segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

O ambiente ideal para constipações

Estou constipado. Pronto, ok, não só não é uma notícia assim muito interessante como também não é propriamente uma condição que me seja exclusiva. Mas eu sou um gajo que gosta de pensar nas coisas e tudo é pretexto para divagar um pouco. Quando se está constipado surgem uma série de problemas. Um deles é o número de vezes que temos de nos assoar. O assoar é incómodo devido a uma série de aspectos inerentes ao acto. No meu caso faz barulho. Muito. A mim não me incomoda, mas quer-me parecer que os meus colegas de trabalho não gostam muito da minha técnica. Mas esse nem é um dos pontos que gostaria de melhorar. As coisas chatas de termos de nos assoar são a gestão dos lenços e as feridas no nariz. As feridas no nariz são óbvias, a gestão dos lenços está relacionada com o facto de que o lenço vai ficando cada vez mais molhado. Daí advêm uma série de consequências desagradaveis:
  • é desagradável pegar no lenço

  • é desagradável assoarmo-nos no lenço molhado

  • é desagradável pôr o lenço molhado no bolso


Quando a constipação dá origem a expectoração a gravidade dos problemas aumenta consideravelmente. É a que a melhor solução para o problema da expectoração é mesmo tossir e em seguida cuspir. No entanto, por alguma razão que não consigo entender, o acto de cuspir já não é socialmente bem visto. No Oeste Americano tinham aquela excelente solução dos escarradores. Ok, talvez não fosse muito higiénica, mas os fulanos estavam no saloon e quando precisavam tinham onde cuspir. Imagino que nem sempre acertassem, mas pelo menos deveria haver um raio à volta do escarrador para onde seria aceitável cuspir. Quando estavam na rua cuspiam em qualquer direcção. É muito ecológico porque a expectoração é biodegradável. Mas já estou a divagar, onde eu quero chegar é que no velho Oeste as tosses deviam curar-se muito mais rapidamente. Nos dias civilizados de hoje sou obrigado a tossir e engolir, o que se não estou errado é o mesmo que não ter tossido. A expectoração volta a instalar-se confortavelmente na traqueia (ou é na laringe?) e fica tudo na mesma. Portanto, devido às questionáveis convenções sociais dos dias de hoje, as constipações levam muito mais tempo a curar-se.

Em seguida vem o problema da cura e das recaídas. Qualquer porcaria de corrente de ar faz o processo de cura regredir. Passa-se o Inverno todo constipado. Ou pior, com dores de garganta, mas isso é outra maleita de que não vou falar agora. O ideal era que pudéssemos ficar num ambiente em que o ar fosse muito renovado mas ao mesmo tempo mantido a uma temperatura constante

Pois bem, estive a pensar e acho que a solução ideal é a instalação de duches nos locais de trabalho. Estes duches deviam ser daqueles de cabina fechada aos quais fosse adicionado um sistema de circulação de ar de baixo fluxo. Esta solução tinha várias vantagens. A primeira é que eu gosto de duches longos e assim podia estar o dia todo no duche. Mas há mais. Com uma boa caldeira a água do duche estaria sempre à mesma temperatura. Por outro lado, a humidade no ar ajudaria à libertação da expectoração mas com a vantagem extrema de que como estávamos sozinhos (em princípio) poderíamos cuspir para o chão à vontade. A água levava tudo. Para ajudar à recuperação rápida podiam ser acrescentados vapores de eucalipto. Havia ainda a vantagem de os colegas de trabalho não se infectarem uns aos outros, uma vez que o ar era renovado a partir do exterior. O primeiro problema que apontei, das assoadelas, também ficava resolvido porque deixava de ser preciso lenço. Uma pessoa assoava-se com os dedos e pronto. Não havia lenços molhados nem feridas no nariz.

Pela minha parte só vejo vantagens nesta solução, só precisava de rato, teclado e ecrã à prova de água e o ecrã não podia embaciar.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

Tentativa de mulhericídio

Aparentemente tentei assassinar a minha mulher durante a noite de anteontem. A minha mulher contou-me que acordou comigo a apertar-lhe o pescoço com as duas mãos. Juro que no sonho que estava a ter estava a lutar com um gajo enorme. Felizmente que só ela é que presenciou o crime por isso é a minha palavra contra a dela :-).

Será que já aconteceram casos em que um dos membros do casal foi mesmo morto durante um ataque de sonambolismo do outro? Aposto que essa tese nunca passaria em tribunal.

