14:30Jacto privado para o Funchal. Sesta.
15:15Pescaria de fim de tarde, num iate com tripulação feminina em top-less.
16:30Apanha um espadarte com 350 Kg, novo record do mundo.
17:00Jacto privado de volta a casa. Massagem por hospedeira asiática.
19:00Vê as notícias na TV. Sócrates é preso por fraude. Sampaio parte para o exílio.
19:30Jantar. Lagosta, Dom Perignon, Bife do Lombo, Caves Velhas tinto de 67.
21:00Relax depois do jantar com um Cognac Augler 1789 e um charuto Cohiba.
22:00Sexo selvagem com duas ninfomaníacas de 18 anos.
23:30Massagem e jacuzzi.
23:45Sozinho na cama.
23:50Solta um peido de 12 segundos e 4 oitavas. Vê o cão fugir do quarto.
23:55Ri-se até adormecer.


Eh pá, isso não faz sentido nenhum. Então depois de um jantar às 20h00 ela vai tomar um duche quente às 21h30? E tá-se mesmo a ver que em 1h30 ela tem um jantar romântico à luz das velas e ainda dança por cima. E ficamos na dúvida se num dia ideal de uma mulher ela deve estar com prisão de ventre, se guarda o "serviço" para o dia seguinte ou se a cagada é tão ligeirinha que nem vale a pena mencioná-la. E não acham curioso como o PT (personal trainer) é convenientemente gay?

O dia ideal do homem está porreiro excepto talvez pelo facto de eu preferir a cagada depois do pequeno-almoço. Não sei, para mim funciona melhor. E a secçao desportiva também não faz o meu género. E é claro, o homem deste dia é seguramente de direita.

terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Ai se eu me vejo ali...


Sierra Nevada


Esta é uma foto da Serra Nevada, lá para os lados de Granada, Espanha... como toda a gente sabe, aliás. A Serra Nevada está algures no meu futuro próximo. Ainda este Inverno devo quebrar um jejum de mais de 2 anos imposto por um certo e determinado rapazinho, que curiosamente tem ele próprio 2 anos. A criança não vai uma vez que ainda é um pouco instável em termos de constipações e especturações e coisas do género. E a minha mulher também não vai porque infelizmente não temos com quem deixar o miúdo. Ela também gosta muito de snowboard, mas faz o sacrifício de não ir e ficar com o nosso filho porque aparentemente a perspectiva de me ouvir chorar pelo snowboard mais um ano inteiro é muito mais assustadora e deprimente do que ficar uns dias sozinha com o miúdo. Ao que parece eu falo de snowboard um número absurdo de vezes...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Mas... sem paraquedas?



Este lunático propõe-se saltar de um avião, voar com o fato que vêem na fotografia e aterrar em segurança... mas sem usar um paraquedas. Neste momento ele já usa o fato para controlar o voo e está a melhorá-lo e a fazer os estudos necessários para atingir o referido objectivo. Espero que a primeira tentativa não doa muito.

Jeb Corliss set to revolutionize skydiving

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Deus está zangado com os EUA

O presidente da câmara de New Orleans entusiasmou-se e conseguiu dizer um chorrilho de disparates difícil de bater nos próximos tempos... bom, não é difícil de bater porque o que não falta neste mundo são imbecis, mas pronto, disse uma quantidade considerável de absurdos em relação aos quais se veio depois a arrepender. Ray Nagin, que se viu bastante após o furacão Katrina ter feito do bom e do bonito lá pelos lados de New Orleans, resolveu fazer as seguintes afirmações no Dia de Martin Luther King:

- Deus está zangado com os EUA por estar a fazer uma guerra no Iraque sobre falsos pretextos
- Sugeriu que o furacão Katrina era a punição divina por esta guerra
- E finalmente disse que Deus queria que New Orleans fosse uma cidade habitada maioritariamente por negros

Mas em que raio de Deus é que esta gente acredita que decide utilizar um furacão para punir um país, matando crianças que seguramente nada têm a ver com seja que guerra for? Não seria mais prático fulminar o George Bush e todos os outros são realmente responsáveis pela guerra? E por que carga de água é que Deus havia de preferir que New Orleans fosse habitada por negros ou amarelos ou azuis? Rai's me partam se percebo o modo de pensar destas pessoas.

