quinta-feira, 31 de março de 2005

Um palheiro do tamanho do Mundo

Hoje fui almoçar com um amigo e fiz-lhe referência ao facto de que tinha um blogue.

- Ai sim? Como é que se chama?
- Ah, o meu blogue é anónimo.
- Mas tem um nome!
- Claro, eu é que não to digo

E então surgiu o desafio. Ele propôs-se a encontrar o meu blogue e se acertar sou obrigado a reconhecê-lo. Mas a tarefa é hercúlea. Por isso decidi dar-lhe uma pequena dica. Disse que o meu blogue estava em "blogspot.com". Mas mesmo assim, sem qualquer dica sobre o título e sem o meu nome constar neste blogue, o universo de respostas possíveis é gigantesco. Aqui está a pesquisa mais específica de que me lembro com a informação que ele tem:

Pesquisa Google: site:blogspot.com

Boa sorte!

É o melhor treinador do Mundo...

...mas às vezes fala demais.


UEFA suspende Mourinho por dois jogos (PUBLICO.PT): "A UEFA suspendeu hoje o treinador do Chelsea, José Mourinho, por dois jogos nas competições europeias e multou o português em 13 mil euros, devido aos incidentes registados no FC Barcelona-Chelsea da Liga dos Campeões, realizado no dia 23 do mês passado. O clube inglês terá ainda de pagar 48.400 euros de multa."

Corajosos, estes catalães

Tinha curiosidade em saber qual terá sido a contestação na Catalunha. No Público não fazem referência e agora também não estou para fazer a pesquisa. Se fosse cá provavelmente havia imolações pelo fogo.

PUBLICO.PT: "Catalunha aprova adopção de crianças por casais homossexuais"

PSD/Oeiras estranha buscas à casa de Isaltino de Morais

Realmente, que falta de timing! Pelo menos decidiram fazer as buscas dois dias e não três dias antes do referido jantar de apoio. Três dias é que teria sido mesmo horrível da parte da autoridades competentes, porque como toda a gente sabe, três foi a conta que Deus fez. Isso sim, seria significativo.

Paulo Vistas, presidente da Comissão Política do PSD Oeiras, disse "estranhar as buscas a dois dias da realização de um mega-jantar de apoio à candidatura de Isaltino Morais à câmara de Oeiras" e quando o processo se arrasta há cerca de dois anos. Pois é lixado, não é? Estas mudanças de Governo parecem chutos no cú dos processos empenados. Especialmente quando os processos são contra personalidades importantes do partido do anterior governo. Não sei se é de ficar desconfiado se é de ficar satisfeito... ah, que se lixe, eu fico satisfeito.

PUBLICO.PT: "A Comissão Política do PSD/Oeiras estranha que as buscas da Polícia Judiciária à casa e aos escritórios de Isaltino de Morais tenham ocorrido dois dias antes de um jantar de apoio à sua candidatura autárquica."

Bonito e simpático



Simpática figura este senhor que governa o Zimbabwe desde 1980. Na mais pura e justa das democracias, claro.

PUBLICO.PT: "Robert Mugabe"

Este já dava



Um aviãozinho destes já dava para cumprir o meu sonho. Por 150.000 CND (dólares canadianos) ou cerca de 94.000 € ao câmbio de hoje, podia montar o meu negociozinho... não esquecendo os outros pormenores que descrevi antes. Será que a este preço ainda há que acrescentar algum imposto? E depois ainda era preciso mandar desmantelar o avião, embarcá-lo e voltar a montá-lo na ilha escolhida. Ou então pilotá-lo do Canadá até à ilha... Ufa, ganda estafa!

É tão difícil montar um negociozinho :-(

AirShow -- 1966 - Cessna 172XP - $125,000

quarta-feira, 30 de março de 2005

Reinventar o pneu



A Michelin criou um novo conceito de pneu, o "Tweel". Na realidade e em rigor este novo tipo de roda não poderá mais ser chamado de pneu(mático) pela simples razão de que não tem ar lá dentro. A utilização deste tipo de roda pouparia o trabalho de controlar a pressão dos pneus e aumentaria a segurança uma vez que nunca rebentaria em plena condução. Quando vi isto pela primeira vez não percebi como é que se faria nos casos em que há variação na quantidade de carga. Actualmente quando levamos o carro carregado, para férias, por exemplo, tem de se encher mais os pneus. Isto porque o pneu com mais carga fica deformado pondo uma maior superfície da parte lateral em contacto com o chão. Para repor a forma inicial aumenta-se a pressão do pneu. Mas olhando para o "Tweel" percebe-se logo que esse problema não existe porque não há superfície lateral. Como na roda de uma carroça. Segundo afirma a Michelin, o "Tweel" tem cinco vezes mais rigidez lateral, o que resulta numa resposta muito mais rápida em relação a um pneu convencional.