Fica para o ano, não fiquem tristes



E pimba! Quando ninguém o esperava, o Glorioso eliminou o Sporting da Taça. Foi um excelente jogo, uma luta do caraças. Confesso que nunca acreditei que o Benfica fosse ganhar. Depois dos jogos vergonhosos que tem feito esperava tudo menos isso. Ainda bem que me enganei e que o Benfica não desistiu. E quando o Sporting marcou o terceiro golo é que pensei mesmo que estava tudo acabado. Mas o Simãozinho mostrou a sua classe e marcou um golo espectacular. Depois a lotaria dos penaltis. Sempre gostava de saber o que é que o imbecil do Quim estava a dizer aos jogadores do Sporting que iam marcar. Estava mesmo a pedir o cartãozinho. E o mais engraçado é que quem falhou foi o único com quem ele não falou. Bem, mas o que interessa é que O Benfica passou. BenFIIIIIIIca!!!

terça-feira, 25 de janeiro de 2005

Compreende-se, tinham que os pôr num sítio qualquer

Wolfowitz: armas de destruição maciça serviram de pretexto para atacar o Iraque (Dossiers Publico)

Procurava mais informações sobre a distribuição do poder no Iraque de Saddam e encontrei este artigo nos Dossiers do Público. Não percebo se este Wolfowitz é um inconsequente, mas parece-me extraordinário que se faça uma guerra em que morrem 10.000 pessoas só para ter um sítio onde pôr os soldados estacionados na Arábia Sáudita. É claro que mais tarde ele ainda veio a dizer que o facto de o Iraque estar a nadar em petróleo também ajudou.

É que não fodem nem saem de cima

Iraque: rebeldes prometem banhar as ruas de Bagdad com sangue dos eleitores (PUBLICO.PT - Última Hora)

O que é que se pode dizer? Estes tipos são de uma irracionalidade a toda a prova. Se tentassem implementar a Democracia no Irão ainda percebia toda esta comoção, só que o regime anterior, a ditadura de Saddam, não era baseada no Islão e não há notícias de isso tenha movido estes terroristas contra o ditador. Mas percebe-se bem por que razão existe resistência à Democracia no Iraque. É que a maioria da população é xiita e foi reprimida por Saddam durante o seu regime. É garantido que após as eleições ficarão à frente do país e o panorama mudará completamente no Iraque. É claro que a demografia também justificará o apoio da maioria xiita às eleições. É mais fácil apoiar uma coisa quando sabemos que vamos ganhar.

Isto lembra-me quando o processo eleitoral estava em curso em Timor, já depois dos massacres. Perguntavam aos pró-indonésios o que achavam das eleições. Aos que estes respondiam que se ganhassem estavam de acordo, mas não aceitariam uma derrota e voltariam os massacres se isso acontecesse. É caso para dizer que não perceberam bem a essência da Democracia.

Adeus cuecas

Não, não decidi deixar de utilizar roupa interior. Mas hoje passei um momento marcante na minha vida quando decidi reformar umas cuecas que me acompanhavam há uns bons 15 anos. Nada se alterou nelas em relação à última vez que as vesti, mas a verdade é que quando toquei no rabo e encontrei aquela abertura horizontal de uns bons 10 cm, não pude suportar a imagem do ridículo. Actualmente aqueles slips mais parecem um acessório sexual para gays e achei que estariam um pouco desajustados da minha imagem de pai de família. É verdade que passámos bons momentos juntos, foram uma fiéis companheiras desde os meus dezassete anos, mas chegado o momento, há que ter a coragem de tomar as decisões difíceis. E esta decisão é tanto mais difícil quanto o seu posto de reforma será bem mais duro que o seu já árduo trabalho de uma vida inteira. As cuecas vão passar a pano de limpezas. Até agora estas cuecas têm tido uma boa vida. Repousam na cómoda, na segunda gaveta a contar de cima, durante uns dias, depois cumpriam a sua nobre tarefa de proteger a minha masculinidade da abrasão das calças, captar uma ou outra gota de urina e aparar uns quantos traques diários. A fase seguinte era uma estadia no cesto da roupa suja, o que, vistas bem as coisas, até deve ser bem confortável. Após uns dias no cesto, um momento lúdico na máquina de lavar. Para mim, a máquina de lavar deve ser o equivalente para a roupa de uma ida à Feira Popular ou a um Aquaparque. Se eu fosse peça de roupa seria certamente o meu momento preferido, o equivalente ao um fds em cheio. Quase a terminar o ciclo passava um ou dois dias na corda da roupa. E finalmente, antes de voltar à confortável gaveta, uma boa massagem com o quentinho ferro de engomar.

