quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Asteróide pode atingir a Terra em 2029

Vinha esta notícia ontem no Público. Já não é a primeira vez que se houve falar neste assunto, mas desta vez o asteróide está classificado com nível 4 na escala de Torino, uma escala de 0 a 10 que classifica o perigo que representam os objectos celestes para a Terra. Aparentemente, de acordo com os estudos disponíveis do movimento do asteróide, existe 1 possibilidade em 60 de este vir a atingir a Terra em 2029. Ora isto torna as coisas um pouco desconfortáveis, especialmente se tivermos em conta que as probabilidades de ganhar o Totoloto são bem mais modestas, mais precisamente 1 em 13.983.816, o que não impede que quase todas as semanas alguém ganhe o primeiro prémio.

Mas uma coisa que era referida na notícia e que me pareceu extremamente interessante. Existe uma organização chamada "Foudation B612" que se dedica ao objectivo "significantly alter the orbit of an asteroid by 2015". Ainda não tive tempo para explorar mas parece-me que será interessante. Na página de abertura diz que podemos ajudar. Será mais um projecto de computação distribuída?

terça-feira, 28 de dezembro de 2004

SAPO - Pesquisa por vagina

Ok, afinal o meu blogue aparece logo como apontador nº1 quando se faz uma pesquisa por vagina. Decidi acrescentar uma frase à descrição do meu blogue para tornar ainda mais claro que não é sobre vaginas. Daqui a uns dias já deve aparecer a nova frase e com sorte deixo de ter visitas à procura de vaginas...bom, na realidade quase todas as visitas vêm à procura de vaginas. Enfim...

All About My Vagina

Encontrei este sítio fantástico:
All About My Vagina.

Já que vem parar tanta gente ao meu blogue depois de fazerem uma pesquisa por "vagina", decidi fazer também uma pesquisa e ver em que lugar aparecia o meu blogue. Aparentemente nem é na primeira página. Acho estranho que o pessoal pesquise por "vagina" em vez de "cona" ou "cunt". Acho que para os objectivos faria mais sentido. Vagina é tão clínico.

Mas como dizia, encontrei o tal All About My Vagina. Nunca pensei que se pudesse escrever tanto sobre o assunto. Mas afinal, eu não tenho uma, como é que havia de saber? A autora discorre sobre assuntos tão fascinantes como o acto de urinar, rapar os pelos púbicos, sexo, ovários, menstruação (pessoalmente tenho evitado este, mas de certeza que é interessante) entre muitos outros que à partida não pareceriam ter algo de interessante para escrever.

Vivamente recomendado!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

Vá lá...

Parece que desta vez se puseram de lado os interesses económicos. Ou seja, os interesses económicos dos Interesses Económicos, porque o interesse económico dos contribuintes, já para não falar do ambiental, esses foram salvaguardados. A ver vamos.

Nobre Guedes vence Santana na quest?o do incinerador (Público Online)

Pinto da Costa apoiaria Jardim até como presidente da República

Era o que mais faltava. Pinto da Costa, acusado de corrupção, apoia a candidatura de Alberto João, o corruptor-mor da Região Autónoma do Arquipélago da Madeira. Em minha opinião deviam saltar a fase do julgamento de Pinto da Costa e condená-lo já antes que cause mais estragos.

Portugal precisa tanto do Alberto como Presidente como de uma boa dose de sífilis distribuída por todos os portugeses em idade de reprodução. Irra!!!

POL | Nacional | Pinto da Costa apoiaria Jardim até como presidente da República"

quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Galileo, vamos a isso!



Vão começar a ser construídos os primeiros quatro satélites de um total de 30 do sistema de posicionamento global europeu. É um projecto conjunto entre a ESA e a União Europeia, concebido para fins civis e que fará concorrência ao sistema dos EUA, o GPS, de origem militar.

Penso que em temos estratégicos isto é extremamente importante uma vez que deixa de haver dependência de um sistema sobre controlo dos EUA que tinham o poder de cancelar ou reduzir a precisão do sinal de navegação por satélite sempre que achassem necessário. Para além do GPS também existe um sistema controlado pela Rússia e designado por GLONASS.

É claro que vai levar uns anos para a rede de satélites estar completamente montada e em condições de ser utilizada a nível global.

PUBLICO.PT - Última Hora

terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Verdadeira obra prima

Photo by MPTV - All Rights Reserved, MPTV - Image courtesy MPTV.net

Estive a rever uma parte do "2001 - Odisseia no Espaço" de Stanley Kubrick. Arthur C. Clarke é um dos meus autores de ficção científica preferidos mas curiosamente ainda não li este livro. Já li o 2061 e o 3001, pertencentes à mesma saga, mas o 2001 e o 2010 ainda não li. Em relação ao 2061 achei uma obra menor, mas já o 3001 é muito ousado e constitui um leitura interessantíssima. Pelo filme parece-me que entre o 2001 e o 3001 poderá existir alguma incongruência. Isto porque a explicação oferecida no 3001 para o monolito parece não ser consistente com a forma como este é apresentado no 2001.