A unica desvantagem parece ser o facto de um carro com este tipo de roda ficar com um ar um pouco ridículo e frágil.



Deve ser uma questão de hábito

Actualmente este tipo de roda já é utilizado em Bobcats, aqueles tratorzinhos que agora se vêem nas obras e vai ser adoptado por dois novos tipos de veículos inventados por Michael Kamen, o inventor do Segway. No entanto o "Tweel" parece ainda estar em fase de investigação porque a Michelin quer aplicá-lo numa fase inicial apenas a veículos de baixa velocidade.

Ainda faltarão uns anos até os nossos carrinhos poderem utilizar esta promissora inovação.

Michelin | Press Release: MICHELIN LETS THE AIR OUT OF FUTURE TIRE INNOVATION

terça-feira, 29 de março de 2005

Quando for grande...



Desde que vi o filme Six Days Seven Nights (1998) com o Harrison Ford que percebi aquilo que queria mesmo que fosse a minha vida. Para mim ter um pequeno avião para fazer de taxi aéreo entre ilhas paradisíacas deve ser o supra-sumo da alegria no trabalho. As viagens normalmente são calmas e não demasiado longas e se o avião tiver piloto automático pode-se conversar com os passageiros ou ler um livro. E quer o lugar de partida quer o de destino são sempre fabulosos e quentinhos, com praia e lindas paisagens. Uma vez por mês tira-se umas férias e vai-se para uma estância de ski, fazer snowboard até cair para o lado. E quando se volta também não é só trabalhar, trabalhar, trabalhar. Os vôos não são contínuos, pode-se descansar entre clientes e utilizar o que os hotéis têm para oferecer. De graça ou a preços de amigo, porque é claro que existem acordos com os hotéis para o transporte dos seus clientes. Depois há a manutenção do avião, que também é bom para desenjoar de tanta praia.

A minha mulher também gosta deste projecto de vida. Ela teria um bar na praia e os meus chinelos para quando eu regressasse de uma estafante estadia noutra ilha :-)

Ai ai, acho que me habituava num instante a esse estilo de vida. Agora só me falta tirar o brevet comercial, juntar dinheiro suficiente para comprar um hidroavião em segunda mão, escolher o oceano e o arquipélago, comprar os bilhetes de ida, partir e convencer os hotéis de que prestarei um bom serviço por um preço que deixe toda a gente feliz....

Charles Darwin



Já viram bem estas patilhas? Estava capaz de deixar as minhas crescer assim :-)

Charles Darwin - Wikipedia, the free encyclopedia

O Admirável Mundo Novo



É fantástico que nos dias de hoje em que são enviadas sondas robotizadas para o espaço que nos enviam estas maravilhosas imagens de luas bem esfericazinhas, en que a Ciência nos leva cada vez mais longe no conhecimento de nós próprios e do Universo, em que novos fósseis são descobertos suportando cada vez mais a Teoria da Evolução, é fantástico, dizia eu, que ainda exista quem defenda algo tão abstruso como o Creacionismo. Perdoa-lhes Senhor, porque não sabem o que dizem.


Astronomy Picture of the Day: "Discover the cosmos!
Each day a different image or photograph of our fascinating universe is featured, along with a brief explanation written by a professional astronomer."

quarta-feira, 23 de março de 2005

Cagney



Na sequência do texto anterior lembrei-me do um filme bastante antigo em que o James Cagney fazia o papel de um duro gangster da Nova York dos anos 30. Penso que o filme era o "Angels with Dirty Faces" de 1938. Lembrei-me deste filme porque, como expliquei, o papel dos réus nos julgamentos de Cardassia era o de transmitirem aos seus concidadãos o conforto de verem que a Justiça era feita.