Mas agora, na sua nova função as coisas serão bem diferentes. Para já foram guardadas no armário por baixo do lava-loiças. Muito menos aconchegante que a boa gaveta. Depois há uma incerteza muito grande em relação à tarefa que desempenharão. Uma vezes serão utilizadas como pano do pó, outras para limpar sanitas. Nunca mais sentirão a excitação da máquina de lavar nem a massagem reconfortante do ferro de engomar.

Triste fado ser-se cueca.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Ser muçulmano e negro na América do pós-11 de Setembro

POL | Mundo | Ser muçulmano e negro na América do pós-11 de Setembro: "O Imã Al-Hajj Talib Abdur-Rashid conta a história de um muçulmano afro-americano ao qual perguntaram como é que é viver na América após o 11 de Setembro. 'É como ser negro. Duas vezes', explicou."

Como explicou Michael Moore no "Bowling for Columbine", a história dos EUA foi feita à custa do medo dos brancos.

Ai que frio!

Segundo o Público, os peritos dizem a resistência ao frio depende da constituição física das pessoas: "O peso e altura dos indivíduos são também importantes, sendo que normalmente pessoas altas e magras resistem menos ao frio que as outras mais baixas e mais fortes", sublinha o IM". Donde se depreende que para climas frios o ideal é ser-se um Hobbit! Bom, um hobbit anafado, porque na realidade os hobbits não são necessariamente gordos. Mas isso é muito estranho porque as populações nórdicas, que passam frio a valer, são conhecidas por terem alturas médias bastante superiores às mediterrânicas.

Massa de ar frio polar arrefece o país a partir de hoje (PUBLICO.PT - Última Hora)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Isto está tudo errado

Os dias deviam ter umas 48 horas. Continuávamos a trabalhar as 8 horas e a dormir outras 8 horas. Ainda sobravam 32 horas. Se perdessemos, vá lá, 1h30 por dia em transportes, ainda ficávamos com 30h30. 1 hora de coisas relacionadas com a casa de banho (duche, etc.). Vamos em 29h30. Uma hora e meia na cozinha, 28h. Comíamos de 4 em 4 horas no mesmo esquema actual: pequeno-almoço, almoço, lance opcional, jantar, pequeno-almoço, ... 20 minutos para as refeições pequenas e 45 para as grandes. Pelas minhas contas isto dá 3 almoços, 2 jantares, 2 pequenos almoços e 3 lanches, ou seja, cerca de 5h30 de refeições. Distribui-as da seguinte maneira:

1dormir
2dormir
3dormir
4dormir
5dormir
6dormir
7dormir
8peq. almoço
9 
10 
11 
12 
13almoço
14 
15 
16 
17lanche
18 
19 
20 
21jantar
22 
23 
24 
25 
26peq. almoço
27 
28 
29 
30 
31almoço
32 
33 
34 
35lanche
36 
37 
38 
39jantar
40 
41 
42lanche
43 
44 
45 
46almoço
47 
48 



Fica esquisito o almoço antes de nos deitarmos, não fica? Mas continuando, tirando 5h30 às 28 sobram-nos umas extraordinárias 19h30 para cultura, sexo, brincar com as crianças, desporto, etc....

Mas o que eu gostava mesmo era de ser rico e não ter de trabalhar :-))

quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

A esperança é a última a morrer

PUBLICO.PT - última Hora: "O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Santana Lopes, afirmou ontem à noite, em Mira, que a dissolução do Parlamento foi um 'embuste político' e espera que as eleições de Fevereiro resultem num 'levantamento nacional' contra a decisão do Presidente da República."

O pior dito tudo é que começo a ficar com receios que o Sócrates seja ainda pior que o próprio Santana. Parece difícil, não parece? Mas a verdade é que o que se tem estado a ver desta campanha é bastante assustador. Mas este país não tem ninguém de jeito que o governe?!?!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Que belo molde!

Já alguma vez pensaste fazer um molde da tua vagina? Talvez para oferecer no Natal ao teu marido/namorado/amante ou para distribuir numa universidade técnica como forma de caridade? Agora existe um serviço fantástico que te permite criar um belo molde da tua vagina e pelo meigo preço de 25 USD.

Mound Mold

terça-feira, 11 de janeiro de 2005

Um Segway!!!