BBC NEWS | Americas | US mayor regrets 'God comments'

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

BBC NEWS | Americas | Elderly US killer is put to death

BBC NEWS | Americas | Elderly US killer is put to death

Mais um condenado à morte nos EUA que acaba por ver a pena executada... bem, neste caso o senhor era cego, por isso não viu grande coisa. O que eu acho curioso nesta notícia é que um dos fundamentos para os pedidos de clemência foi que o senhor, que por acaso era um homicida e mandante de homicídios, era cego, doente e vivia numa cadeira de rodas. Ainda que eu seja contra a pena de morte, não vejo que estes argumentos ajudem muito ao pedido de clemência para Clarence Ray Allen. Quando muito seriam argumentos a favor da execução, visto adicionarem à punição uma caracter de misericórdia. Se quisessem prolongar o seu sofrimento então sim, deviam mantê-lo vivo e deixá-lo cumprir o resto da pena de prisão perpétua no corredor da morte.

Os defensores da pena de morte consideram-na como a aplicação da justiça, mas será mesmo? Toda a gente morre, e com a evolução dos conceitos de humanidade e defesa dos direitos humanos, as formas de execução são cada vez menos crueis, procurando-se sempre garantir que os executados não sofrem. Todos os dias pessoas que nunca fizeram mal a uma mosca morrem em sofrimento e mais tarde ou mais cedo todos morremos. Por isso a pena de morte como factor de punição parece-me um pouco inútil. No fundo é apenas antecipar aquilo a que ninguém pode escapar.

A verdadeira punição é a prisão, especialmente no caso da prisão perpétua. É uma pessoa ver-se despojada da sua liberdade e concretizar que nunca mais vai ver outra coisa que não sejam aqueles muros, aquela cela. Conheço quem por motivos profissionais tenha de visitar instituições profissionais e quando de lá saiem vêm com o dia estragado. O ambiente de uma prisão é descrito como algo opressivo, agressivo, escuro, degradante. Mesmo para alguém que só lá vai estar umas horas.

É claro que não consigo pôr-me na pele de um homicida de 76 anos, cego e doente. Mas com algum esforço acho que se pode afirmar com alguma segurança que se estivesse nessas condições e a alternativa à pena de morte fosse a prisão perpétua, muito proavelmente encararia a perspectiva da minha execução com algum alívio.

Diário em imagens



A Microsoft tem um pendor um pouco big-brotheriano e este projecto mais do que roçar, faz mesmo uma secante a esse conceito. Mas não deixa de ser extremamente interessante. A ideia é gravar até 2.000 imagens por dia num aparelho do tamanho de um crachá. O dispositivo que ainda se encontra em fase experimental tira uma fotografia quando detecta alterações da luz ambiente, movimento, a presença de outra pessoa e o tempo. Para além da imagem a SenseCam grava também informações relativas à temperatura, luz, movimento, imagens com luz próxima do infra-vermelho. Poderá ainda ser possível ligar a SenseCam a aparelhos de monitorização dos sinais vitais, servindo esta como um género de uma caixa preta em caso de acidente, oferecendo aos socorristas e médicos informação útil para determinar o estado de saúde e o tipo de acidente. É claro que toda esta informação poderá também ser utilizada contra o próprio proprietário do aparelho, mas para mim que sou extremamente esquecido este brinquedo seria mesmo muito útil.

Sensors and devices - SenseCam

segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Finalmente?

Um dos brinquedos que estou há alguns anos à espera que o mercado ponha à disposição é um leitor de livros electrónicos que use a tecnologia de visualização tipo tinta electrónica e que seja realmente prático.


A Sony já tinha posto à venda no Japão o Librié, que me parece ter sido um flop e que talvez por isso nunca tenha sido vendido internacionalmente. Alguns fanáticos importaram a versão japonesa e um grupo ainda menor dedicou-se a tentar crackar o aparelho que tinha sérias limitações ao nível do tipo de ficheiros que permitia visualizar. Na prática a Sony fez mais uma das suas e limitou a importação de ficheiros aos livros que disponibilizou na sua loja na net, o que limitava seriamente o interesse que alguém pudesse ter no aparelho. Mais tarde disponibilizou aplicações que convertiam ficheiros de outros formatos para o formato aceite pelo Librié. Mas esse era só um dos problemas do leitor electrónico. O facto de toda a interface ser em japonês e de o tempo de mudança de página ser bastante longo reduziram ainda mais as vantagens que este aparelho poderia ter.



Mas eis que entra em cena o Sony Reader. Ainda não vi nenhuma crítica ao aparelho que aliás ainda não está à venda. Mas olhando para ele e de acordo com as informações que obtive há algumas coisas que são óbvias:

  • parece mais robusto

  • parece ter uma interface mais amigável

  • a interface é em inglês

  • pode ler ficheiros em formato PDF e JPEG

  • o ecrã mostra 4 níveis de cinzento

  • aceita cartões de memória do tipo Memory Stick e Secure Digital (SD)


O facto de poder ser utilizado como leitor de mp3 pode servir como mais um incentivo, se bem que pare mim não tem grande interesse e servirá mais para reduzir o tempo da bateria. Parece-me que a grande vantagem é a possibilidade de ler textos em PDF, o que tendo em conta que nos dias de hoje se consegue converter qualquer documento para este formato alarga grandemente os horizontes deste novo dispositivo. Ainda há grandes discussões relativamente a limitações do aparelho em mostrar textos num formato agradável e dinâmico e em relação à possível dependência relativamente a formatos proprietários de ficheiros.