Neste filme de 1938, James Cagney é visto como um herói por um grupo de pretensos gangsters juvenis. A postura de Rocky Sullivan, a personagem de Cagney, é de desafio e desprezo perante a justiça. Rocky é julgado e condenado à morte mas nunca vacila. Olha o juiz nos olhos e ri-se. Nos momentos antes de percorrer o corredor da morte, o seu amigo de infância, Jerry Connolly, que se converteu de miúdo duro em padre, pede a Rocky que deixe a sua postura altiva. Como lhe explica o padre Connolly, aqueles miúdos veem-no como um ídolo e imitá-lo-ão no seu percurso de crime e homicídio. A não ser que Rocky mostre medo e arrependimento. Isso destruiria a imagem idealizada que os adolescente faziam dele e deixariam de o ver como um ídolo a seguir. Rocky poderia assim afastar estes jovens de uma vida de crime e até de um destino idêntico. Este recusa rebaixar-se e a dar essa satisfação aos guardas prisionais e mesmo à sociedade, afastando o padre. Mas a meio do corredor da morte apercebe-se finalmente da verdade das palavras do seu amigo e da nobreza do seu pedido e perde toda a compostura, gritando, esperneando e chorando enquanto os guardas surpreendidos o levam de rastos para a sala de execução. A notícia dos últimos minutos de vida de Rocky tem o efeito esperado sobre os miúdos de rua.

Outros sistemas judiciais



Eu sou grande fã de Ficção Científica (FC). Muitas pessoas, que certamente nunca lerem muito o género, acham que a FC é um género menor em que tudo se passa no espaço e existem muitas naves espaciais aos tiros umas às outras. Ora esta visão é um pouco desinformada. A FC é um género transversal que pode ser mais ou menos baseada na Ciência mas que integra os outros géneros literários. Arthur C. Clarke, por exemplo, um dos meus autores preferidos, utiliza a FC também para ensaiar sobre as alterações na organização social ou na vida das pessoas, como consequência da introdução de novas tecnologias revolucionárias. Exemplos são os livros The Light of Other Days e The Trigger. Mas a FC pode ser cruzada com o género Espionagem ou Policial. Podíamos até levar as coisas um pouco mais longe e considerar que a FC foi já utilizada para ensaios sobre novas formas de organização política e social. Por exemplo "O Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley, descreve um mundo em que a sociedade está organizada de uma forma totalitária, mecanizada e automatizada e onde não há lugar para o indivíduo. Uma visão mais estruturada e menos decadente que a de "1984" de George Orwell.

Toda esta introdução para falar de um Sistema Judicial criado na série de FC "Deep Space 9" do mundo Star Trek. Nesta série existe uma espécie extra-terrestre, os Cardassianos, de um mundo chamada Cardassia (óbvio), que têm um Sistema Judicial muito peculiar mas com algumas semelhanças com o sistema da Inquisição.

Nesta sociedade militarista, quando alguém é levado a julgamento, não só o seu veredicto está definido a priori como a sua pena foi pré-determinada. O veredicto é sempre culpado e a pena é sempre capital. Visto de um determinado prisma pode-se considerar que o Sistema Judicial de Cardassia é o mais eficaz que se pode conceber. Todos os réus são culpados, e todos os culpados são punidos. Nenhum inocente é levado a julgamento. Mas nesse caso é legítimo perguntar para que serve um tal Sistema Judicial. Bastava executá-los mal fosse deduzida acusação, poupando o trabalho de um julgamento. A resposta, no entanto, até se pode considerar comovente. Este Sistema Judicial existe para que os Cardassianos se sintam seguros e confiantes nos seus líderes. Os Cardassianos sabem que podem andar livremente na rua porque o crime é quase nulo. E os familiares das vítimas sentem-se vingados porque para todos os crimes é encontrado um culpado. Aos réus é dado a ver que têm um papel a desempenhar no julgamento e que esse papel é importantíssimo. Devem confessar o seu crime e arrependimento para aumentar a confiança dos seus compatriotas no Sistema Judicial. E é o trabalho do advogado de defesa convencer o réu do seu papel.

É claro que numa sociedade como a nossa, a Ocidental, pelo menos, tal Sistema Judicial não faz sentido. A sua eficácia é cozinhada e inaceitável. Qualquer pensador livre poria em dúvida este mode de funcionamento. Mas será que no nosso planeta não existem outros sistemas judiciais com algumas semelhanças a este? Não sou perito, limito-me a deixar a dúvida.