Mas adiante. Como escrevi, estive a rever o filme e acho que é uma verdadeira obra prima. O ritmo do filme pode ser considerado lento, mas a verdade é que é perfeitamente consentâneo com o de uma viagem pelo espaço daquela duração. Ou pelo menos parece lógico pensar que sim. Todo o ambiente criado na nave parece extremamente realista, e mesmo passados quase 35 anos desde a sua realização o aspecto da nave mantém-se perfeitamente actual. O "realismo" atingido está excelente, mesmo ao nível dos pormenores. O ruído de fundo sempre constante na nave espacial, as rotinas de uma longa viagem. A ausência de gravidade está muito bem representada, as transições das zonas estáticas das naves para as zonas rotativas com gravidade artificial também apresentam uma solução interessante. Talvez não faça sentido andar de pé nas zonas de nave em que não há gravidade, tendo em conta que deve ser muito mais divertido e rápido flutuar de um lado para o outro, utilizando a impulsão contra uma parede. Aliás, de acordo com as imagens que nos chegam, parece ser essa a solução nas estações espaciais actuais e nos voos tripulados ao espaço. Mas também admito que ao fim de uns meses a coisa tenha menos piada e como já escrevi atrás, pressa também não deve haver muita. Bolas, mas mesmo assim, entre andar e voar, especialmente tendo em conta que havia a possibilidade de andar nas zonas com gravidade... Suponho que Kubrick tenha preferido utilizar poucas vezes o efeito de gravidade artificial para não correr o risco de parecer ridículo por causa das limitações técnicas do cinema da altura.

Mas agora pensando um pouco no assunto, andar em gravidade zero, mesmo utilizando velcro nas solas é um exercício que pouco terá que ver com a experiência de andar com 1 G. Quando andamos sujeitos à gravidade, o que fazemos é utilizar essa mesma gravidade inclinando-nos para a frente. Ao mantermos o pé de apoio no chão e inclinarmo-nos para a frente, o corpo desloca-se todo para a frente. Entretanto avançamos o pé que não está em apoio até este assentar no chão. Mantendo a inclinaçao para a frente levantamos o pé de trás e repetimos o processo. Ora sem gravidade a coisa fia mais fino. Para começar não é muito fácil inclinarmo-nos para a frente. Não havendo gravidade, a única maneira de nos inclinarmos para a frente é fazermos força com os músculos da canela. Outra maneira seria levantarmos uma das pernas para a frente e flectirmos o joelho da perna de apoio até o outro pé tocar no chão e o velcro prender. Um movimento aldo estranho. Uma maneira de simular isto é, por exemplo, deitarmo-nos no chão de lado com a sola dos pés apoiada na parede. Depois avança-se a perna de cima e tenta-se perceber como poderíamos apoiar essa perna na parede e dar mais um passo. Mas pronto, o que eu queria dizer é que, provavelmente caminhar em micro-gravidade, mesmo com sapatos de velcro não será tarefa fácil. Talvez seja até impossível.

Existem outros pontos que se podem apontar ao filme, e que são inevitáveis quando se trata de ficção científica. É claro que em 2004 ainda não temos estações espaciais turísticas, o que revela algum optimismo por parte Clarke, e por outro lado já não utilizamos cartões perfurados, o que revela alguma limitação. Mas de resto, a estética do filme não parece particularmente anos 60, bom, ok, talvez aqueles chapelinhos redondos das hospedeiras de bordo, mas enfim.

Photo by MPTV - All Rights Reserved, MPTV - Image courtesy MPTV.net

A história é também muito interessante, mas pergunto-me se quando Arthur C. Clarke a escreveu já teria ideia de como terminaria em 3001. Um dos aspectos certamente mais interessantes é o computador HAL e a sua voz perfeitamente ausente de emoções. É fabuloso o momento em que Dave Bowman se desloca para os bancos de memória de HAL e este tenta dissuadi-lo de o desligar. Apesar de a voz manter o mesmo tom monocórdico é impossível deixar de sentir o pânico e o desepero do computador. HAL tenta apelar ao bom senso de Dave utilizando argumentos perfeitamente irracionais, estranhos a uma mente puramente lógica: "Percebo agora que as minhas acções possam ter sido erradas (refereria-se ao facto de ter morto toda a tripulação excepto Dave, embora também o tivesse tentado). Mas já me sinto melhor, vai correr tudo bem. Dave, acho que tenho o direito a uma resposta". Igualmente impressionante é a sensação que o filme transmite de que o desligar daquele computador é igual à morte de um ser vivo que se esvai em sangue ou que sufoca lentamente sem nada poder fazer para o evitar. Sem orgãos, respiração ou circulação sanguínea, os seus módulos de memória, o seu conhecimento, são o equivalente ao ar ou ao sangue de um ser orgânico.

