sexta-feira, 23 de setembro de 2005

E não há ninguém que queira mudar a Lei?

O que eu acho escandaloso é que seja possível a uma pessoa que tem um processo judicial em curso, sob suspeita de corrupção enquanto autarca, possa recandidatar-se como se nada se passasse. Especialmente tendo em conta que os processos judiciais contra candidatos ficam suspensos durante a campanha eleitoral. Mas isso não é o mais escandaloso. O mais escandaloso é que a Lei tem estas falhas clamorosas e não se houve ninguém (bem, ok, o Mendes falou do assunto, mas como se não estivesse também nas mãos dele alterar a situação) dizer que a Lei tem de ser alterada.

Quanto ao povo de Felgueiras... Eu não percebo esta maneira de pensar de pessoas que quanto muito terão falado com a Fátinha duas vezes na vida deles e que só porque gostaram das cinco rotundas que a senhora lá fez, porque também se chama Felgueiras como a terra, passam a vê-la como se fosse a enviada de deusnossosenhor e livre de quaisquer pecados ou tentações. E que tenham falado com ela todos os dias nos últimos quinze anos. Sabem lá como é que ela conduz os negócios da Câmara entreportas. É não ter qualquer noção da sua própria ignorância.

Como ressalva devo dizer que aceito o princípio de que as pessoas são inocentes até que seja possível provar o contrário e que como tal não a dou desde já como culpada. O senso comum já provou não ser infalível e acusações leva-as o vento.

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Pronto, lá puseram o raio da mulher cá fora

A Sra. Dra. Juíza de Felgueiras considerou que o facto de já ter fugido uma vez não era indicador de que o poderia fazer outra vez. Pronto, é uma maneira de pensar nas coisas. Vamos lá a ver se quando forem ler o veredícto, a senhora não está já a passar umas férias no Brasil.

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Hurraaaa!!!! Felgueiras atrás das grades



Finalmente a Fátima Felgueiras está presa!!!! Palavra que me dava a volta ao estômago de cada vez que via a senhora a falar para as câmaras com aquele ar cínico.

PUBLICO.PT: "Fátima Felgueiras detida hoje à chegada ao aeroporto de Lisboa 

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Este beco sem saída

A situação portuguesa no que diz respeito ao Imposto Automóvel (IA) é ultrajante. Não é de hoje e certamente não será resolvida tão cedo. Como todos sabemos, Portugal tem dos carros mais carros a nível europeu. Isto deve-se a uma chicospertice fiscal que o Estado português impõe aos seus contribuintes e que é verdadeiramente obscena. Ao valor de base do automóvel é somado o IA, um valor calculado em função da cilindrada. O IVA é então calculado sobre este somatório, dando origem a uma situação de dupla tributação, obrigando os contribuintes a pagar um imposto sobre um imposto. Isto é bem sabido por todos os portugueses que alguma vez sonharam em comprar carro e não tem qualquer novidade. Esta situação mantém-se há anos e a União Europeia até já aconselhou a uma harmonização fiscal relativamente ao mercado automóvel. No entanto está prevista uma ressalva no que diz respeito aos impostos de cada país da União e que basicamente permite aos países manterem determinados impostos que não estão de acordo com o princípio de harmonia fiscal, desde que estes representem uma fatia significativa das receitas fiscais de que os estados não possam abdicar. Ora outra coisa que os portugueses também sabem, é que não só a nossa Administração Fiscal é pouco eficaz na colecta dos impostos, como ainda por cima, todo o Estado português é extremamente ineficiente no que diz respeito à aplicação desses mesmo impostos. E para mal dos pecados de qualquer pessoa que pretenda comprar um automóvel novo, o IA deve ser o imposto mais eficaz de todos os impostozinhos que os portugueses têm de pagar. Não há fuga possível. Existem várias situações previstas na lei em que os veículos não estão sujeitos a IA, mas não há a possibilidade de fuga ao imposto. Não é possível comprar um carro sem que se pague o IA porque pura e simplesmente os carros não seriam matriculados sem passarem por todos os trâmites legais. E ao contrário de outros países como os EUA, em Portugal não é possível circular sem matrícula. Portanto, as probabilidades de o Estado português abdicar de um imposto, que é ao mesmo tempo significativo em termos de receitas e tem a garantia de colecta que o IA tem, são muito, mas muito reduzidas. Portugal pura e simplesmente não pode abdicar desse volume de receitas fiscais. Mas pelos vistos, segundo
esta notícia do Portugal Diário, existe um número crescente de portuguese que recorrem a uma solução para fugir ao absurdo que é o IA. Adquirem uma falsa residência espanhola, incluindo identificação e carta de condução espanholas, e passam a poder comprar um carro tendo como único imposto 16% de IVA, capítulo onde os espanhóis também nos batem por uma margem de 5 pontos percentuais.