Snif, snif

Cheira a merda, parece merda, será merda?

PUBLICO.PT: "O ex-ministro da Administração Interna, Daniel Sanches, assinou um despacho conjunto com o responsável pela pasta das Finanças, Bagão Félix, três dias após as eleições legislativas, adjudicando um sistema de comunicações, no valor de mais de 500 milhões de euros, a um consórcio liderado pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN), uma holding para a qual o próprio Daniel Sanches trabalhou, antes de integrar o Governo de Santana Lopes."

Culpado ou inocente

A lei diz que uma pessoa é inocente até prova em contrário. Quando existem casos como o da Casa Pia ou o de Fátima Felgueiras não faltam os defensores da culpa ou inocencia dos acusados. Na minha humilde opinião as pessoas deviam ser mais pacientes e menos apaixonadas. Para mim os acusados entram num limbo de culpa onde não são nem inocentes nem culpados. Para mim o Carlos Cruz há-de ser uma coisa ou outra, mas eu não assumo de antemão que seja qualquer delas. Na minha opinião, o que "inocente até prova em contrário" quer dizer é que o ónus da prova cabe à acusação, e o acusado apenas tem de se defender e rebater os elementos apresentados como provas por parte da acusação. No fim do julgamento pode acontecer uma de duas coisas. Ou a acusação conseguiu provar a culpa do acusado ou não. No último caso e perante a lei, esta pessoa é inocente, por muito culpada que seja. E isso é outra coisa que eu acho do nosso sistema judicial. Não é um sistema perfeito mas é o que até agora parece funcionar melhor. Mas não deixo também de ter uma visão um pouco cínica mas que considero ser realista. A meu ver, o actual sistema judicial não apura a Verdade. Trata-se de um jogo entre a acusação e a defesa em que um deles ganha e o outro perde. Umas vezes considera-se provado algo que está muito próximo do que aconteceu mas noutras considera-se provado algo que de facto não aconteceu. Espera-se que o primeiro caso ocorra mais vezes.

terça-feira, 22 de março de 2005

Reles desportivismo

Ontem a minha mulher disse-me uma coisa que me escadalizou. Um colega dela, sportinguista, disse que preferia que o Sporting perdesse para que o Porto ficasse mais perto do Benfica e o Benfica não ganhasse o campeonato. Para mim esse tipo de raciocínio vem directamente da latrina do desportivismo. Querer que a própria equipa perca para que outra não ganhe o campeonato é ser-se de uma baixeza, um verdadeiro e reles nojo, um desperdício de pessoa.

Ao nível deste só me lembro de um filho da puta de um tripeiro que dizia que só apoiava a Selecção Nacional durante o Europeu porque tinha muitos jogadores do FêCêPê.

Pior que isto só mesmo cuspir na sopa e bater na avó!

Ganda Sporting!



Ganda Sporting! Lá ganhou ao Porto só e apenas depois das expulsões de Benny McCarthy e de Seitaridis. Aquele McCarthy tem maus fígados. Mas o que interessa é que depois da jornada 26, o Benfica está a 6 confortáveis pontos do Sp. de Braga, Sporting, Porto e Boavista. Não é garantia de campeonato mas é um bom avanço. Ainda faltam 8 jornadas.

sexta-feira, 18 de março de 2005

A Madeira é uma festa

É incrível o estado de corrupção a que chegou a Madeira. Parece um jogo de futebol com o árbitro comprado mas em que este nem sequer tem vergonha de o demonstrar.

PUBLICO.PT: "PSD-Madeira abandonou os trabalhos parlamentares para evitar debate sobre lei eleitoral"

Fátima Felgueiras pede "condições" para estar no julgamento

Esta gaja é de um descaramento. Pirou-se para o Brasil assim que alguém lhe comunicou que seria sujeita a prisão preventiva. Ou seja, FUGIU À JUSTIÇA!!!! E tem o descaramento de dizer que a medida de coação é despropositada. Ó minha senhora, o simples facto de estar cobardemente escondidinha no Brasil já prova que a medida era adequada. E imaginemos que a prisão preventiva era suspensa e a senhora ia a julgamento. Parece-me legítimo assumir que se achasse que o julgamento não lhe estava a correr se piraria novamente para o Brasil.