Que filme fabuloso!

Political Compass

Political Compass

Enviaram-me este endereço de um sítio espectacular que nos mostra onde nos posicionamos em termos de política económica e social. O interessante da coisa é que o resultado não é apenas se somos de esquerda ou direita. Esta classificação reflecte apenas uma perspectiva económica. A questão levantada é que essa classificação nada diz sobre a postura política em termos sociais, digamos assim. A outra classificação está relacionada com a postura do Estado em relação às pessoas. Um governo pode ser mais autoritário ou mais libertário e existem exemplos de ambos quer de esquerda quer de direita.

Podem encontrar também muita informação sobre figuras históricas e ver onde estas figuras se posicionavam nos quatro quadrantes, ou onde se posicionam os candidatos às últimas eleições nos EUA, ou ainda onde se posicionam os actuais partidos políticos ingleses.

Muito, mas muito interessante.

Eis o meu resultado:

segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

Batata frita...?!?!?

Este fim de semana fui a um restaurante de que gosto muito. É um restaurante nepalês em Algés. Os empregados (qual será a expressão politicamente correcta), ambos com afinidades nepalesas, certamente, muito simpáticos e a comida essa é excelente. Muitos pratos comuns com os reataurantes indianos, mas também alguns pratos típicos do Nepal. A julgar pelas cadeiras e pelas mesas é um restaurante chinês convertido, mas a maior parte da decoração é do Nepal. Comi um excelente borrego mas infelizmente nãoi me recordo do nome do prato.

Já para o fim da refeição chegam duas raparigas. Uma delas com um ar assim para o alternativo, pálida e com uma pintura nos olhos a realçar essa mesma palidez. Não estava a ouvir a conversa, mas quando o empregado foi tomar nota do pedido não conseguir deixar de ouvir. A "alternativa" pediu um prato indiano só que em vez de arroz devia trazer... batata frita!!! Mas já não há nada sagrado neste mundo?!?!? Comida indiana com batata frita? Parafraseando aquele cromo alto dos Gato Fedorento: aeh!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

Assim devem conseguir resolver o problema

Na página de licença de importação das ferramentas da Oracle para efeitos de desenvolvimento de aplicações aparecem as seguintes condições a que deve obedecer quem quiser descarregar o software:

  • "I am not a citizen, national or resident of, and am not under the control of, the government of: Cuba, Iran, Sudan, Iraq, Libya, North Korea, Syria, nor any other country to which the United States has prohibited export."

  • I will not download or otherwise export or re-export the Programs, directly or indirectly, to the above mentioned countries nor to citizens, nationals or residents of those countries.

  • I am not listed on the United States Department of Treasury lists of Specially Designated Nationals, Specially Designated Terrorists, and Specially Designated Narcotic Traffickers, nor am I listed on the United States Department of Commerce Table of Denial Orders.

  • I will not download or otherwise export or re-export the Programs, directly or indirectly, to persons on the above mentioned lists.

  • I will not use the Programs for, and will not allow the Programs to be used for, any purposes prohibited by United States law, including, without limitation, for the development, design, manufacture or production of nuclear, chemical or biological weapons of mass destruction.


Com estas condições devem conseguir impedir que terroristas e países maus (e feios) utilizem estas ferramentas. Tenho a certeza de que eles responderão honestamente às perguntas e se refrearão de importar o software.

Isto lembra aquela inovação que apareceu há uns anos na declaração de IRS que permitia a quem desempenhasse actividades ilícitas ainda assim declarar os proventos dessas actividades. Tenho curiosidade em saber quantas vezes terá sido utilizado esse campo.

Afinal parece que não foi ela

Parece que a Fátima não é autora da mensagem de Natal. Nesse caso retiro a exigência de beatificação. Deixo só a exigência de extradição.

Público Última Hora: Fátima Felgueiras renega mensagem de Natal

quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

Beatificação de Fátima Felgueiras Já!!!

Eu proponho a beatificação da pobre senhora. Foi obrigada a ausentar-se do país para fugir à inJustiça, enfrenta agora o inferno na terra, aquele país horrível que é o Brasil e onde certamente viverá neste momento na mais profunda miséria. Tudo porque uns invejosos acharam que o azul não é cor para saco. Bem hajas, Fátima, bem hajas.

Público última hora: Fátima Felgueiras promete entregar-se à Justiça em Março

Seguidores