Embora, de acordo com a notícia, o número de portugueses que recorrem a este subterfúgio tenha vindo a aumentar, não me parece que seja algo que se possa vir a generalizar. Isto porque embora as autoridades espanholas não dificultem o processo, este nunca poderá ser demasiado fácil e implicará certamente várias deslocações ao país vizinho e horas perdidas em instituições governamentais. Eu pela minha parte não teria qualquer prurido em passar pelo processo se para isso tivesse oportunidade.

É claro que por cada carro que seja comprado em Espanha o Estado português perde não só o seu precioso IA, como o IVA e ainda causa a perda de uma venda em Portugal, prejudicando as empresas nacionais do ramo. Estas perdas são da única e inteira responsabilidade dos governos que optam por manter um imposto injusto.

Agencia Financeira: "Centenas de portugueses compram carros em Espanha"

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Teve de ser



Tive de aderir à "palavra de verificação" para impedir comentários introduzidos de forma automática. Agora é necessário introduzir as letras que se encontram numa imagem distorcida para fazer comentários no meu blogue. Felizmente que o Blogger acrescentou essa funcionalidade. Isto deve impedir comentários automáticos por uns tempos.

Captcha - Wikipedia, the free encyclopedia

Que belas autárquicas

PUBLICO.PT: "Carrilho e Carmona trocam acusações em debate televisivo"

(ler com sotaque brasileiro)
Xiiii, qui gentchinha mais baixa, né?

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Solução para depilação total

Eu posso não ter uma grande memória, que não tenho, mas capacidade para inventar soluções não me falta. De repente veio-me à cabeça a solução ideal para os homens se depilarem sem fazerem figuras tristes. Depilação completa sem risco de lascar a masculinidade. E o melhor é que também serve para as mulheres.

A ideia é ter um tanque cheio de uma versão mais líquida do Veet ou qualquer outro produto do género onde o futuro depilado se mergulha até ao pescoço. É só aguardar o tempo necessário para o produto fazer o seu efeito e pimba, todos pelinhos do corpo desaparecem. Depois é só tomar um valente duche.

Quem tem cabelo comprido deve ter o cuidado de o manter acima do nível de depilação, claro.

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Erradicar os pelos?



No Verão levanta-se-me sempre a questão "e se eu rapasse os pelos das pernas?". Não é que esteticamente me incomodem, mas a verdade é que me enerva supinamente ver 70% do protector solar inutilmente retido nos resquícios da nossa herança primata que até prova em contrário já não servem qualquer propósito. Mas logo, logo, a ideia varre-se-me da cabeça mal começo a ponderar a melhor maneira de erradicar a evidência macaca. A imagem das minhas pernas cobertas de Veet, enquanto leio uma revista cheio de cuidados para não sujar nada, assusta-me de tão ridícula e de tal maneira que a instrospecção se fica logo por ali.

O mais que fiz foi aparar os pelos do peito e devo dizer que até fiquei satisfeito com os resultados. Quem é que precisa de pelos com 5 cms de comprimento?

lista de compras: "E quem vai pôr isto na lista?"

Espargos

Acho fascinante a velocidade com que os espargos alteram o cheiro da urina. Basta ir à casa de banho a seguir ao almoço e zás, lá está o cheiro característico dos espargos. Ao investigar um pouco este fenómeno encontrei um sítio onde se pode saber tudo sobre os espargos, esses maravilhosos brotos designados cientificamente por Asparagus officinalis. Por exemplo, o cheiro característico dos espargos na urina é causado coniferina e o facto de o odor da urina ser alterado pelos espargos é um indicador de que os rins estão a funcionar bem, caso contrário a coniferina ficaria retida nos rins.

Mais fantástica ainda é a informação de que se juntarmos à urina com cheiro a espargos um pouco de terebentina, a coniferina que entretanto se descompôs em álcool coniferínico é transformado por sua vez em vanilina que tem um agradável odor. Onde é que poderei comprar um pouco de terebentina para fazer a experência?

http://pwp.netcabo.pt/naturosofia/diet_alimentos.htm#_Espargos

Seguidores