Sempre quero ver se após o julgamento à revelia partindo em primncípio que será considerada culpada, sempre quero ver, dizia eu, se o Brasil a extradita ou se ela vai continuar no quentinho com aquele sorriso hipócrita.

PUBLICO.PT

quinta-feira, 17 de março de 2005

É fartar, vilanagem!

Finalmente Bush conseguiu fazer passsar no Senado uma votação que levará a que uma zona de reserva ambiental do Alaska seja aberta à exploração de petróleo. Força, escavaquem aquilo tudo!

CNN.com - Senate votes for ANWR oil drilling - Mar 16, 2005: "Sen. John Kerry, D-Massachusetts, argued that more oil would be saved
if Congress enacted an energy policy focusing on conservation, more
efficient cars and trucks and increased reliance on renewable fuels and
expanded oil development in the deep-water Gulf where there are
significant reserves."

Iraniano executado pelo rapto e morte de duas dezenas de rapazes

Esta notícia do Público é horrível a vários níveis. Em primeiro lugar porque 21 rapazes entre os 8 e os 15 anos foram torturados, violados e mortos. A revolta que se sente quand se lê algo assim é esmagadora. Como é que pode haver alguém capaz de fazer tal coisa a miúdos? É fácil pensar que o que este homem merece é um destino igual, é ser espancado e torturado para que sofra o que aquelas crianças sofreram. É fácil pensar que é justo o desejo de vingança dos país destas crianças. E seria impossível argumentar com estes pais que a pena de morte não é a solução. Mas se por um lado a pena de morte é apenas uma forma de vingança, ainda que aplicada pelo Estado também me custa a aceitar que a pena máxima em Portugal, que neste momento penso ser de 25 anos de prisão pudesse ser considerada justa num caso destes. Será razoável pensar que esta pessoa que deve ser claramente doente deveria ser sujeita a tratamento psiquiátrico e um dia poderia voltar a ser um membro útil à Sociedade? E a Sociedade poderia correr o risco de libertar alguém que assassinou de forma selvática 21 rapazes? Ou um caso destes deve ser considerado irremediavelmente perdido e sujeito a internamento psiquiátrico perpétuo? Se um indivíduo é considerado irrecuperável será legítimo ao Estado terminar a sua vida? Tinha de ouvir muitos argumentos e pensar muito neste assunto.

É dito que durante a execução da pena que incluiu 100 vergastadas, o homicida manteve-se sempre calmo e em silêncio. Depois foi enforcado numa grua estando 20 minutos a contorcer-se. Tudo isto é de uma miséria e decadência extrema.

quarta-feira, 16 de março de 2005

Falklands War - Wikipedia, the free encyclopedia

A Wikipedia é de facto espectacular. Este relato da Guerra das Malvinas é muito interessante.

Falklands War - Wikipedia, the free encyclopedia

Mudam os tempos...

Segunda esta notícia do Público, uma investigação do Senado Norte-Americano identificou um conjunto de contas bancárias em bancos do seu país, mais de 100 e contendo uns bons milhões de euros, pertencentes a Augusto Pinhochet, um filho da puta de um ditador que governou o Chile entre 1973 e 1989. As contas foram identificadas numa investigação a fontes de lavagem de dinheiro iniciada depois dos atentados de 11 de Setembro. Acho muito bem que retenham o dinheiro desse assassino, mas convém não esquecer o papel que tiveram na criação e manutenção dessa ditadura.

Leiam em U.S. intervention in Chile - Wikipedia, the free encyclopedia

terça-feira, 15 de março de 2005

Computação distribuída

Acho muito interessante este conceito que já tem alguns anos. De uma forma simples, a computação distribuída permite resolver problemas muito complexos dividindo o espaço da solução. Esses subconjuntos do espaço da solução são distribuídos por diversos computadores permitindo que a solução correcta seja encontrada de forma muito mais rápida. Este conceito foi extendido para utilizar computadores através da internet permitindo obter um poder computacional gigantesto, logo resolvendo em alguns meses problemas que num único computador ou nos computadores de uma única instituição levariam dezenas de anos a resolver.