Actualmente as seguintes editoras de livros e manga (BD japonesa) já têm acordos com a Sony para editar os seus livros em formatos compatíveis:

  • Random House

  • HarperCollins Publishers

  • Penguin-Putnam

  • Simon & Schuster

  • Time Warner Book Group

  • Tokyopop (editora de Manga)




Também é possível ler BD, mas limitada aos 4 níveis de cinzento

Para mim a grande vantagem destes dispositivos é a sua capacidade para armazenar centenas de livros, artigos obtidos na net e o facto de serem muito mais práticos que um livro. Se considerarmos iniciativas como o Projecto Gutemberg que já digitalizou milhares de clássicos da literatura que já não estão sujeitos a direitos de autor, é fácil de ver que com um aparelho destes podemos ter acesso a um universo quase inesgotável de livros.

O Sony Reader ainda não está à venda. O lançamento nos EUA está previsto para a próxima Primavera, o que arrefece um pouco os entusiasmos, principalmente se nos recordarmos que estamos no cú da Europa. Seguramente que não vai estar disponível no meu aniversário. Não faço ainda ideia de quanto custará, mas para referência o Librie custava cerca de 430 €... sem portes.

P.S.1: para quem esteja interessado neste aparelho é possível receber um aviso quando estiver disponível. Podem fazê-lo aqui.

P.S.2: entretanto encontrei informação adicional sobre o antecessor do Reader, o Librié. Este artigo explica como converter textos para o Librié. Para além disso li algo que não sabia. A Dynamism exporta os Librié para fora do Japão já com o sistema operativo em inglês.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Cabeçalho desonesto

O DN noticia a morte de um jovem esmagado por um comboio na estação de Belém, após ter sido empurrado por um indivíduo com perturbações mentais. Este mesmo indivíduo já teria empurrado uma mulher para a linha do comboio no início do mês. Felizmente dessa vez a mulher terá sido empurrada numa altura em que não circulava nenhum comboio pelo que sofreu apenas de escoriações. No entanto, e após o indivíduo ter sido detido pela PSP, recusou-se a prestar queixa pelo que a PSP não pôde fazer mais que libertar o agressor. Dias mais tarde este homem acaba por repetir a agressão, infelizmente com consequências fatais. Quer-me parecer que a única pessoa que poderia ter evitado este desfecho teria sido a vítima inicial, que devia ter apresentado queixa. Mas qual seria a pena por uma simples agressão? Será que teria mesmo evitado que esta pessoa com perturbações voltasse a repetir o ataque? É claro que agora, após o facto consumado, é fácil dizer que "se isto" e "se aquilo", "então...". Mas a verdade é que tudo isso são conjecturas. Só espero que este caso não seja incorporado na lista de queixas contra as autoridades policiais que neste caso claramente não podiam ter feito mais e nem podia saber que esta desgraça ia acontecer. E mesmo que desconfiasse o que é que podiam fazer?

No entanto, e apesar de a mulher que foi inicialmente empurrada não pudesse ela própria adivinhar o que se iria passar, tenho alguma curiosidade em saber como é que ela pensará neste assunto. Será que se sente de alguma forma culpada? Parece-me que este tipo de situação acontece muitas vezes. As pessoas que são assaltadas ou agredidas e não participam à polícia, terão noção de que não fazer nada é uma forma de influenciar o futuro?

DN Online: Morte de jovem em Belém podia ter sido evitada

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

A casa ideal




Penso que esta casa é sem dúvida uma das que melhor se adapta aos meus desejos para uma nova habitação. Têm três quartos e uma sala, todos os quartos com casa-de-banho. Tem também um elevador panorâmico que vai até à zona submersa e um observatório a meio da estrutura. O globo submerso permite a saída de mergulhadores e tem iluminação submarina. Espectáculo!

gizmag Article: Cliff Top (and bottom) Living

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

O que alguém ouviu sobre a Guerra no Iraque

Um amigo enviou-me excertos de um artigo do London Review of Books que aconselho a ler por completo porque tem muita coisa interessante e esclarecedora. De todo o texto vou salientar uma parte que reconheço ser apenas um fait diver e que será certamente dos trechos menos importantes que compõem o texto, mas que a meu ver trás uma perspectiva nova e refrescante acerca da Guerra no Iraque. Leiam e maravilhem-se:

"I heard that members of the Westboro Baptist Church of Topeka, Kansas were demonstrating at the funerals of soldiers who had died in Iraq, claiming that the war was divine retribution for American immorality. I heard that they held signs depicting "homosexual acts", with the words "God Hates Fags"; "God Hates America"; "Thank God for IEDs [roadside bombs]"; "Fag Soldiers in Hell"; "God Blew Up the Troops"; and "Fags Doom Nations.""