Este fim de semana fomos finalmente ao Parque dos Poetas (PP) em Oeiras. Estava um tempinho moderadamente agradável por isso decidimos, após um excelente almoço no Windclub, irmos os três ao parque em frente ao Oeiras Parque. Devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido. O PP está muito bonito e permite uns passeios agradáveis. Mas o que me deixou com os queixos no chão foi ter visto uma agente da polícia municipal em cima de um fantástico Segway. Até me apeteceu ir lá pedir para experimentar, mas está visto que ela não ia deixar.

Fiquei tanto mais surpreendido quanto pensava que não vendiam este fabuloso conceito de mobilidade pessoal fora dos EUA e Canadá. No entanto, após nova visita ao sítio da empresa, percebi que o aparelho já é vendido na Europa, se bem que ainda não em Portugal. Se bem me lembro, os preços já baixaram um pouco. Na altura do seu lançamento acho que custavam cerca de 5.000 USD. Neste momento têm um modelo ainda por esse preço, mais exactamente 4.495 USD e outro mais barato por 3.995 USD. Isso em aipos (Euros) dá à volta dos 2.800 €.

Ai se eu alguma vez ponho as mãos num!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

O Livro do Wok

Este Natal um casal de amigos da minha mulher ofereceu-me o livro

"O Livro do Wok
100 Receitas Frescas e Deliciosas".

É da colecção Cozinha Criativa, editado pela Lisma e escrito por Gina Steer, uma súbdita da Coroa britânica. Pode parecer de desconfiar, um livro de culinária escrito por uma inglesa, mas as apetitosas fotografias apresentadas afastam qualquer indício de cepticismo.

Uma coisa curiosa é que as receitas não parecem ser demasiado complexas. Também fiquei impressionado com a versatilidade de um wok. Pode-se utilizar para refugar, fritar, cozer e cozer a vapor

Mal posso esperar para comprar um Wok e prevejo que eu e este livro vamos ter uma longa relação baseada na mais pura luxúria.

PSD quer alterar regras da reforma (TSF Online)

PSD quer alterar regras da reforma (TSF Online)

Segundo esta notícia da TSF Online, o PSD propõe que os funcionários da Administração Pública que venham a ser contratados no futuro e que pretendam continuar a trabalhar para além dos 65 anos, idade a partir da qual se deviam reformar, o possam fazer a troco de um prémio na reforma. Não posso dizer que seja contra esta proposta. Parece-me importante que quem quer continuar a trabalhar o possa fazer e que seja reconpensado por isso. Mas também devia ser dito que uma das vantagens que essa política traz é para o sistema de Segurança Social. É que quanto mais perto da idade da esperança média de vida, maiores as probabilidades de uma pessoa morrer. Logo, não só as pessoas que aderissem estariam a contribuir durante mais anos para os fundos da SS, como ainda aumentariam as hipóteses de morrerem sem chegarem a receber pensão de reforma, poupando assim os fundos da SS. Se não morrerem antes de se reformarem sempre recebem menos anos do que se reformassem logo aos 65 anos. Mas pronto, tendo em conta que se adivinham sérios problemas para manter o sistema de segurança social devido ao aumento da esperança média de vida e à redução da natalidade e consequente diminuição de contribuintes activos, acho que a ideia é boa. É que há pessoas que não se sabem entreter e que sem trabalho se sentem perdidas.

Eu pela minha parte reformava-me já. O que não me faltam são ideias para me entreter.

Vá-se lá a perceber a Evolução

O meu fllho dormiu muito mal de sábado para domingo. Fomos ver o maldito Sporting - Benfica e o miúdo, que costuma ir para a cama o mais tardar às 21h00, só conseguiu adormecer já em casa e na caminha dele e depois das 23h30. Por isso devia estar muito excitado e a partir da 1h30 começou a chorar por ter o nariz tapado e o resto da noite foi horrível. A minha mulher decidiu em boa hora dar-lhe um biberão lá para as 3 da manhã. Durante este período estive na cama a pensar na entrada que escrevo agora. É um problema relacionado com a evolução. Ora bem, eu percebo perfeitamente que o acto de chorar dos bebés faz perfeito sentido em termos da evolução da espécie. Como o povo diz, "Quem não chora não mama", e para chamar a atenção e garantir que lhes dão o que lhes faz falta, os bebés precisam de chorar bem alto. Mas o que eu não percebo é por que carga de água têm os miúdos (também acontece com os adultos) de ficar com o nariz cheio de ranho quando desatam a chorar! É que depois entram num ciclo vicioso. Como têm o nariz tapado, choram. Quanto mais choram mais tapado fica o nariz. E depois não saiem disto. E para ajudar não gostam que se lhes faça nada para ajudar com o nariz tapado. Não gostam que lhes metam soro no nariz, têm pavor de ser aspirados e os aerossóis chateiam-nos. E agora pergunto eu: que raio de propósito sombrio servirá esta fantástica associação choro-produção de ranho e como é que se enquadra no processo evolutivo? Aposto que os criacionistas vão aproveitar este argumento para demonstrar que a Evolução não existe.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