Os projectos mais conhecidos são o SETI@Home que ainda decorre e que procura emissões de rádio de origem extra-terrestre e um projecto para quebrar a algoritmo de encriptação RC5 de 56 bits. Mas existem muitos outros, nomeadamente um para fazer simulações de modelos meteorológicos para os próximos 50 anos.

Estou a escolher um projecto que me diga alguma coisa para pôr a uso o meu computador quando não o estou a utilizar.

Distributed Computing

Monkey Shakespeare Simulator



É claro que alguém decidiu que esta era uma boa experiência para se levar a cabo e vai um pouco mais à frente que o meu filho... que também só tem 14 meses e meio, por isso tem desculpa.


Estes fulanos, Monkey Shakespeare Simulator, puseram macacos virtuais a escrever em máquinas de escrever ainda mais virtuais. Até agora o melhor que conseguiram foi uma sequência de 24 letras seguidas da segunda parte da peça "King Henry IV". Isto após 2.737.850 milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de milhões de anos-macaco. Podem ver a explicação na página que indiquei, mas basicamente eles consideram que cada macaco escreve uma letra por segundo e o tempo no simulador corre 86.400 vezes mais rápido que na realidade.

Raio do puto!!!

Há uma história relacionada com a estatística que diz que se se pusesse um número suficientemente grande de macacos com máquinas de escrever numa sala e os deixassem escrever livremente durante tempo suficiente (leia-se "uns quantos milénios"), pelo menos um dos macacos escreveria as obras completas de Shakespeare. O meu puto parece decidido a provar que essa história é verdadeira.

Nós temos um telefone de antena que há uns tempos deixou de tocar. Ou seja, quando alguém liga lá para casa, apenas o telefone fixo tocava. Depois nunca se sabia onde estava o raio do telefone de antena. Fui ver ao manual e descobri como voltar a ligar a campainha. É preciso tocar em quatro teclas por uma determinada ordem. As teclas nem sequer estão perto umas das outras e uma das teclas necessárias está atrás duma portinhola. Como é que o raio do puto conseguiu desligar a porcaria da campainha?!?!

quinta-feira, 3 de março de 2005

Gandas malucas!!!



PUBLICO.PT: "Uma em cada três adolescentes já tomou a pílula do dia seguinte"

Eu não percebo se tive azar ou se as miúdas de quinze anos da altura em que eu tinha quinze anos já tinham uma actividade sexual tão desenvolvida. Mas vendo bem, as miúdas de quinze anos de hoje provavelmente também não vão para a cama com miúdos da idade delas.

Numa perspectiva mais séria este estudo tem alguns indicadores preocupantes. Aparentemente há imensa gente a mocar em Portugal sem qualquer tipo de protecção. A mim ninguém me perguntou nada, mas no passado também o fiz algumas vezes. Sempre fui tendo sorte, imagino. Pelo menos nos dias de hoje há a pílula do dia seguinte.

Mas nem tudo é mau. Pelo menos o conhecimento dos métodos contraceptivos parece estar a evoluir no bom sentido:

"Um aspecto positivo destacado no estudo é o do enorme salto do ponto de vista de informação sobre contracepção verificado entre a geração das jovens entre os 15 e os 19 anos - 83,4 por cento abordaram o tema na escola - em comparação com o grupo entre os 40 e os 49 anos - apenas 17,9 por cento."

Para mim não há nada melhor que a pílula... quero dizer, que elas usem a pílula, não me interpretem mal. O preservativo é horrível. Acho que não me lembro de uma única vez que tenha usado um e em que tenha ficado satisfeito com os resultados. Também já experimentei o preservativo feminino e é a mesma porcaria.

Mas sei perfeitamente que a pílula não protege das doenças sexualmente transmissíveis (DST), por isso, meninos e meninas, quando forem mocar não se esqueçam da borrachinha. E isto inclui a primeira vez.

Carrinhos



O meu filho começou a mostrar grande interesse em carrinhos. Sempre que íamos a uma festa com outros miúdos que tivessem carrinhos ele agarrava um com cada mão e andava a passear com as mãozinhas junto ao corpo e a gritar contentíssimo. Portanto achei que era chegada a altura de ir à arrecadação buscar a minha malinha da matchbox cheia com os carrinhos da minha infância. Todos arrumadinhos nos seus tabuleirinhos. Alguns já nem me lembrava que os tinha. Uns mais estranhos que os outros. Outros completamente desinteressantes. O bebé ficou contentíssimo e os carrinhos têm servido para o distrair durante as refeições. Se bem que para isso não há nada melhor que o livro que a avó lhe deu. Ele até já aponta o pato... às vezes.