LRB | Eliot Weinberger : What I heard about Iraq in 2005

segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Heresia

Penso que é claramente assumido que a SuperLiga portuguesa é um pouco fraquinha em termos de qualidade. Se não estou em erro há também quem defenda que Portugal não tem dimensão para ter 18 equipas na principal campeonato de futebol 11. Aliás, basta ver que o campeonato espanhol e o inglês têm apenas 20 equipas. Na sexta-feira, no regresso a casa enquanto ouvia um dos muitos programas de debate sobre Portugal na rádio, ocorreu-me então a seguinte hipótese: e se o campeonato português se fundisse ao campeonato espanhol? Passaríamos a ter um campeonato ibérico com uma dimensão verdadeiramente profissional e com muitas equipas de qualidade. E as nossas equipas, aquelas que conseguissem vir a fazer parte desta MegaLiga Ibérica jogariam muitas vezes em estádios com casa cheia e não teriam outro remédio senão crescer em qualidade. E isto seria também possível porque os patrocínios ganhariam outra dimensão, quanto mais não fosse porque passariam a ver a sua marca anunciada num mercado de 54 milhões de pessoas, contra os actuais 10 milhõezitos.

O que eu proponho é utópico? Ah pois é! A começar porque os dirigentes da Liga iam perder os seus empregos, e isso não pode ser. Em segundo lugar, dos clubes portugueses poucos teriam capacidade para sobreviver num campeonato de equipas como o Barcelona e o Valência. Em terceiro lugar porque, muito provavelmente, os espanhois não estariam interessados em ver equipas portuguesas no seu campeonato. Que também seria o nosso, claro. Mas certamente por muitas mais razões.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Viver para sempre



Sempre vi a obsessão de viver para sempre mais como um reflexo do medo da morte do que por outra coisa qualquer. Mas há uns dias vi um documentário que me mostrou uma perspectiva realmente sã deste desejo de prolongar a vida. Paul Moller persegue desde há muitos anos um sonho. O seu objectivo na vida é tornar realidade a utilização de veículos voadores como substitutos dos automóveis. A sua carreira como inventor perseguiu sempre esse objectivo, construindo diversos veículos com capacidade para levantar vôo verticalmente mas sempre com sérias limitações em termos de vôo horizontal. Os seus protótipos são relativamente conhecidos e fez com eles demonstrações públicas de vôo.
















XM2XM3





XM4


M150
M200X


M400

M400


Na sua perseguição de um sonho concluiu que estava 20 anos atrasado no seu objectivo e decidiu então mudar o seu estilo de vida para que pudesse viver tempo suficiente para o concretizar. Mudou a alimentação e adoptou a prática de exames de saúde semestrais para melhorar, na medida do possível, a sua alimentação. O que eu acho fantástico é que este homem não faz isto com o objectivo vazio de fugir à morte, quer apenas viver o tempo suficiente para alcançar o sonho de uma vida.

Moller international

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Não se podiam explicar um pouco melhor?

Esta notícia do DN deve ser das piorzinhas que já li nos últimos tempos. Dizem que um tal de Vitor Diniz levou um estaladão de um segurança do Benfica mas não explicam porquê e em que circunstâncias. Depois transcrevem umas declarações dessa personagem, o que não interessa nada para a história do estalo nem tão pouco para coisa nenhuma porque são mal fundamentadas e contraditórias com o outro artigo do DN sobre o caso Moretto, esse sim, bem escrito e clarinho. E para terminar dizem que as agressões se iniciaram ainda no Brasil quando uns brasileiros supostamente a mando do FêCêPê tentaram impedir o Moretto de embarcar. Mas o Vitor Diniz, já agora português radicado no Brasil, estava envolvido no outro grupo? Alguém quer explicar isto como deve ser?

DN Online: Agressões à chegada de Vieira a Lisboa

Em Espanha é que é

O Governo espanhol insuflou os tomates e proibiu o fumo em locais públicos e de trabalho fechados. Agora quem quiser fumar tem de o fazer na rua. Ou quase, porque nos restaurantes e bares com menos de 100 m quadrados, o proprietário pode optar por ter um estabalecimento para fumadores desde que coloque um anúncio na porta. E os que tiverem mais que 100 m quadrados são obrigados a construir uma área para fumadores com ventilação adequada em 30% do seu espaço. Parece-me que vão no bom caminho.

DN Online: Nova lei antitabaco obriga espanhóis a fumar na rua

Seguidores