Os miúdos deviam hibernar

Os miúdos em idade de infantário (infectário) passam o Inverno todo doentes. Constipações, bronquites, gastroentrites, tosses, febres, falta de apetite, e passam o Inverno todo nisto, vão pegando tudo uns aos outros. Se hibernassem não acontecia nada disto. Ficavam lá em casa deitadinhos num sítio quentinho e pronto, no dia 21 de Março acordavam extremunhados e a berrar de fome e prontos para mil e uma brincadeiras. E assim os pais podiam aproveitar o Inverno para ir ao cinema :-)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

Já chega de Ws!

Esta mania dos "www" no início dos endereços web tem de acabar. Já fez sentido, já não faz. Felizmente que já se vão vendo os endereços novos a abandonar esta prática. A coisa fazia sentido quando a net estava em fase de divulgação, mas hoje em dia já todos percebemos a ideia. Deviam iniciar um programa de vacinação para a erradicação dos www!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

Buraco no cartaz

Eu também não suporto o Santana, mas não deixava de ser divertido se em vez de comporem novamente o cartaz da discórdia sem a imagem de Cavaco, se limitassem a pôr uma silhueta branca sobre a imagem de Cavaco. Isso é que era uma birra a sério

Submarino ao fundo

É impressão minha ou Cavaco aproveita todas as oportunidades que lhe surgem para torpedear a armada Santanista? O último torpedo atingiu o esforço de campanha leitoral, derrubando o cartaz de rua em que Cavaco figurava juntamente com outros primeiro-ministros social democratas. Segundo Cavaco, neste momento encontra-se afastado da vida política e a utilização da sua imagem poderia prejudicar a sua vida académica. A verdade é que Cavaco não suporta Santana, suponho eu que não lhe reconheça o mérito para ser Primeiro-Ministro e também não deve gostar muito do amigo Portas. Quase me atreveria a dizer que Cavaco preferiria um governo PS a ver Santana e Portas novamente no governo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

POL | Economia | Serviço ADSL pré-pago da Telepac está fora da lei

Este artigo do Público transmite de forma clara a impunidade com que o grupo PT age no mercado português. A Telepac recusa-se a fornecer facturas do serviço de ADSL Pré-pago, o que lhe permite, não só escapar-se ao correspondente IRC como ainda tem o bónus de ficar com o IVA cobrado aos clientes. Ou seja, a Telepac recebe 119% líquidos do valor do serviço. Mais ou menos como os restaurante que só passam factura quando lhes é exigido. Terá sido esse o raciocínio da Telepac: "Se os restaurantes o fazem, porque não o havemos de fazer nós?".

Tenho a pior imagem possível do call center das empresas do grupo Telepac. O apoio técnico é sempre uma nódoa, os problemas levam séculos e várias chamadas para se resolverem. Ontem telefonei para a Telepac para me fazerem a alteração da morada. Pela segunda vez. Eis uma descrição passo-a-passo dos acontecimentos:

1. A primeira coisa que me disse a operadora foi que essa alteração não podia ser feita pelo telefone.
2. Disse-lhe que no telefonema anterior me tinham dito que iam proceder à alteração.
3. Pediu-me que aguardasse.
4. Repetiu que não era possível.
5. Perguntei-lhe por que razão o colega me tinha dito no telefonema anterior que iam proceder à alteração. Perguntei-lhe se não tinham um registo dos telefonemas.
6. Pediu-me que aguardasse.
7. Disse que de facto tinham um registo da alteração e que esta tinha sido efectuada.
8. Perguntei-lhe por que razão tinha a factura sido enviada para a morada antiga se a morada já sido alterada. Sugeri-lhe que talvez guardassem a morada em mais que uma base de dados.
9. A operadora confirmou o que eu suspeitava. A morada de instalaçãoi tinha sido alterada mas não a de facturação.
10. Procedeu à alteração que me disse no início da chamada ser impossível.

Raios partam tanta incompetência!!!

POL | Economia | Serviço ADSL pré-pago da Telepac está fora da lei

segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

Não às patentes de software!



O Bloguinho aderiu ao movimento "Não às patentes de Software". No futuro escreverei mais sobre o assunto.

Seguidores