Mas ontem sofri um choque muito grande. Um dos carros que trouxe não pertencia à mala da matchbox. Era um Renault 5 Turbo de rali da Burago a uma escala maior. As portas laterais e as do porta-bagagens abrem. Tem o motor e as roll-bars muito perfeitinhos e as rodas da frente viram com o volante. E ontem... ontem, chuinf, até me custa escrever isto... ontem cheguei a casa e encontrei o meu lindo Renault 5 Turbo sem a roda da frente do lado direito. Não é justo!!!

quarta-feira, 2 de março de 2005

Força India!!!



A India tem um programa espacial altamente desenvolvido. A sua capacidade de colocação de cargas em órbita geo-estacionária (36.000 kms) ainda é limitada a 2 toneladas. O programa espacial enfrenta dificuldades em relação à importação de tecnologia devido às sanções impostas à India pelos EUA e Europa em resposta à detonação da sua primeira bomba nuclear em 1974. Segundo um responsável pelo programa espacial da India, a terceira geração do seu foguetão Geosynchronous Launch Vehicle (GSLV) que ainda se encontra em fase de planeamento, permitirá à India oferecer a colocação de satélites comerciais a metade do preço dos serviços prestados pelos EUA, França e Rússia.

O programa espacial indiano inclui uma missão não-tripulada à Lua que fará o mapeamento tridimensional da superfície com uma resolução entre 5 e 10 metros.

Uma das principais orientações deste programa espacial é responder às necessidades da sociedade, fornecendo dados sobre colheitas, informações meteorológicas, entre outras.

Força India!!!

Muito mais informação, aqui New Scientist Features - India special: Space programme presses ahead

Força Europa!!!



Acabei de descobrir que existe uma "competição" comercial entre a Europa e os EUA para construir um foguetão capaz de pôr satélites de 10 toneladas em órbita. No passado dia 12 de Fevereiro, o foguetão Ariane 5 Heavy foi lançado com sucesso colocando um conjunto de satélites em órbita. Passa assim à frente da Boeing que falhou parcialmente o lançamento do seu foguetão Delta 4 Heavy. Os seus motores pararam antes de tempo e os satélites que transportava foram colocados numa órbita mais baixa que o pretendido. A vantagem destes novos foguetões é que conseguem transportar dois satélites de comunicações em vez de apenas um, baixando os custos por lançamento.

Força Europa!!!

New Scientist News - Ariane 5 Heavy rocket noses ahead: "In the race to develop a heavy-lifting rocket, Europe has nosed ahead with the successful launch on 12 February of its Ariane 5 Heavy
booster. This follows the disastrous first attempt two years ago, when the rocket veered off course and had to be destroyed."

terça-feira, 1 de março de 2005

Líbano: EUA e França apelam à retirada das tropas sírias

Li há uns anos um livro com o título "Mossad" escrito por um ex-operacional. O assunto do livro é óbvio, mas para além de falar da agência de serviços secretos israelitas pintava também um quadro do Médio-Oriente ao longo de um certo período. Segundo ele contava, os sectores do Líbano controlados pelas tropas Sírias eram vistos pelos seus habitantes como zonas mais seguras e em que existia uma certa ordem, em comparação que era o caos das zonas não-controladas. No entanto parece que a situação actual já não se compadece com a permanência das tropas Sírias. Eu não sou um perito na situação do Médio Oriente, muito pelo contrário, mas as constantes alegações de que a Síria apoia o terrorismo e os recentes acontecimentos, nomeadamente atentados terroristas que parecem ser direccionados contra activistas anti-Síria, levam-me a crer que esta declaração conjunta dos EUA e França faz todo o sentido.

Se juntarmos esta notícia aos recentes desenvolvimentos na situação israelo-palestina acho que há razões para ter esperança num posicionamento sério dos EUA em relação a toda esta questão. Por muito que não se goste da política externa dos EUA, e eu não gosto, parece-me inegável que sem uma posição dos EUA as coisas nunca andarão no sentido correcto.

PUBLICO.PT: "Líbano: EUA e França apelam à retirada das tropas sírias"

Seguidores